Esporte Internacional

Eurocopa 2024: fase de grupos termina com anfitriã classificada e Geórgia como surpresa

Principal competição de seleções europeias teve a primeira fase finalizada na última quarta-feira (26)

A fase de grupos da Eurocopa 2024 chegou ao fim na última quarta-feira (26). A competição mais importante entre as seleções europeias, que ocorre pela segunda vez em solo alemão, contará agora apenas com 16 das 24 seleções iniciais do torneio, sendo essas as que se classificaram para a fase de oitavas de finais que começará no próximo sábado (29). A Agência UVA preparou um resumo com os destaques da primeira fase da competição.

País sede, Alemanha faz seu dever de casa

Realizando a partida de abertura da competição no dia 14 de junho, a Alemanha fez valer o mando de campo e todo o público no estádio. Na primeira rodada, o coletivo que reúne jogadores campeões mundiais de 2014 a promessas do futebol atual funcionou muito bem e os germânicos venceram a Escócia pelo placar de 5 a 1, com direito a gols de Jamal Musiala e Kai Havertz, de pênalti. As boas atuações seguiram na vitória por 2 a 0 contra a Hungria e no empate arrancado nos acréscimos do segundo tempo contra a Suíça, partida finalizada em 1 a 1.

Líder do grupo e com duas vitórias, a Alemanha avança com a segunda melhor campanha da Euro e enfrentará a vizinha Dinamarca nas oitavas de final. Do mesmo grupo, a Suiça também avançou e enfrentará a Itália.

Seleção alemã comemora vitória contra Escócia.
(Foto: Reprodução/X)

Inglaterra e França avançam, mas decepcionam no futebol

Seleção favorita na competição, a Inglaterra caiu em um grupo com Dinamarca, Eslovênia e Sérvia, três equipes de patamar inferior e com um padrão de jogo defensivo. Apesar disso, a seleção inglesa de Jude Bellingham e Harry Kane não demonstrou boas atuações e desempenhou muito abaixo em relação ao futebol que poderia apresentar, trazendo de volta as críticas feitas ao trabalho do treinador Gareth Southgate na última edição da Copa do Mundo.

Mesmo com futebol pífio e apenas dois gols marcados em três partidas, a Inglaterra conseguiu a classificação para as oitavas chegando aos cinco pontos, com uma vitória e dois empates. Dinamarca e Eslovênia, com três pontos cada, também se classificaram para o mata-mata.

Outra seleção de futebol decepcionante foi a atual vice-campeã do mundo. Em um grupo que se esperava a França como líder, a seleção não correspondeu em todos os três jogos da competição. Alternando bastante o ataque por conta da lesão no nariz sofrida por Kylian Mbappé na partida contra a Áustria, a equipe comandada por Didier Deschamps teve seu momento de pior desempenho no confronto contra a Holanda e repetido no segundo tempo contra a Polônia. De volta da lesão e com uso de máscara, Mbappé marcou contra o time polonês. Até o momento, esse foi o único gol francês da competição, já que a vitória contra a Áustria foi proveniente de um gol contra.

Ainda assim, a França se classificou, porém em um improvável segundo lugar após ser ultrapassada pela seleção austríaca na última rodada. A queda de posição colocou a França em uma dura partida contra a Bélgica na próxima fase. Por fim, a seleção da Holanda também conseguiu a vaga, mesmo na terceira colocação, tendo a Romênia como próxima adversária.

Mbappé jogou com máscara após lesão no nariz.

Outras favoritas, Espanha e Portugal também se classificam

Líder do grupo com melhor defesa e dona da melhor campanha da competição com 9 pontos, a Espanha seguiu com seu tradicional estilo de jogo com bastante troca de passes, impedindo que o adversário tenha a bola para atacar, o que funcionou durante a primeira fase do torneio. As vitórias por 3 a 0 contra a seleção croata e pelo placar de 1 a 0 diante da Albânia e da Itália reposicionaram a Espanha como favorita e viva na briga pelo título da competição. Avançando junto a Itália no grupo, a Espanha terá a Geórgia como adversária na próxima fase.

A Espanha avançou para as oitavas de final com uma rodada de antecedência.

Com mais irregularidades, a seleção portuguesa está classificada para a próxima fase tendo conquistado duas vitórias nos três jogos disputados. A equipe de um Cristiano Ronaldo mais assistente do que artilheiro teve uma virada histórica nos acréscimos contra a República Tcheca. Depois fez seu melhor jogo na vitória por 3 a 0 contra a Turquia, mas sofreu uma derrota inusitada por 2 a 0 diante da Geórgia na última rodada. O resultado não tirou o time lusitano da primeira colocação, mas deixou olhos abertos para os confrontos do mata-mata. Em grupo de três seleções classificadas, Portugal terá a Eslovênia como próxima adversária, em partida no dia 1º de julho.

Geórgia e Áustria se colocam como boas surpresas na competição

Em sua primeira Eurocopa, a Geórgia, nação em expansão no futebol nos últimos anos, fez uma grande fase de grupos com direito a vitória contra Portugal e empate contra a República Tcheca, seleções com mais tradição no esporte. Contando com a revelação do Napoli nos últimos anos, Khvicha Kvaratskhelia, a Geórgia apresentou bom desempenho e conseguiu a classificação na terceira posição do grupo, atrás de Portugal e Turquia. A equipe agora encara a Espanha nas oitavas. A expectativa é de uma disputa difícil, porém em aberto pelo futebol apresentado por ambas as equipes.

Kvaratskhelia comemora gol contra Portugal.
(Foto: Reprodução/X)

Com a missão mais difícil da Euro, a Áustria desbancou França, Holanda e Polônia para ficar em primeiro lugar no grupo D. Com duas vitórias e uma derrota dura para a França, a seleção comandada por Marcel Sabitzer fez grandes atuações e protagonizou contra a Holanda, o melhor e mais disputado jogo da competição. Com um coletivo forte em campo e na mente, a Áustria chega com força para enfrentar a Turquia na próxima terça-feira (2).

Confira a classificação dos grupos e a lista que a Agência UVA preparou com os confrontos das oitavas de final da competição.

  • Suíça x Itália, no sábado, 29 de junho, às 13 horas
  • Alemanha x Dinamarca, no sábado, 29 de junho, às 16 horas
  • Inglaterra x Eslováquia, no domingo, 30 de junho, às 13 horas
  • Espanha x Geórgia, no domingo, 30 de junho, às 16 horas
  • França x Bélgica, na segunda-feira, 1° de julho, às 13 horas
  • Portugal x Eslovênia, na segunda-feira, 1° de julho, às 16 horas
  • Romênia x Holanda, na terça-feira, 2 de julho, às 13 horas
  • Áustria x Turquia, na terça-feira, 2 de julho, às 16 horas

Foto de capa: Divulgação/UEFA

Reportagem de Rafael Lisboa, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Brasil pressiona até o fim mas não sai do 0 a 0 contra a Costa Rica em estreia na Copa América

LEIA TAMBÉM: Copa América 2024: saiba tudo sobre a competição

3 comentários em “Eurocopa 2024: fase de grupos termina com anfitriã classificada e Geórgia como surpresa