Na última quinta-feira (12) ocorreram os últimos confrontos dos jogos de volta das quartas de finais da Copa do Brasil. O Flamengo enfrentou o Bahia e avançou para as semifinais da competição ao vencer por 1 a 0 dentro do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Atlético-MG, por sua vez, encarou o São Paulo e se classificou para a próxima fase após um empate em 0 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Flamengo bate o Bahia no Maracanã e avança na competição
Após sair de Salvador com a vantagem de 1 a 0 no confronto, a equipe comanda por Tite precisava apenas de um empate para se classificar, porém saiu vitorioso de novo pelo placar de 1 a 0. A equipe rubro-negra teve diversas chances de abrir o placar no primeiro tempo, contudo o gol só veio a sair na segunda etapa pelos pés do meia uruguaio Arrascaeta, após assistência de Bruno Henrique.

(Foto: Marcelo Cortes/CRF)
O mais querido segue vivo em todas as competições e com fome de título, mesmo após a notícia da lesão de seu centroavante e principal destaque no ano, Pedro. O próximo compromisso do Flamengo agora é o clássico dos milhões no domingo (15), válido pela 26ª rodada do Brasileirão.
Galo segura empate contra o São Paulo e segue vivo na Copa do Brasil
O Atlético-MG conseguiu segurar a vantagem de 1 a 0 que construiu no primeiro jogo em São Paulo e conquistou a classificação num empate em 0 a 0. No primeiro tempo da partida de volta, o atacante Paulinho teve as principais chances de abrir o placar porém as desperdiçou. Já no segundo tempo, foi a vez de Hulk levar perigo ao gol do São Paulo chutando uma bola cruzada que não entrou por centímetros.

(Pedro Souza/Atlético)
Por estar distante na tabela do Brasileirão, o clube mineiro segue focado nos torneios de mata-mata e se prepara para o confronto contra o Fluminense, válido pela ida das quartas de finais da Copa Conmebol Libertadores. A partida será na quarta-feira (18), no Rio de Janeiro.
Corinthians consegue virada milagrosa no último minuto e avança
A equipe alvinegra de São Paulo tinha a missão de reverter um placar de 2 a 1 dentro de casa, após a derrota contra o Juventude em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O Timão abriu o placar logo no primeiro tempo com Angel Romero, porém logo após o gol o goleiro Hugo Souza falhou e o time gaúcho empatou o jogo. Depois da volta do intervalo, o goleiro Gabriel também falhou e o Corinthians aproveitou para ficar novamente a frente do placar, só que esse resultado ainda levava a disputa para os pênaltis.

(Rodrigo Coca/Corinthians)
No último lance da partida, o zagueiro que chegou nesta janela de transferências, André Ramalho, marcou para a equipe paulista e definiu a disputa ao fazer 3 a 1 ainda no tempo regulamentar. Com isso, o Corinthians, que vive uma situação delicada no Brasileirão amargando a zona de rebaixamento, segue sonhando com o título da Copa do Brasil. O clube alvinegro também conta com a chegada do reforço mais recente, o craque holandês Memphis Depay, para ajudar nesta reta final da temporada.
Vasco obtém classificação heróica nos pênaltis contra o Athletico-PR
A equipe Cruzmaltina havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1 em São Januário, com gols de Puma Rodrigues e Hugo Moura, e jogava por um empate em Curitiba. Contudo, o time do Athletico de forma intensa abriu 2 a 0 logo aos 30 minutos do primeiro tempo com Cuello e Zapelli. Este resultado eliminaria o clube carioca. Aos 40 minutos, Rayan foi expulso tornando a missão do Vasco ainda mais difícil. Porém, o artilheiro da Copa do Brasil, Pablo Vegetti, marcou um gol de cabeça e diminuiu o placar no final da primeira etapa. Após a volta do intervalo, os lances que agitaram a etapa anterior não se repetiram e o placar não foi alterado. Com a vitória do Athletico-PR por 2 a 1, o placar agregado ficou 3 a 3 e, assim, a disputa se encaminhou para as penalidades.

(Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama)
Nos pênaltis, o herói dos vascaínos foi o goleiro Léo Jardim, que defendeu a terceira cobrança de pênalti batida pelo uruguaio Canobbio. O autor do gol do clube carioca durante o tempo regulamentar, Vegetti, fechou a série de penalidades e assegurou a classificação da equipe na Ligga Arena. Como todas as outras cobranças foram convertidas, o time do Rio de Janeiro ganhou a série por 5 a 4. Agora, o Vasco da Gama segue sonhando com o título após chegar as semifinais da Copa do Brasil depois de 13 anos.
Os confrontos das semifinais
Por um lado da chave, o Vasco enfrentará o Atlético-MG. Já no outro, o Flamengo encara o Corinthians. A data dos jogos ainda será divulgada pela CBF. Dentre as possibilidades, há uma certa expectativa dos torcedores em voltar a acontecer uma final com o clássico dos milhões após quase 20 anos. Flamengo e Vasco fizeram a final da competição nacional em 2006.
Foto de capa: Divulgação/Flamengo
Reportagem de Davi Nicolini, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
Leia também : Vasco volta a disputar as quartas da Copa do Brasil após nove anos
Leia também : Xenofobia e fake news antecedem o primeiro jogo da NFL em solo brasileiro

Pingback: Festa na cidade: Diogo Nogueira traz toda a tradição e grandeza do samba para o Rio de Janeiro | Agência UVA
Pingback: Fluminense triunfa no Maracanã e abre vantagem contra o Atlético-MG pela Libertadores | Agência UVA