Cidade

Favelas cariocas organizam fórum de discussão social com foco no G20

Objetivo do F20 (Favelas 20) é aumentar a participação das comunidades do Rio na cúpula

Nesta segunda-feira (8), lideranças de favelas do Rio de Janeiro se reuniram para o Favelas 20 (F20), fórum de debates que visa apresentar suas demandas ao G20 Social. O evento ocorreu na Casa Voz Vidigal, localizada na zona sul da cidade, e contou com a participação de representantes de diversas comunidades, incluindo Vila Kennedy, Manguinhos, Rocinha, Vidigal, Complexo do Alemão, Maré, Acari, Caju, Fumacê e Jacarezinho.

O lançamento do Favela 20 apresentou cinco painéis temáticos em discussão e teve sua abertura marcada por um vídeo da socióloga e primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva. Ela parabenizou a iniciativa e incentivou os participantes a fortalecerem a “Aliança Global contra a Fome”.

“Todos os temas e discussões do G20 passam de alguma forma pelas favelas, alguns temas mais próximos da Maré, outros do Alemão, da Cidade de Deus, dos morros, das encostas, mas a gente consegue entender a potência da favela e como somos capazes de fazer essas discussões”, afirma Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades e um dos idealizadores do F20.

Fundador do Voz da Comunidades, Rene Silva é um dos idealizadores do Favela 20. (Foto: Divulgação/F20)

O F20 busca destacar as vozes das favelas na luta por justiça social e fortalecer as pautas voltadas para a superação de problemas como pobreza, violência, impactos ambientais e carência de infraestrutura. A ausência da perspectiva das favelas nas discussões do G20 gera preocupação de que as necessidades específicas dessas comunidades sejam negligenciadas.

O Favela 20

O fórum é composto por cinco grupos de trabalho (GTs): combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; enfrentamento da crise climática e promoção de uma transição energética justa; prevenção de desastres naturais; e transformação, inclusão digital e cultural.

A Cúpula Social do G20 ocorrerá de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro.

Foto de capa: Tania Rego/Agência Brasil

Reportagem de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Mapa da Fome aponta que quase meio milhão de cariocas não têm o que comer

LEIA TAMBÉM: Prefeito do Rio sanciona lei que adota medidas de controle de enchentes

3 comentários em “Favelas cariocas organizam fórum de discussão social com foco no G20