Esporte Paris 2024

Beatriz Ferreira conquista o bronze no peso-leve do boxe feminino em Paris 2024

Pugilista baiana foi superada pela irlandesa Kelllie Harrington em luta válida pela semifinal

A brasileira Beatriz Ferreira foi derrotada no último sábado (3) pela irlandesa Kellie Harrington por decisão dividida na semifinal do peso-leve (categoria até 60 kg) do torneio de boxe feminino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com o resultado, a pugilista baiana conquistou a medalha de bronze já que não há disputa pelo terceiro lugar no boxe olímpico. Assim, os dois perdedores das semifinais sobem ao pódio.

O primeiro round apresentou a capacidade de Kellie Harrington. Beatriz Ferreira buscou o combate, mas a adversária foi superior e venceu por 10 a 9 conforme quatro árbitros. Instantes depois, no segundo round, a brasileira se impôs mais na luta e aumentou sua efetividade. Venceu por 10 a 9 segundo três juízes.

Dessa maneira, Beatriz precisava de uma virada no terceiro round. Harrington teve seu melhor desempenho e ganhou o último round por unanimidade. Ao fim da luta, quatro árbitros deram a vitória para a irlandesa e um para a brasileira que refletiu sobre a derrota.

“Foi uma grande luta. Demos um espetáculo. Infelizmente, não foi o resultado que eu queria. Não tem muito tempo para lamentar. Não encerrei no boxe olímpico como queria, que era com chave de ouro, todo mundo sabe disso. Eu vim para cá com um grande objetivo que era estar em mais uma final. Consegui completar um pouco da missão e ter uma outra medalha. Missão metade realizada com sucesso”, disse Beatriz Ferreira após a luta.

Ao alcançar a semifinal, Beatriz Ferreira já havia se tornado a primeira cidadã brasileira a conquistar duas medalhas olímpicas no boxe. Restava saber qual seria cor da nova medalha. O bronze não era a meta da baiana, mas seu lugar na história do esporte está gravado. A partir de agora, ela se dedicará apenas ao boxe profissional, no qual conquistou seu primeiro cinturão recentemente.

“Eu perdi para a atual campeã olímpica. Não é qualquer pessoa. Sabia que seria um combate difícil. Entreguei o que tinha para entregar. Eu sei que podia fazer muito melhor. Não tem muito o que lamentar. Infelizmente não deu. Desculpa ter decepcionado alguém, mas quem mais queria era eu”, acrescentou a brasileira.

Atual campeã olímpica, Kellie Harrington defenderá o título na final, enquanto Beatriz Ferreira receberá a segunda medalha olímpica na carreira.
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Kellie Harrington volta aos ringues em busca do bicampeonato olímpico contra a chinesa Yang Wenlu, em final marcada para a terça-feira (6). Já pelo Brasil, após a eliminação de Beatriz Ferreira, restou apenas Jucielen Romeu, última representante nacional na modalidade. Ela é da categoria feminina até 57kg e disputará as quartas de final neste domingo (4). Em caso de vitória, a brasileira garante ao menos o bronze.

Foto de capa: Gaspar Nóbrega/COB

Reportagem de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Rebeca Andrade é prata na final dos saltos em Paris 2024

LEIA TAMBÉM: Brasil conquista bronze inédito por equipes no judô em Paris 2024

0 comentário em “Beatriz Ferreira conquista o bronze no peso-leve do boxe feminino em Paris 2024

Deixe um comentário