A Espanha derrotou a França por 2 a 1 nesta terça-feira (9), no Allianz Arena, em Munique. O confronto, que já determinou o campeão de 1984, desta vez valia como a primeira semifinal disputada na Eurocopa 2024. Com o resultado, os espanhóis garantiram a vaga para a final do torneio, que acontecerá no Olympiastadion, em Berlim, no dia 14.
Sem Pedri, Le Normand e Carvajal, que foram titulares na partida contra a Alemanha, Luis de la Fuente teve que alterar o time espanhol para o confronto contra a França. Enquanto isso, Didier Deschamps, técnico francês, colocou Antoine Griezmann no banco, dando vaga a Ousmane Dembélé. Kylian Mbappé também esteve no time titular, agora, sem a máscara.
Logo no começo do jogo, as vaias de alemães para o lateral Marc Cucurella por conta do pênalti não marcado no confronto das quartas de final chamaram a atenção. No entanto, isso parecia não afetar o lateral e a sua seleção já que a partida seguiu com a Espanha tocando a bola e Fabián Ruiz teve a primeira boa chance da partida, porém desperdiçada. Pouco tempo após o lance espanhol, Dembélé puxou a França para a sua primeira chegada. O ponta encontrou Mbappé, que cruzou para Kolo Muani subir sozinho e abrir o placar em Munique.

(Foto: Reprodução/X)
Atrás do placar, a Espanha continuou buscando o gol com seus pontas velozes e forte participação de Dani Olmo, mas seguia perdendo chances. A França, acionando bastante Mbappé, que seguia mostrando incomodo no nariz, devolvia as oportunidades perdidas. Mas aos 20 minutos, a bola no pé esquerdo de Lamine Yamal foi motivo para a explosão de felicidade na torcida espanhola. Finalizando no ângulo e sem dar chances ao goleiro Maignan, o jovem ponta do Barcelona empatou a partida com um golaço.
Confiante, a Espanha continuou se lançando ao ataque. Fabián Ruiz finalizou pra fora no minuto seguinte e Dani Olmo, com muita tranquilidade aos 24 minutos, limpou o volante Tchouaméni e colocou a Espanha na frente do placar, classificando parcialmente a “Furia” para a final. Após quatro minutos de agitação, o primeiro tempo teve um ritmo morno na metade final.
Com muitos toques de bola e algumas finalizações de Yamal e Ruiz, a Espanha usou todo o restante do jogo para se defender e poucas vezes levou seu time para o ataque. Buscando o resultado, Deschamps colocou Griezmann e Giroud e deu mais liberdade para Mbappé na segunda etapa, porém não foi o suficiente. Sendo a melhor chance um chute do camisa 10 para fora, a França não se classificou e está de fora da final da Eurocopa.

(Foto: Reprodução/X)
A Espanha agora espera o vencedor entre Holanda e Inglaterra que acontecerá nesta quarta-feira (10), no Signal Iduna Park, em Dortmund, para saber quem será o adversário na final. A La Roja, tricampeã da competição, vai em busca do quarto título, que a colocaria como maior vencedora isolada, deixando a Alemanha para trás. Da última vez que chegou tão longe, a Espanha vencera a Itália por 4 a 0, em 2012.
Foto de capa: Divulgação/RFEF
Reportagem de Rafael Lisboa, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Nos pênaltis, França elimina Portugal e avança para as semifinais da Eurocopa
LEIA TAMBÉM: Espanha vence Alemanha na prorrogação e está na semifinal da Euro

Pingback: De virada, Inglaterra vence Holanda e avança para a final da Eurocopa | Agência UVA
Pingback: Dia Nacional do Funk tem Valesca Popozuda no Museu de Arte do Rio | Agência UVA
Pingback: Nova geração mostra talento e Espanha é campeã da Eurocopa | Agência UVA