Esporte Paris 2024

Brasil fatura a prata no futebol feminino depois de perder a final para os EUA em Paris 2024

Seleção conquista a terceira medalha de prata na história dos Jogos Olímpicos

A seleção brasileira perdeu para os Estados Unidos por 1 a 0 durante a tarde deste sábado (10), no estádio Parc des Princes, localizado na capital francesa. O duelo foi válido pela final do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com este resultado, o Brasil conquistou a medalha de prata na modalidade.

No início da partida, Ludmilla desperdiçou chance clara que parou nas mãos da goleira Naeher. A camisa 14 junto de Gabi Portilho foram as atletas sul-americanas que mais finalizaram ao longo da primeira etapa. As estadunidenses, por sua vez, também ofereciam perigo em determinados lances. Da mesma maneira, as jogadoras da seleção nacional continuaram criando oportunidades.

O destaque do primeiro tempo acabou ficando em dois momentos que contaram com o auxílio do VAR para obter uma definição. O gol que Ludmila marcou foi anulado por impedimento, além da jogada em que Adriana pediu pênalti mas foi considerado normal.

Após a volta do intervalo, a estratégia da equipe canarinho não surtia mais efeito e as bolas longas não geravam perigo sobre as adversárias. Com uma série de erros em saídas de bola, o Brasil acabou sofrendo o único gol da partida aos 11 minutos do segundo tempo. Swanson dominou a bola que foi lançada em profundidade e tocou para o fundo da rede na saída da goleira Lorena. A jogada ainda foi revisada e validada pelo VAR, pois a norte-americana Smith estava em posição de impedimento, correu atrás da bola que havia sido passada mas desistiu de participar do lance ao ver a companheira de equipe em melhores condições.

Depois da abertura do placar, a seleção que vestia a tradicional camisa amarela tentou reagir mas encontrou dificuldades. Marta, que estava no banco de reservas, foi acionada para mudar o quadro da final. A melhor oportunidade surgiu realmente apenas nos acréscimos quando Adriana finalizou de cabeça dentro da área, mas a goleira Naeher fez ótima defesa com a mão direita para garantir o título. O Brasil continuou pressionando, mas não conseguiu chegar ao empate. Com a vitória por 1 a 0, os Estados Unidos conquistou a medalha de ouro pela quinta vez na história dos Jogos Olímpicos.

Jogadoras brasileiras conquistaram a terceira medalha de prata olímpica da seleção no futebol feminino na capital francesa.
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A seleção brasileira de futebol feminino encerrou a participação em Paris 2024 retornando a uma final 16 anos depois e conquistando a terceira medalha de prata olímpica em sua história. Apesar de não ter faturado o ouro inédito, a equipe renovou as esperanças para a disputa da próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA, que será realizada no Brasil em 2027.

A final disputada neste sábado ainda marcou a despedida de Marta em grandes torneios pela seleção brasileira. A jogadora, de 38 anos, foi eleita por seis vezes a melhor futebolista do mundo e está perto do fim da carreira. Ela era a única atleta do elenco que participou das outras campanhas que também garantiram a prata, primeiro em Atenas 2004 e depois em Pequim 2008. Com 13 gols, ela se manteve como a segunda maior artilheira na história da modalidade nos Jogos Olímpicos, atrás apenas da também brasileira Cristiane, que marcou 14.

Marta se despede da seleção tendo conquistado três medalhas de prata olímpicas além de um bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos.
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Foto de capa: Alexandre Loureiro/COB

Reportagem de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Brasil supera Turquia e conquista bronze no vôlei feminino em Paris 2024

LEIA TAMBÉM: Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia feminino em Paris 2024

0 comentário em “Brasil fatura a prata no futebol feminino depois de perder a final para os EUA em Paris 2024

Deixe um comentário