Na última rodada do Grupo D da Copa América 2024, a Seleção Brasileira empatou com a Colômbia pelo placar de 1 a 1 na noite da última terça-feira (2). Buscando o primeiro lugar do grupo, o Brasil deixou escapar a oportunidade, já que precisava vencer o adversário.
O jogo começou truncado, com muitas brigas no meio de campo e tentativas de pressão para ambos os lados. A primeira notícia ruim para os brasileiros chegou logo aos seis minutos, quando Vinicius Júnior levou seu segundo cartão amarelo em três partidas e, com isso, está suspenso para o confronto das quartas de finais, que ocorre no próximo sábado (6).

(Foto: Reprodução/Rafael Ribeiro/X/CBF)
Buscando a vitória, o Brasil começou a atacar e, aos 12 minutos, Raphinha cobrou falta no ângulo de Vargas e abriu o placar para a Seleção Brasileira. O gol ainda resultou na quebra de um longo jejum pois a seleção estava há quatro anos e meio sem marcar em tiros livres. O último havia sido de Philippe Coutinho, em amistoso contra a Coreia do Sul, em novembro de 2019.
Com a vantagem, os brasileiros começaram a tentar administrar a partida. Mas o que se viu foi um crescimento por parte da Seleção Colombiana que, com ênfase em bola paradas, ponto que tem sido fundamental para a equipe na competição até aqui, conseguiram fazer o gol com Sánchez. No entanto, o VAR assinalou impedimento no lance, e o confronto seguiu em 1 a 0.
A partir daí, o que se viu foi uma Colômbia que mantinha o controle do jogo em busca do empate. Os brasileiros conseguiam manter a marcação e evitar as conclusões finais dos ataques colombianos enquanto procuravam espaços na frente. Numa dessas buscas, Vinicius Júnior foi acionado aos 42 minutos na esquerda e derrubado dentro da área, pedindo pênalti. Mas, após análise do VAR, o árbitro de campo mandou o jogo seguir, o que gerou revolta na seleção canarinho.
Já nos acréscimos, a Seleção Colombiana conseguiu seu gol de empate. Após falha de Alisson, Luis Díaz chutou, e o próprio goleiro fez a defesa. Na sequência do lance, Córdoba dominou na entrada da área, fez o pivô e enfiou para Muñoz sair de frente para o gol. O lateral-direito não perdoou e empatou o jogo. O fim do primeiro tempo marcou maior presença colombiana no campo do Brasil.
A segunda etapa
No intervalo, o técnico Dorival Jr. resolveu movimentar o time. Tirou Paquetá e colocou Andreas Pereira no meio de campo. Mas foi a Colômbia quem voltou atacando além de criar oportunidades em bolas paradas e em cruzamentos na área.
O jogo na segunda etapa foi parecido com o que foi do começo ao fim do primeiro tempo. Os colombianos que tanto pressionaram em busca do gol da virada, ainda chegaram a perder um ótima oportunidade com Borré, que mandou por cima da meta brasileira quando Alisson já estava caído.
Dorival ainda tentou mexer no time por volta dos 30 minutos, colocando Éderson e Savinho no lugar de João Gomes e Rodrygo, além de adiantar Andreas Pereira, mas não obteve sucesso. Os pontas em geral, vistos como válvulas de escape nessa seleção, não tiveram êxito nas suas jogadas e pararam na defesa adversária, sem oferecer perigo ao gol de Vargas.
O técnico brasileiro ainda tentou sua última cartada lançando Douglas Luiz e Endrick nas vagas de Bruno Guimarães e Wendell, mas novamente as opções não corresponderam ao esperado. Com gritos de “Olé” por parte da torcida colombiana na Califórnia, as duas seleções ficaram no 1 a 1 na terceira rodada da fase de grupos, com a Colômbia terminando em primeiro lugar, e o Brasil em segundo.
Quartas de finais darão início ao mata-mata da Copa América
O Brasil vai encarar o Uruguai no próximo sábado (6), às 22 horas, em jogo válido pelas quartas de finais da competição. Já a Colômbia irá enfrentar o Panamá no mesmo dia, porém, às 19 horas, conforme o horário de Brasília. Ambas as equipes podem voltar a se encontrar na semifinal do torneio. Para avançar de fase, é necessário vencer o duelo. Em caso de empate, o desfecho acontecerá em disputa de pênaltis.
Foto de capa: Reprodução/X
Reportagem de Leonardo Pires, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Brasil pressiona até o fim mas não sai do 0 a 0 contra a Costa Rica em sua estreia na Copa América
LEIA TAMBÉM: Em jogo agitado, Brasil goleia o Paraguai por 4 a 1 em noite de destaque de Vinicius Junior

Pingback: Brasil perde nos pênaltis e dá adeus à Copa América | Agência UVA