A Seleção brasileira de futebol feminino perdeu para a seleção espanhola por 2 a 0 durante a tarde da última quarta-feira (31 de julho). O duelo foi válido pela terceira rodada da fase de grupos da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Com a derrota, as brasileiras ficaram em terceiro lugar e tiveram que torcer pela derrota das seleções da Austrália ou do Canadá para conseguir a classificação para o mata-mata. As canadenses venceram sua partida, porém as australianas perderam por 2 a 1 para as estadunidenses e assim garantiram a equipe comandada por Arthur Elias nas quartas de final.
Ao longo da etapa inicial, a Espanha rodou mais a bola e teve um gol anulado, enquanto o Brasil não aproveitou espaços. A equipe que é a atual campeã mundial ditou o ritmo e ofereceu muito perigo para a goleira Lorena.
No fim do primeiro tempo aconteceu uma das cenas maior destaque. Marta, uma das maiores atletas da história do futebol feminino, recebeu o cartão vermelho e acabou deixando o campo chorando. A camisa 10 perdeu o tempo da bola e entrou com o pé direito na cabeça de Olga Carmona. A atacante chorou muito no caminho até o vestiário.
Após a volta do intervalo, a atual campeã mundial manteve o ritmo e abriu o placar aos 22 minutos com o gol de Del Castillo. O Brasil tentou reagir mas quase não ofereceu perigo para a goleira Ona Batlle visto que a equipe estava desorganizada. Por fim, aos 61 minutos do segundo tempo, Alexia Putellas dominou na entrada da área e finalizou colocado. A bola bateu na trave e foi para o fundo do gol de Lorena.
Além da derrota por 2 a 0 para a Espanha na terceira rodada, o Brasil também perdeu por 2 a 1 para o Japão na segunda rodada e venceu a Nigéria por 1 a 0 na estreia. Com isso, somou três pontos e ficou em terceiro lugar no grupo C. Porém, no regulamento dos Jogos Olímpicos os dois melhores terceiros colocados obtém classificação para as quartas de finais. Dessa maneira, a vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália por 2 a 1 garantiu a vaga da equipe brasileira que segue viva na busca pela medalha de ouro inédita.
Confira a lista preparada pela Agência UVA com os confrontos da próxima fase:
- Estados Unidos x Japão, no sábado, 3 de agosto, às 10 horas;
- Espanha x Colômbia, no sábado, 3 de agosto, às 12 horas;
- Canadá x Alemanha, no sábado, 3 de agosto, às 14 horas;
- França x Brasil, no sábado, 3 de agosto, às 16 horas.
A seleção brasileira de futebol feminino volta a campo para encarar a França no próximo sábado (3 de agosto), às 16 horas. O jogo será disputado no Estádio La Beaujoire, em Nantes, e garantirá uma equipe semifinalista na modalidade.
Foto de capa: Reprodução/X/@SEFutbolFem
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Brasil conquista medalha inédita por equipes na ginástica artística em Paris 2024
LEIA TAMBÉM: Japão se torna algoz do Brasil em Paris 2024

Pingback: Caio Bonfim fatura prata inédita para o Brasil na marcha atlética | Agência UVA