Esporte Internacional

Confira o que rolou nos esportes olímpicos antes da cerimônia de abertura

Evento começou na última quarta-feira (24), dois dias antes da pira olímpica ser acesa

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi realizada na tarde da sexta-feira (26), mas o grande evento, na verdade, se iniciou na quarta-feira (24). Sabendo disso, a Agência UVA preparou um resumo com os destaques de tudo o que aconteceu nesses dias.

Jogo de quatro horas com invasão marcaram o futebol

O futebol masculino foi a modalidade a dar o pontapé inicial nos Jogos Olímpicos e, de cara, com partidas de seleções tradicionais como a bicampeã olímpica Argentina e a Espanha, campeã em 1992 e prata em 2021, após perder a final para o Brasil, que ficou de fora desta edição.

Se a Espanha fez o dever de casa e venceu a seleção uzbeque por 2 a 1, a Argentina teve dificuldades e perdeu por 2 a 1 para o Marrocos, em jogo de momentos polêmicos após os 90 minutos. A partida, que teve 15 minutos de acréscimos na segunda etapa, ocorria normalmente, quando no 16º minuto adicional a albiceleste empatou, provocando um combo de fúria e animação nos torcedores, que decidiram invadir o gramado, paralisando o jogo. Além disso, bombas foram ouvidas e o jogo foi suspenso por uma hora e 30 minutos, quando o árbitro de vídeo anulou o gol de empate argentino e a bola rolou por mais três minutos, protagonizando uma cena final sem torcida no estádio.

Torcedores invadiram e tacaram garrafa no campo em Argentina x Marrocos. (Foto: Reprodução/X)

Nos outros jogos, um cenário mais tranquilo, porém também com acréscimos longos. França e Japão golearam seus adversários, EUA e Paraguai respectivamente. Já na partida entre Mali e Israel, na qual haviam muitos policiais por conta de um possível protesto pró-Palestina, nada ocorreu e o jogo terminou em 1 a 1.

No futebol feminino, também houve polêmica antes mesmo de algum jogo começar. No treino da seleção neozelandesa, drones canadenses foram encontrados e a seleção da América do Norte correu risco de ser punida. Em ocorrência ainda sob investigação, a Confederação Canadense demitiu e suspendeu pessoas do cargo técnico da seleção, mas tem ciência da possibilidade de punição maior. Na partida, um amplo domínio canadense, que saiu atrás do placar, mas virou a disputa, vencendo-a por 2 a 1.

Bev Priestman, treinadora afastada da seleção canadense por conta da investigação sobre espionagem.
(Foto: Reprodução/X)

Classificada para o futebol feminino, a seleção brasileira também entrou em campo e venceu a Nigéria pelo placar mínimo, 1 a 0. Em jogo de destaques de Marta e Gabi Portilho e de um meio de campo ausente, o gol foi marcado pela atacante do Levante, Gabi Nunes. No mesmo grupo, a alta expectativa por Espanha e Japão não se concretizou e a Espanha venceu em um jogo raso, por 2 a 1. França e EUA, favoritas por medalhas, venceram e encaminharam a classificação para a próxima fase.

No rugby, o esporte rápido com eliminações

Com apenas dois tempos de sete minutos, o rugby de sete masculino teve uma grande sequência nos dois primeiros dias de Olimpíadas. Concluídas as quartas de final, estão na disputa pela medalha: África do Sul, França, Fiji e Austrália, sendo essa também a ordem dos confrontos.

Na competição que ocorre sem o Brasil, o grande destaque foi a torcida francesa indo ao delírio na eliminação da Argentina contra o país sede, nas quartas de final. A comemoração efusiva ocorre após vídeos de cantos preconceituosos da seleção campeã da Copa América de futebol masculino para os franceses.

Stade de France lotado em vitória da França sobre a Argentina.
(Foto: Reprodução/X)

Neste sábado (27), a França conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao derrotar o até então imbatível Fiji na final do rugby de sete, liderada pelo imparável Antoine Dupont.

Handebol começa marcado pelas comemorações de Gabi

Tradicionalmente com pódios de seleções europeias, o handebol feminino teve seu início na madrugada de quarta para quinta no Brasil. Favoritas, Países Baixos e Dinamarca venceram seus confrontos, assim como a Suécia, que venceu e fez um grande jogo contra a também favorita Noruega. Entretanto, a maior comemoração foi da seleção brasileira após bater a Espanha pelo placar de 29 a 18.

Após uma década sem vencer a seleção espanhola, as Leoas, apelido dado à seleção brasileira de handebol feminino, fizeram bom jogo coletivo e tiveram uma alta eficiência no ataque. Na defesa, a goleira Gabriela Moreschi, eleita a melhor goleira da última edição de Champions League, brilhou e realizou 14 defesas, tendo um aproveitamento de 45% nas finalizações adversárias. Comemorando a cada lance, Gabi contagiava o time para a vitória e se tornou o nome brasileiro mais citado pela torcida nesse começo de Jogos Olímpicos.

Ainda sem transmissão, tiro estreia participação brasileira

Nas fases preliminares e por isso, sem transmissão internacional, o tiro com arco estreou o Brasil nas Olimpíadas de 2024. Ana Luiza Caetana foi a primeira e se classificou em 19º lugar entre 64 atletas. E Marcus D’Almeida conseguiu seu melhor resultado olímpico e marcou o 17º lugar para a próxima fase.

Marcus D’Almeida em classificação do tiro com arco. Foto: Divulgação/COB

Após a Cerimônia de Abertura, os Jogos Olímpicos finalmente foram iniciados de forma oficial. A Agência UVA estará na cobertura das competições que estarão acontecendo até a cerimônia de encerramento será no domingo (11 de agosto).

Foto de capa: Bruno Ruas/CBHb

Reportagem de Rafael Lisboa, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Argentina vence na prorrogação e é campeã da Copa América

LEIA TAMBÉM: Rio de Janeiro em festa olímpica: L7nnon e Rael agitam o final de semana

3 comentários em “Confira o que rolou nos esportes olímpicos antes da cerimônia de abertura