Na próxima quinta-feira (20 de junho) terá início a 48ª edição da Copa América, o principal torneio de seleções das Américas. Neste ano, seis seleções da América Central e do Norte foram convidadas a se juntar às dez seleções sul-americanas para a disputa da competição. Canadá, México, Panamá, Jamaica, Costa Rica e o anfitrião do torneio, Estados Unidos, se juntam às tradicionais seleções sul-americanas. A estreia será com os atuais campeões do mundo e da América, Argentina, contra a equipe do Canadá, no dia 20 de junho, às 21 horas, conforme o horário de Brasília. A grande final será no dia 14 de julho.
A competição contará com 16 participantes. Serão 10 seleções da Conmebol e seis seleções da Concacaf. A Copa América é a competição mais antiga entre seleções, com a primeira edição oficial datada de 1916. O evento irá para sua 47ª edição oficial e sua 48ª no total, já que a edição de 2016 foi comemorativa aos 100 anos do torneio.
A Agência UVA preparou uma lista com o nome de todas as seleções que disputarão a competição. Confira a seguir todas as 16 equipes participantes da Copa América 2024:
- Argentina
- Brasil
- Bolívia
- Canadá
- Chile
- Costa Rica
- Colômbia
- Equador
- Estados Unidos
- Jamaica
- México
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
Sedes da Copa América 2024
A competição acontecerá em 14 estádios. Confira-os abaixo:
- Allegiant Stadium, Las Vegas
- AT&T Stadium, Arlington
- Bank of America Stadium, Charlotte
- Children’s Mercy Park, Kansas City
- Exploria Stadium, Orlando
- GEHA Field at Arrowhead Stadium, Kansas City
- Hard Rock Stadium, Miami Gardens (local da grande Final)
- Levi’s Stadium, Santa Clara
- Mercedes-Benz Stadium, Atlanta
- MetLife Stadium, East Rutherford
- NRG Stadium, Houston
- Q2 Stadium, Austin
- SoFi Stadium, Inglewood
- State Farm Stadium, Glendale
Regulamento da Copa América 2024
O sistema de chaveamento é dividido em quatro grupos de quatro equipes cada. Avançam para as quartas de final as duas melhores campanhas de cada grupo. A partir da fase eliminatória, as partidas serão disputadas em jogo único. Em caso de empate no tempo regulamentar, será necessária uma disputa por pênaltis para definir o vencedor. Apenas na grande final, se houver empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos. Se persistir a igualdade no placar, a decisão será definida nos pênaltis.
Veja abaixo os quatro grupos da primeira fase da competição:
Grupo A
- Argentina
- Canadá
- Chile
- Peru
Grupo B
- Equador
- Jamaica
- México
- Venezuela
Grupo C
- Bolívia
- Estados Unidos
- Panamá
- Uruguai
Grupo D
- Brasil
- Colômbia
- Costa Rica
- Paraguai
Os maiores campeões da competição e a atual campeã
A Argentina entra para a Copa América 2024 como atual campeã da Copa América e da Copa do Mundo, conquistadas em 2021 e 2022, respectivamente. A conquista da Copa América se deu após a vitória sobre o Brasil por 1 a 0 em pleno Maracanã. Antes dessa conquista, a albiceleste vivia uma seca de títulos que durava 28 anos, com a última conquista datada de 1993. A Argentina está empatada com o Uruguai como a seleção com o maior número de títulos da Copa América, sendo 15 conquistas de cada um. O Brasil vem logo atrás, com 9 conquistas, sendo a última em 2019. Os “Hermanos” ainda são os maiores finalistas da competição, com 29 participações na grande final.
A seguir, todos os campeões da Copa América até o momento:
- Argentina e Uruguai: 15 títulos;
- Brasil: 9 títulos;
- Paraguai, Chile e Peru: 2 títulos;
- Colômbia e Bolívia: 1 título.
Onde assistir à Copa América 2024
A Copa América terá exclusividade dos canais Globo. A Rede Globo transmitirá todos as partidas da seleção brasileira e alguns jogos importantes na TV aberta. Já o SporTV, ficará responsável por transmitir todos os jogos da competição em seus canais na TV fechada. Além disso, as partidas também estarão disponíveis no streaming dos canais Globo, o Globoplay.
Foto de capa: Divulgação/Conmebol
Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Tendo Vini Jr. como favorito, cerimônia da Bola de Ouro 2024 ganha data
LEIA TAMBÉM: Celtics derrotam os Mavericks e se tornam o maior campeão da história da NBA

Pingback: Brasil pressiona até o fim mas não sai do 0 a 0 contra a Costa Rica em sua estreia na Copa América | Agência UVA
Pingback: Eurocopa 2024: Fase de grupos termina com anfitriã classificada e Geórgia como surpresa | Agência UVA