Esporte Internacional

Goleada da Espanha, bicicleta de Bellingham e choro de Cristiano Ronaldo marcam oitavas da Euro

Principal competição de seleções europeias registrou momentos históricos

As oitavas de finais da Eurocopa 2024 terminaram na última terça-feira (2). Após o encerramento das partidas, oito das 16 seleções seguirão na disputa para levantar a tão valiosa taça da competição, na decisão que será disputada no Olympiastadion, no dia 14 de julho. Porém, antes da grande final, as equipes devem se preparar para as quartas, que se iniciarão na próxima sexta-feira (5). A Agência UVA preparou um resumo sobre os confrontos válidos pelas oitavas de final da competição.

Espanha e Holanda iniciam mata-mata com goleada

Abrindo as oitavas com 100% de aproveitamento conquistado na fase anterior, a Espanha retomou seu posto como favorita da competição. Entretanto, um confronto aberto contra a Geórgia, uma das surpresas do torneio, poderia acabar de forma breve com o sonho espanhol de reconquistar o título europeu, algo que, definitivamente, não aconteceu.

A Geórgia abriu o placar com um gol contra de Le Normand, sendo esse o oitavo da competição, mas não conseguiu segurar os velozes pontas espanhóis. Juntando posse de bola a velocidade, a Espanha teve cautela e sabedoria para chegar ao empate, virar e golear a seleção adversária. A seleção georgiana tentou no mesmo modelo de contra-ataques rápidos da fase de grupos, mas não teve sucesso. Vitória por 4 a 1 e classificação espanhola em Colônia.

Rodri comemora gol de empate em Espanha x Geórgia.
(Foto: Reprodução/X)

Já na terça-feira (2), e por goleada, a seleção da Holanda não tomou conhecimento da Romênia e conquistou a vitória por 3 a 0 em Munique. Em jogo morno por muitos momentos, Cody Gakpo abriu o placar cedo e restou a Donyell Malen trazer ação para o segundo tempo, marcando os dois últimos gols e fechando o placar.

Turquia e Suíça despacham favoritos e conquistam grandes vitórias

Após uma classificação inesperada no primeiro lugar na fase de grupos, a Áustria foi para o confronto contra a Turquia com o status de favorita, porém logo foi surpreendida. Em apenas 57 segundos de jogo, o zagueiro Merih Demiral abriu o placar para a seleção turca, fazendo o estádio vibrar, assinalando o segundo gol mais rápido da história da Eurocopa. A Áustria, sem sucesso, tentou uma resposta imediata e ainda voltou melhor para a segunda etapa, mas Demiral em jogo artilheiro, ampliou a vantagem.

Até o final da partida, a pressão austríaca continuou e Michael Gregoritsch diminuiu o placar. A Áustria teve outras tentativas, mas o goleiro adversário Mert Günok, sendo comparado até com o icônico goleiro inglês Gordon Banks, salvou sua seleção e confirmou a classificação turca para a próxima fase.

Defesa de Gunok, goleiro da Turquia.
(Foto: Reprodução/X)

Também com o favoritismo, muito mais por conta da tradição de ser tetracampeã mundial do que no atual desempenho, a Itália enfrentou a Suíça em Berlim no último sábado (29). Com mudanças no time em comparação com a fase de grupos, como a entrada de Stephan El Shaarawy no time titular, a Itália teve uma queda na atuação na qual o recente treinador da seleção, Luciano Spaletti, não conseguiu salvar. A Suíça encontrava o atacante Breel Embolo com facilidade, mas Remo Freuler e Ruben Vargas marcaram para classificar a seleção e eliminar a última campeã europeia que sofreu mais um vexame neste século.

Comemoração de gol de Ruben Vargas.
(Foto: Reprodução/X)

França e Alemanha avançam sem dificuldades

No jogo mais morno válido pelas oitavas de final, a seleção francesa, que ainda não havia mostrado um bom futebol, mostrou uma evolução, mas ainda não alcançou o seu ápice. Como adversária, a Bélgica, que vê sua geração de ouro chegando mais próxima da aposentadoria, novamente evitou propor jogo e mostrou medo contra a atual vice campeã mundial. Em chute de Kolo Muani, com desvio de Jan Vertonghen, a França se classificou pelo placar mínimo e segue viva para as quartas de final.

Kolo Muani comemorando gol que deu classificação a França.
(Foto: Reprodução/X)

Anfitriã e dona da segunda melhor campanha, a Alemanha fez mais uma boa partida e eliminou a Dinamarca em Dortmund por 2 a 0. Com gols de Kai Havertz e Jamal Musiala, a seleção tetracampeã mundial teve mais uma vez uma fusão perfeita entre os jogadores com mais experiência e os convocados mais novos. A Dinamarca, que chegou a marcar porém em lance irregular, teve o árbitro de vídeo como inimigo e sendo bastante questionado pelo treinador após o final da partida.

Com muita emoção, Portugal e Inglaterra avançam em partidas além de 90 minutos

Cristiano Ronaldo chora após perder pênalti na prorrogação.
(Foto: Reprodução/X)

De Cristiano Ronaldo, sempre se espera tudo. Mas a imagem vista de seu choro após ter perdido um pênalti no primeiro tempo da prorrogação surpreendeu. A partida que contou com uma Eslovênia totalmente defensiva estendendo o jogo, também teve uma equipe portuguesa que tentou, mas não aproveitava suas oportunidades, incluindo a maior delas, uma penalidade máxima.

Do motivo de choro, também veio o grito de felicidade. Nos pênaltis, o goleiro lusitano Diogo Costa foi herói e fechou o gol durante a série de cobranças. No final, 3 a 0 nos pênaltis, com direito a gol do camisa 7, e Portugal segue adiante, nas quartas de final.

Diogo Costa defende o pênalti da classificação portuguesa.
(Foto: Reprodução/X]

Outra seleção que segurou o placar, nesse caso, favorável, por muito tempo foi a Eslováquia. O gol de Ivan Schranz aos 25 minutos passou muito perto de ser o suficiente para eliminar a forte seleção inglesa. Após minutos de pressão, Jude Bellingham fez um golaço de bicicleta já nos acréscimos da partida. Logo no início da prorrogação, Harry Kane apareceu e de cabeça, selou a classificação. Ainda com um futebol coletivo questionável, a Inglaterra demonstrou a importância da qualidade técnica de seus principais jogadores.

Kane e Bellingham foram os heróis da virada inglesa.
(Foto: Reprodução/X)

Confira o chaveamento da competição e a lista que a Agência UVA preparou com os confrontos das quartas de final do torneio.

  • Espanha x Alemanha, na sexta-feira, 5 de agosto, às 13 horas
  • Portugal x França, na sexta-feira, 5 de agosto, às 16 horas
  • Inglaterra x Suíça, no sábado, 6 de agosto, às 13 horas
  • Holanda x Turquia, no sábado, 6 de agosto, às 16 horas

Foto de capa: Reprodução/X

Reportagem de Rafael Lisboa, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Em jogo agitado e com Vini Jr. sendo protagonista, Brasil goleia o Paraguai por 4 a 1

LEIA TAMBÉM: Eurocopa 2024: fase de grupos termina com anfitriã classificada e Geórgia como surpresa

4 comentários em “Goleada da Espanha, bicicleta de Bellingham e choro de Cristiano Ronaldo marcam oitavas da Euro