Esporte

Flamengo passa em branco mais uma vez e Peñarol se classifica para a semifinal da Libertadores

Clube uruguaio volta para uma semifinal de Libertadores depois de 13 anos

Depois de perder por 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo viajou para o Uruguai com a difícil missão de vencer o Peñarol no imponente estádio Campeón del Siglo. O time carioca criou mais chances que o time uruguaio, mas não foi o suficiente e o Flamengo está eliminado da Copa Conmebol Libertadores de 2024.

Muito criticado no jogo de ida, o técnico Tite fez apenas uma mudança na escalação inicial, Léo Ortiz iniciou a partida na vaga do Pulgar, e ainda que não tenha sido um primeiro tempo brilhante, o Flamengo foi superior. Com o 0 a 0 no placar, a melhor chance do Fla foi num lance em que o chute nem aconteceu, o equatoriano Gonzalo Plata viu a bola passar na sua frente dentro da pequena área e não teve reação. O time rubro-negro, que ainda sente muita falta de um centroavante de ofício, conseguiu levar certo perigo ao gol uruguaio e manteve a esperança do torcedor viva.

Os times voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração, e o Flamengo seguiu criando as melhores chances, mas sempre pecando na decisão final.  Aos 15 minutos da segunda etapa, entraram Wesley e Gabriel Barbosa, saíram Varela e Plata. A entrada de Gabigol, ainda que o atacante siga longe da sua melhor versão, mexeu com os torcedores rubro-negros, já que o atacante viveu grandes momentos decisivos na Libertadores.

A torcida do Peñarol fazia sua parte e incendiava o Campeón del Siglo em mais uma noite mística de Copa, mas o time não correspondia em campo. A equipe uruguaia conseguia criar chances, mas não conseguia se impor e dominar o jogo.

O técnico Tite trocou Alex Sandro por Ayrton Lucas aos 28 minutos e fez as duas últimas mexidas aos 37, colocando o time para frente com as entradas de David Luiz e Matheus Gonçalves, enquanto Léo Ortiz e e Fabrício Bruno deixaram o campo.

Nos minutos finais, Gabriel Barbosa teve a melhor chance da segunda etapa, mas não conseguiu abrir o placar. O Peñarol se fechou, suportou os poucos ataques do Flamengo até o minuto final e garantiu a classificação para a semifinal. O destaque individual fica para o goleiro Aguerre, que já tinha feito uma boa partida no Maracanã e fez outra grande atuação, em mais um jogo sem sofrer gols.

O Peñarol é pentacampeão da competição, com 10 decisões ao longo de sua história, e fez valer o peso de sua camisa. Em um momento de disparidade na América do Sul, onde os times do Brasil se distanciam economicamente cada vez mais dos time dos países vizinhos, é de se destacar o feito do time uruguaio. O clube aurinegro está de volta à semifinal da Libertadores após 13 anos.

Agora as semifinais estão definidas, River Plate enfrenta o Atlético-MG, com o time argentino decidindo em casa. No outro lado da chave, o Peñarol joga contra o Botafogo, e o time uruguaio decide em casa. Os jogos das semifinais serão realizados nas semanas dos dias 23 e 30 de outubro, entretanto, a Conmebol ainda irá divulgar em detalhes datas e horários.

Foto de capa: Marcelo Cortes / CRF

Reportagem de Wilson Maia, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Deyverson marca duas vezes e elimina o Fluminense da Libertadores

LEIA TAMBÉM: Botafogo derrota São Paulo nos pênaltis e avança para a semifinal da Libertadores

2 comentários em “Flamengo passa em branco mais uma vez e Peñarol se classifica para a semifinal da Libertadores