O Brasil avançou para a fase final do basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 após uma contundente vitória sobre o Japão pelo placar de 102 a 84 na manhã da última sexta-feira (2). Após duas derrotas frente à França e à Alemanha, o Brasil se recuperou e garantiu a vaga como um dos melhores terceiros colocados. O desafio agora é frente à favorita seleção norte-americana na próxima terça-feira (6), às 16h30min, horário de Brasília.
O Brasil chegou a Paris badalado após a grande vitória no pré-olímpico contra a seleção da Letônia, na casa do adversário. Após o chaveamento ser definido, já se figurava um grupo difícil para a seleção brasileira. A presença da anfitriã e atual vice-campeã olímpica, França, e da atual campeã do mundo, Alemanha, tornavam o desafio enorme para o basquete brasileiro. O Japão figurava como a equipe mais fraca do grupo e era o principal alvo da seleção comandada pelo técnico croata Aleksandar Petrović.
A estreia veio diante de uma arena lotada de franceses. O Brasil começou bem e chegou a abrir 23 a 15 ao fim do primeiro quarto da partida. Impulsionada pela sua torcida e com o show da sua estrela Victor Wembanyama, a França se recuperou e venceu o quarto seguinte por 11 pontos de diferença, indo para o intervalo na liderança por três pontos. O terceiro período foi o divisor de águas. O fator defensivo pesou para o lado francês, que venceu novamente o quarto, desta vez por 18 a 9, e encaminhou a vitória. O último período ficou marcado por um equilíbrio e uma troca de cestas que só foi benéfica à França. Placar final: 78 a 66 em favor dos anfitriões.
Três dias depois, a seleção enfrentou os atuais campeões do mundo, a Alemanha. A seleção começou muito mal e viu logo uma montanha de 12 pontos a se escalar ao fim do primeiro quarto. Liderada por Yago Mateus, que veio do banco para pôr fogo no jogo, a seleção brasileira venceu o segundo quarto por 30 a 18 e empatou o jogo em 40 a 40 na marca do intervalo. No terceiro período, novamente pesou o talento individual e a Alemanha, liderada pelos seus astros da NBA, Dennis Schröder e Franz Wagner, tomou a liderança do placar para não sair mais. Yago e Benite vieram do banco com 35 pontos (18 de Yago e 17 de Benite) para o Brasil, que novamente foi derrotado, desta vez pelo placar de 86 a 73.
Na manhã da última sexta-feira (2), o Brasil entrou em quadra para o tudo ou nada contra a equipe japonesa, que também sonhava com a classificação. Após duas partidas ruins, onde teve mais faltas cometidas do que pontos, o ala-pivô Bruno Caboclo mostrou todo o seu talento e liderou o Brasil rumo à classificação com sonoros 33 pontos e 17 rebotes. A estreia do armador Raulzinho, que foi ausência por lesão nos dois primeiros jogos, também foi de extrema importância para o Brasil. Ao fim do terceiro quarto, o Brasil vencia, porém não seria o suficiente visto que a vantagem era de apenas quatro pontos e o saldo estava negativo após duas derrotas. O último período marcou a resiliência deste grupo, que não tomou conhecimento do Japão e venceu por 25 a 11, vencendo o jogo pelo placar de 102 a 84. O resultado ainda deixava o Brasil com saldo negativo de sete pontos, porém, após vitória da Grécia frente à Austrália, o Brasil confirmava seu lugar no mata-mata dos Jogos Olímpicos.
O confronto será contra os atuais campeões olímpicos e donos do maior número de ouros no basquete, os Estados Unidos. As seleções voltam a se enfrentar pela primeira vez em Jogos Olímpicos desde Atlanta 1996. O duelo será na próxima terça-feira (6) às 16h30min, horário de Brasília, com transmissões pela Rede Globo e SporTV, além da Cazé TV no YouTube.
Foto de capa: Divulgação/Basquete CBB
Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Brasil avança para as quartas de final no vôlei feminino em Paris 2024
LEIA TAMBÉM: Mesmo com medalhas para o Brasil, judô deixa Paris com fama de ser um esporte chato

Pingback: Seleção masculina de vôlei garante vaga nas quartas de finais em Paris 2024 | Agência UVA