Esporte Internacional

Argentina vence na prorrogação e é campeã da Copa América

Lautaro Martínez fez o gol do título na despedida de Di María pela seleção

A Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0 durante a prorrogação da final da Copa América disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A decisão ocorreu ao longo do fim da noite do domingo (14) e início da segunda-feira (15). Com o resultado, a albiceleste defendeu seu título e se sagrou bicampeã de forma consecutiva do principal torneio disputado entre seleções do continente.

Lautaro Martínez fez o gol do título.

A bola demorou mais do que o esperado para rolar na grande decisão. Isso se deve ao fato de que antes da partida ser iniciada, alguns torcedores sem ingressos tentaram invadir o estádio e geraram confusão nas intermediações da arena. Por conta destes problemas fora de campo, o jogo, antes agendado para às 21 horas, conforme o horário de Brasília, começou somente às 22 horas e 22 minutos.

A etapa inicial foi equilibrada, mas teve superioridade colombiana. Embora o primeiro lance da decisão tenha sido a finalização de Julian Álvarez para fora, logo aos seis minutos Córdoba respondeu em jogada aérea chutando a bola que passou raspando a trave. Instantes depois, o goleiro argentino Dibu Martínez foi acionado e defendeu a finalização de Cuesta. Aos 32 minutos, Jhon Arias arriscou de fora da área e viu Dibu novamente agir para impedir com que o placar da partida fosse aberto.

Lionel Messi deu um susto nos expectadores aos 35 minutos. O craque argentino levou a pior depois de uma dividida na linha de fundo e ficou alguns minutos fora de campo. Porém, ele retornou ao campo instantes depois e seguiu no jogo mesmo mancando e se sentindo desconfortável. O restante do primeiro tempo foi disputado, mas apresentou poucas chances de gol.

Durante o intervalo, houve uma pausa de 20 minutos que contou com uma breve apresentação da cantora Shakira, além da preparação e desmonte do palco.

No início da segunda etapa o que se pôde ver foi algo semelhante ao que aconteceu antes do intervalo. Santiago Arias e Davinson Sánchez quase inauguraram o placar para os colombianos antes dos dez minutos. No entanto, a atual campeã mundial reagiu instantes depois com Di María obrigando o goleiro Vargas a espalmar a bola.

O drama argentino surgiu aos 20 minutos do segundo tempo. Messi, que agora tem 37 anos, teve que deixar o campo chorando por limitações físicas após voltar a sentir dores. A equipe então passaria a impressão de estar insegura sem poder contar com o seu ídolo e líder. Porém, a partir daí houve um crescimento da seleção que também defendia o título da Copa América anterior.

Messi não conteve as emoções depois que foi substituído no segundo tempo da final.
(Foto: Reprodução/X)

Nico González quase foi o herói do jogo. O atleta chegou a marcar um gol que foi anulado aos 29 minutos. Além disso, ele esteve perto de abrir o placar aos 42 minutos depois de cabecear a bola que passou perto do gol, mas saiu pela linha de fundo.

Com isso, o empate persistia e o tempo regulamentar chegou ao fim. A partida então foi para a prorrogação. A Colômbia controlava as ações, mas os argentinos ofereciam mais perigo. Nico González, por mais uma vez, teve a chance de definir a final depois do cruzamento de De Paul e chutou de dentro da área, mas Vargas agarrou a bola e salvou a equipe adversária. Por outro lado, ainda antes do intervalo da prorrogação, Jhon Arias teve ótima oportunidade que explodiu na defesa argentina.

Na etapa final da prorrogação, o jogo foi definido. As seleções realizaram todas as substituições por conta do esgotamento físico dos atletas e com isso, a qualidade do plantel argentino prevaleceu. Aos seis minutos, em erro de saída de bola dos jogadores colombianos, o volante argentino Leandro Paredes recuperou a posse e encontrou Lo Celso, que de primeira, deu o passe para Lautaro Martínez. O artilheiro da Copa América, que inclusive havia saído do banco de reservas minutos antes, saiu cara a cara com o goleiro Vargas e bateu firme para fazer o gol do título.

Autor do gol do título, Lautaro foi o artilheiro da competição com cinco gols ao todo.
(Divulgação/Conmebol)

Depois do gol, a Seleção Colombiana até tentou reagir mas não criou uma chance clara. Só houve tempo para Di María deixar o campo aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação para ser ovacionado pela torcida em seu jogo de despedida da seleção. O camisa 11 esteve presente desde o início da Era Messi na equipe e teve participação importante nas recentes conquistas da instituição.

Tradução: Ele rompeu a parede… Para sempre!

Após o apito final houve a cerimônia de premiação e a entrega da taça ao time campeão. A Seleção Colombiana levou o prêmio de Fair Play. Dibu Martínez foi escolhido como o melhor goleiro da competição. Lautaro Martínez levou a chuteira de ouro por ter sido o artilheiro do torneio. Por fim, depois de ter anotado seis assistências e um gol ao todo, James Rodríguez recebeu o prêmio de melhor jogador da Copa América de 2024.

Tendo sofrido apenas um gol em seis jogos, Dibu Martínez foi escolhido como o melhor goleiro da Copa América.
(Foto: Divulgação/Conmebol)

Com esta conquista, a Seleção Argentina se tornou a maior campeã da história da Copa América com 16 títulos. O Uruguai, que dividia o posto até então, tem 15 taças desta competição. Enquanto isso, o Brasil é a terceira equipe com mais conquistas no torneio, tendo assim, nove títulos. A Colômbia, por sua vez, continua com apenas um título, que foi conquistado em 2001.

Oito seleções diferentes já conquistaram a taça durante a história do torneio.

Foto de capa: Divulgação/AFA

Reportagem de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Nova geração mostra talento e Espanha é campeã da Eurocopa

LEIA TAMBÉM: De virada, Inglaterra vence Holanda e avança para a final da Eurocopa

2 comentários em “Argentina vence na prorrogação e é campeã da Copa América

  1. Pingback: Rio de Janeiro em festa olímpica: L7nnon e Rael agitam o final de semana | Agência UVA

  2. Pingback: Confira o que rolou nos esportes olímpicos antes da cerimônia de abertura | Agência UVA

Deixe um comentário