Nesta sexta-feira (02), a judoca Beatriz Souza brilhou nos tatames de Paris ao vencer a final da categoria +78kg contra a israelense Raz Hershk, conquistando a primeira medalha de ouro da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos. Com essa vitória, o Brasil atinge a marca de sete medalhas (uma de ouro, três de prata e três de bronze), melhorando sua posição no quadro geral da competição.
Enfrentando a segunda colocada no ranking mundial da categoria, Bia Souza iniciou a luta com agressividade e, em apenas 44 segundos, executou um waza-ari. Após 2 minutos e 43 segundos de combate, ambas as competidoras foram penalizadas com um shido por falta de pegada. Aos 3 minutos e 49 segundos, mais um shido foi aplicado para cada uma, desta vez por falta de combatividade. Em vantagem pelo golpe aplicado, a brasileira resistiu até o final do tempo regulamentar, garantindo a tão almejada primeira medalha de ouro.
Antes de conquistar o ouro na final, Bia Souza superou três adversárias. Primeiro, derrotou a nicaraguense Izayana Marenco com um ippon em poucos segundos. Em seguida, venceu um confronto disputado contra a sul-coreana Kim Hayun. Na semifinal, eliminou a francesa Romane Dick.
Beatriz Souza, é nascida em Itariri e criada em Peruíbe, São Paulo, e está participando de sua primeira Olimpíada em Paris. Aos 26 anos, a atleta provou porque o judô é o destaque da delegação brasileira nas competições olímpicas. Anteriormente em Paris, Willian Lima conquistou a prata após ser derrotado pelo japonês Hifumi Abe na final da categoria até 66kg. Já Larissa Pimenta garantiu o bronze ao vencer a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg.

Com a vitória de Bia, o Brasil alcançou um total de sete medalhas: três de prata (judô, ginástica artística e marcha atlética) e três de bronze (judô, skate street e ginástica artística). O país agora sobe para a 18ª posição no quadro geral de medalhas.
Foto de capa: Alexandre Loureiro/COB
Reportagem por Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Rebeca Andrade ganha prata e se torna a mulher brasileira com mais medalhas olímpicas
LEIA TAMBÉM: Brasil conquista medalha inédita por equipes na ginástica artística em Paris 2024

Pingback: Brasil conquista bronze inédito por equipes no judô em Paris 2024 | Agência UVA
Pingback: Lorena e Gabi Portilho brilham e Brasil está na semifinal do futebol feminino em Paris 2024 | Agência UVA
Pingback: Mesmo com medalhas para o Brasil, judô deixa Paris com fama de ser um esporte chato | Agência UVA
Pingback: Mulheres medalhistas e quedas precoces no masculino: Confira o que aconteceu no vôlei brasileiro em Paris 2024 | Agência UVA