Esporte

Botafogo derrota São Paulo nos pênaltis e avança para a semifinal da Libertadores

Alvinegro supera pressão do Morumbis e segue vivo na busca pelo título inédito

O Botafogo avançou para disputar a semifinal da Copa Conmebol Libertadores ao derrotar o São Paulo por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 na noite da quarta-feira (25), no Morumbi. Thiago Almada marcou o gol do clube carioca no primeiro tempo, e Calleri empatou para o São Paulo no fim da segunda etapa.

O Botafogo mostrou, no primeiro tempo, o porquê de ser o líder isolado do Campeonato Brasileiro e jogar o futebol mais vistoso da América do Sul atualmente. O Morumbis lotado não foi suficiente para intimidar o alvinegro, que começou o jogo pressionando o São Paulo no seu próprio campo. O clube paulista não encontrava soluções, recorrendo a lançamentos diretos para o centroavante Calleri. Aos 15 minutos, em uma roubada de bola no campo ofensivo, Igor Jesus lançou Savarino, que cruzou para a área. O goleiro Rafael desviou e a bola sobrou para a cabeça de Almada, que marcou o gol do time da estrela solitária, colocando toda a pressão sobre o tricolor paulista.

O São Paulo só conseguiu encaixar uma pressão ao fim do primeiro tempo. Em um escanteio já nos acréscimos, o VAR chamou o árbitro para revisar uma possível penalidade a favor da equipe mandante. Após a revisão, o árbitro marcou pênalti contra o Botafogo, ao identificar um toque de mão do zagueiro Bastos na dividida dentro da área. Lucas Moura, ídolo e um dos principais jogadores do clube, foi para a cobrança mas isolou, desperdiçando a chance de empatar o confronto.

O segundo tempo foi monótono até os últimos 25 minutos. O Botafogo controlava as ações, mas não fazia questão de atacar, enquanto o São Paulo tentava pressionar, mas sempre esbarrava na sólida defesa da equipe carioca. A pressão do tricolor começou a surtir efeito na metade final da segunda etapa. Lucas Moura finalizou para uma excelente defesa do goleiro John. Aos 42 minutos, em um cruzamento, Calleri subiu mais alto do que a defesa botafoguense e cabeceou para o fundo do gol. Já nos acréscimos, uma confusão generalizada ocorreu, resultando na expulsão de jogadores do banco de reservas de ambas as equipes. Com isso, o jogo terminou em 1 a 1.

Calleri abriu a disputa de pênaltis e perdeu, acertando a trave. Pelo lado do Botafogo, Tchê Tchê converteu sua cobrança e colocou o time carioca na frente. Na sequência, Danilo Barbosa, Luiz Gustavo, Marçal, Lucas Moura e Igor Vinícius converteram suas cobranças, respectivamente. Com a vantagem inicial, estava nos pés do lateral Vitinho a classificação do Botafogo, mas o atleta isolou e manteve o São Paulo vivo na disputa. Luciano converteu sua cobrança e jogou a responsabilidade para Thiago Almada. O meia argentino bateu com extrema categoria e empatou novamente a disputa.

Rodrigo Nestor abriu a série de cobranças alternadas, mas com uma batida fraca, o goleiro John defendeu com tranquilidade. Matheus Martins teve então a chance de colocar o Botafogo nas semifinais e, com extrema frieza, deslocou o goleiro Rafael e saiu para comemorar a classificação. Houve o fim dos pênaltis com vitória do Botafogo por 5 a 4. O Botafogo avança para a sua primeira semifinal desde 1973, quando terminou em último lugar no grupo com San Lorenzo e Colo Colo (há essa época o formato de disputa era diferente) . O adversário deste ano sairá do confronto entre Flamengo e Peñarol, do Uruguai, que será disputado nesta quinta-feira (26) no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai.

As semifinais serão disputadas no fim do mês de outubro. Enquanto o Botafogo aguarda a confirmação do seu próximo adversário, do outro lado da chave a disputa será entre Atlético-MG e River Plate, da Argentina. Já a final está marcada para 30 de novembro e será realizada em Buenos Aires.

Foto de capa: Vitor Silva/BFR

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Deyverson marca duas vezes e elimina o Fluminense da Libertadores

LEIA TAMBÉM: Sob vaias, Flamengo é derrotado pelo Peñarol no Maracanã e se complica na Libertadores

2 comentários em “Botafogo derrota São Paulo nos pênaltis e avança para a semifinal da Libertadores