Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começaram na última quarta-feira (28) e o desempenho da delegação brasileira tem chamado a atenção. Enquanto nos Jogos Olímpicos a torcida brasileira precisou esperar alguns dias para enfim comemorar a tão sonhada medalha de ouro, nos Jogos Paralímpicos, o Brasil teve um começo impressionante, e logo no primeiro dia da competição, o nadador brasileiro Gabrielzinho subiu no lugar mais alto do pódio.
O Brasil é considerado uma das potências nos esportes paralímpicos. Nas 13 edições pelas quais participou, o Brasil conquistou 373 medalhas, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze. E desde a edição de Pequim, em 2008, o Brasil termina a competição entre os 10 primeiros no quadro de medalhas.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, houve a melhor campanha da história do nosso país neste evento esportivo. Os atletas brasileiros alcançaram 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.
A expectativa para a edição deste ano é alta, pois a delegação brasileira contará com 279 atletas, a maior da história em eventos fora do país. E até o momento, o desempenho tem sido positivo, ultrapassando a marca de 20 medalhas logo nos primeiros dias e brigando no topo do ranking desde o início da competição.
Para os próximos dias, a expectativa brasileira segue alta. O Brasil é potência e franco favorito em diversos esportes. No Futebol de 5, por exemplo, nosso país ganhou medalha de ouro em todas as edições desde que a modalidade passou a fazer parte do evento.
Foto de capa: Reprodução/Instagram/@paris2024
Reportagem de Wilson Maia, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Isaquias Queiroz é prata na canoagem em Paris 2024
LEIA TAMBÉM: Mulheres medalhistas e quedas precoces no masculino: Confira o que aconteceu no vôlei brasileiro em Paris 2024

Pingback: Xenofobia e Fake News antecedem o primeiro jogo da NFL em solo brasileiro | Agência UVA
Pingback: Rio de Janeiro é eleito como a cidade com a melhor vida noturna do mundo | Agência UVA
Pingback: Com presença de medalhistas olímpicas e show de Anitta, Brasil recebe o primeiro jogo da NFL em solo sul-americano | Agência UVA