Esporte

Brasil perde para os Estados Unidos no basquete e dá adeus a Paris 2024

Marcelinho Huertas se despede da seleção após 20 anos de carreira

O Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos pelo placar de 122 a 87 em confronto válido pelas quartas de final do basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na tarde de terça-feira (6). O destaque da seleção brasileira foi o pivô Bruno Caboclo, com mais uma grande atuação, marcando 30 pontos. O duelo também marcou a despedida do armador Marcelinho Huertas da seleção.

O desafio era enorme. Encarar o Dream Team do século XXI dos Estados Unidos não seria uma missão fácil. Assim como em Barcelona 92, onde o Brasil enfrentou o primeiro Dream Team que tinha nomes como Michael Jordan e Magic Johnson, a versão de 2024 não fica nada atrás. A equipe reúne, pela primeira vez, os três grandes nomes da geração 2010 juntos ao mesmo tempo: LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant.

O primeiro quarto mostrou um Brasil aguerrido, que foi superado pelo talento norte-americano. O que se viu da seleção americana foi um time muito mais focado na defesa do que nos dois últimos jogos, contra Porto Rico e Sudão do Sul. Devin Booker começou quente no jogo, com nove pontos somente no primeiro quarto. O placar ao fim do primeiro período foi de 33 a 21 para os favoritos Estados Unidos.

O segundo quarto mostrou uma grande reação inicial do Brasil, motivada pelo jogador mais velho dos Jogos Olímpicos de 2024, Marcelinho Huertas, de 41 anos. O armador brasileiro comandou uma reação que cortou a diferença para apenas oito pontos, faltando quatro minutos para o fim do período. Em seguida, os titulares dos Estados Unidos voltaram do descanso e logo recuperaram a larga vantagem. O jogo, que estava 34 a 42, foi para o intervalo em 36 a 63, após uma corrida de 21 a 2 em favor dos norte-americanos.

O Brasil voltou do intervalo motivado. Apresentou bom basquete e competiu até o final do quarto com os Estados Unidos. Bruno Caboclo e Georginho foram os grandes destaques, não só do jogo, mas também do quarto. A equipe brasileira venceu seu primeiro e único quarto na partida, com parcial de 35 a 31 no terceiro período. Porém, o placar ainda mostrava uma grande vantagem dos adversários, visto que estava 94 a 71 para os norte-americanos.

O último período foi jogado majoritariamente pelos reservas dos Estados Unidos, o que não foi um problema, afinal, todos os reservas do time norte-americano são superestrelas da NBA. O Brasil manteve seus principais jogadores em quadra. Bruno Caboclo mostrou novamente todo o seu talento e alcançou a marca de 30 pontos no jogo. Com isso, o placar final foi de 122 a 87 para os Estados Unidos, que ganhou a vaga para disputar a semifinal olímpica.

O jogo também marcou a despedida de um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro, o armador de 41 anos, Marcelinho Huertas que se aposenta da seleção após o fim dos Jogos Olímpicos.

A despedida do ídolo Marcelinho Huertas

Os norte-americanos agora enfrentam a Sérvia nas semifinais. Do outro lado da chave, o confronto será entre Alemanha e França, as duas equipes estavam no grupo do Brasil no início do torneio. Além da seleção brasileira, despediram-se do torneio Austrália, Grécia e Canadá. As semifinais serão disputadas na próxima quinta-feira (8), enquanto a disputa pela medalha de bronze e a final acontecerão no sábado (10).

Foto de capa: Wander Roberto/COB

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Brasil segue invicto e avança para as semifinais no vôlei feminino em Paris 2024

LEIA TAMBÉM: Tatiana Weston-Webb conquista a prata e Gabriel Medina fatura o bronze em Paris 2024

2 comentários em “Brasil perde para os Estados Unidos no basquete e dá adeus a Paris 2024

  1. Pingback: Brasil vence a Espanha por 4 a 2 e está na final do futebol feminino em Paris 2024 | Agência UVA

  2. Pingback: Augusto Akio fatura o bronze no Skate Park em Paris 2024 | Agência UVA

Deixe um comentário