A seleção brasileira masculina de vôlei encerrou sua trajetória em busca de uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na última segunda-feira (5), o Brasil perdeu por 3 sets a 1 para os Estados Unidos nas quartas de final e está eliminado da competição. Esta é a pior campanha do Brasil desde Sydney 2000.
O jogo das quartas de finais dá início a fase de mata-mata do torneio, mas é a única partida eliminatória. Quando se avança para a semifinal há a garantia da disputa por medalhas, sendo a final onde se disputa o ouro ou a decisão pelo terceiro lugar na qual há competição pelo bronze. Logo, essa era uma partida decisiva para o Brasil, que por sua vez, precisava vencer para voltar a sonhar com a medalha que não veio em Tóquio 2020.
No primeiro set, o Brasil começou com o seu jogo ofensivo. Chegou a abrir vantagem na parcial, mas os adversários reagiram e conseguiram o empate. Depois disso, as equipes ficavam trocando ponto a ponto. Com o placar apertado, a equipe americana levou a melhor e conseguiu fechar o set na frente em 26 a 24.
A segunda parcial foi a mais emocionante do jogo. Os americanos se impuseram e o Brasil não conseguia ser eficiente nos contra-ataques. Os Estados Unidos chegaram a abrir seis pontos de vantagem, mas Bernardinho fez algumas alterações que fizeram a diferença e o jogo brasileiro começou a funcionar. Com isso, o time buscou ponto a ponto e venceu o set por 30 a 28, deixando tudo igual.
Apesar da virada na parcial anterior, os americanos voltaram a ser eficientes no terceiro set. Novamente, o técnico brasileiro fez mudanças na equipe e apesar de ter momentos melhores durante a parcial, os brasileiros não conseguiram virar novamente o placar e viram os adversários fecharem o set em 25 a 19.
No quarto e decisivo set, o Brasil precisava vencer para forçar um tie-break e poder conseguir a vitória. A parcial começou com a seleção brasileira na frente, mas ficou equilibrado até a metade dos pontos e, depois, os americanos voltaram a abrir vantagem para o final do set. Sem tempo de reação, os Estados Unidos sacramentaram a vitória finalizando o set com mais um 25 a 19.
Esta é a pior campanha da seleção masculina de vôlei desde Sydney 2000. Nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, o Brasil não era eliminado antes das semifinais. Nesse período, inclusive, foram duas medalhas de ouro, em Atenas 2004 e Rio 2016, duas pratas em Pequim 2008 e Londres 2012, e na última edição, em Tóquio 2020, a equipe terminou em quarto lugar. Agora, a seleção se despede da capital francesa na oitava colocação sem disputar nenhuma medalha.
Foto de capa: Gaspar Nóbrega/COB
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Brasil segue invicto e avança para as semifinais no vôlei feminino em Paris 2024
LEIA TAMBÉM: Brasil está na final do futebol, porém é eliminado no basquete e no handball em Paris 2024

Pingback: No tie-break, Brasil perde para os EUA e disputará o bronze no vôlei feminino em Paris 2024 | Agência UVA