A seleção de futebol masculino da Espanha venceu a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação no início da tarde da última sexta-feira (05). O duelo foi válido pelas quartas de finais da Eurocopa 2024 e aconteceu na Arena de Stuttgart. Com este resultado, a anfitriã foi eliminada e não participará do restante da competição enquanto a equipe espanhola enfrentará a seleção francesa nas semifinais.
A partida começou tensa com a marcação de muitas faltas além da distribuição de três cartões amarelos só nos primeiros 45 minutos de jogo. Pedri, por exemplo, teve que ser substituído já aos oito minutos após a falta cometida por Toni Kroos.
Ao longo da primeira etapa, o que se viu foram os espanhóis oferecendo mais perigo no ataque. Em oportunidades distintas, Lamine Yamal e Dani Olmo finalizaram jogadas que pararam nas mãos de Manoel Neuer.
Na volta do intervalo, a disputa seguiu o enredo do primeiro tempo com a pressão espanhol. Morata teve boa chance logo no minuto inicial mas chutou para fora. Apesar disso, o placar foi aberto cinco minutos depois. Yamal distribuiu assistência para Dani Olmo que chegou na entrada da área para chutar rasteiro, sem chances para o goleiro alemão.
Depois do gol espanhol, a Alemanha reagiu e passou a pressionar em busca do empate. A partir disso, a seleção espanhola recuou para administrar a vantagem. Unai Simón voou para defender o chute de fora da área de Andrich. Aos 31 minutos, Fullkrug aproveitou cruzamento rasteiro e finalizou na trave. Instantes depois, Havertz aproveitou a terrível saída de bola da defesa adversária e arriscou de cavadinha, mas a bola passou por cima da baliza.
O tempo ia passando e os espanhóis estavam assegurando a vaga para a semifinal até que em cruzamento para a área, Kimmich escorou para a área e Wirtz chutou para o fundo da rede empatando a partida. Com isso, foi necessária a prorrogação.
Os dois times tiveram bons momentos para marcar gol na primeira etapa do tempo extra, em duas jogadas parecidas, com chutes de fora da área de Oyarzabal e Wirtz. Ambos foram para a fora, rente a trave. Ainda deu tempo para um episódio polêmico. Já no segundo tempo da prorrogação, no primeiro lance, Musiala chutou de fora da área e viu a bola bater no braço de Cucurella. A arbitragem deixou o jogo seguir por um impedimento de Fullkrug no início da jogada e viu os alemães enlouquecerem.
Próximo ao fim do jogo, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação, Olmo cruzou para Merino, que sozinho, cabeceou no contrapé de Neuer e selou a vitória da Espanha. Além disso, o gol afastou a possibilidade de disputa por pênaltis que estava sendo desenhada.
No fim da prorrogação, após Fullkrug desperdiçar a chance do empate e cabecear a bola para fora, ainda houve tempo para acontecer o último ato da carreira de Toni Kroos. O meia alemão, que havia anunciado que se aposentaria depois da participação na Eurocopa, realizou uma cobrança de falta na lateral mas a bola parou nas mãos do goleiro espanhol. Depois desse momento, o árbitro encerrou a partida.
A Espanha volta a campo para encarar a França pela semifinal da Eurocopa na próxima terça-feira (09), às 16 horas. A equipe vencedora deste confronto seguirá no torneio e ganhará vaga na final que será disputada em 14 de julho, no Olympiastadion, na cidade de Berlim.
Foto de capa: Divulgação/UEFA EURO 2024
Reportagem de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Goleada da Espanha, bicicleta de Bellingham e choro de Cristiano Ronaldo marcam oitavas da Euro
LEIA TAMBÉM: Eurocopa 2024: fase de grupos termina com anfitriã classificada e Geórgia como surpresa

Pingback: Nos pênaltis, França elimina Portugal e avança para as semifinais da Eurocopa | Agência UVA
Pingback: Espanha vira jogo contra França e está na final da Eurocopa | Agência UVA