Esporte

Em jogo polêmico e disputado, Franca vence o Flamengo e abre 2 a 1 na série

A equipe de São Paulo agora pode ser campeã do NBB na próxima quinta-feira (13)

No jogo mais disputado das finais até agora, o Franca derrotou o Flamengo por 81 a 73 durante a noite deste sábado (8) com grande atuação de Lucas Dias e abriu vantagem de 2 a 1 na série. Após esse resultado, a equipe paulista ainda terá a chance de ser campeã do NBB na próxima quinta-feira (13), no Maracanãzinho.

Em jogo equilibrado do início ao fim, o Franca fez valer seu mando de quadra. Depois de um primeiro quarto com placar baixo entre as equipes, visto que estava 14 a 12 até aquele instante, não faltaram emoções nos três quartos restantes. No primeiro tempo da partida, os destaques da equipe paulista vieram do banco. O armador venezuelano Heissler Guillent e o pivô brasileiro Wesley contribuíram com 17 pontos apenas na primeira etapa. Em determinado momento, Franca chegou a abrir oito pontos de vantagem, em enterrada de Wesley. O Flamengo se recuperou com duas bolas triplas, uma de Gabriel Jau, cestinha do jogo, e a outra de Gui Deodato. Ao fim do segundo quarto, o placar estava empatado em 41 a 41.

O terceiro quarto foi marcado pelo duelo individual entre os dois finalistas do prêmio de MVP do NBB, Gabriel Jau e Lucas Dias. Gabriel contribuiu com 13 pontos no terceiro período, incluindo três bolas triplas. Já Lucas Dias, que vinha sendo questionado por suas atuações, contribuiu com 12 pontos para a equipe paulista, incluindo duas bolas triplas. O placar naquele momento registrava vitória do Franca por 65 a 62.

O último período começou com o time mandante abrindo vantagem no placar, voltando a casa dos oito pontos de dianteira. O pivô Wesley veio do banco para não sair mais e terminou a partida com 16 pontos e nove rebotes. Segundo as estatísticas do jogo, os rebotes foram cruciais para a derrota rubro-negra. A equipe do Franca pegou 13 rebotes a mais que o time carioca. Ofensivamente o Flamengo converteu 14 bolas triplas, porém sua defesa não teve a mesma consistência, cedendo um aproveitamento de 67% nas bolas de dois pontos para o time mandante.

O ápice do confronto, que já vinha quente, se deu no minuto e meio final da partida. Faltando 82 segundos, o armador David Jackson errou um arremesso longo, no rebote houve uma disputa entre Jau e Wesley e a arbitragem marcou posse de bola para o Flamengo entendendo que o pivô do Franca foi o último a tocar na bola. Assim que Wesley vê a marcação, ele vira pro seu banco e pede um desafio, porém sua equipe havia perdido o desafio no primeiro tempo de jogo, numa tentativa equivocada de anular uma falta. A arbitragem decidiu rever por conta própria a marcação gerando revolta no banco de reservas do time visitante. Ao fim da revisão, a bola voltou para Franca, que não aproveitaram a pontuação.

Outra polêmica surgiu alguns segundos depois. O Flamengo perdia por três pontos de diferença faltando 44 segundos de posse. Sendo assim, o rubro-negro subiu a marcação para pressionar na quadra inteira do Franca. A equipe paulista saiu jogando com o ala Jhonatan Luz, que logo foi cercado por três atletas flamenguistas. A arbitragem marcou a falta, irritando novamente o banco vermelho e preto, mas dessa vez o técnico Gustavo De Conti recebeu sua primeira falta técnica.

O Flamengo viria a recuperar a posse, porém não soube aproveitar a oportunidade e errou o ataque. Na sequência, Gabriel Jau fez dura falta no armador argentino Santiago Scala, a arbitragem entendeu como falta antidesportiva, provocando a expulsão do ala flamenguista. Novamente, o banco do clube carioca se irritou e após aplaudir ironicamente o trio de arbitragem, Gustavo De Conti recebeu sua segunda falta técnica, sendo expulso da partida. No resumo da jogada, a equipe paulista bateu mais três lances livres em função das punições aplicadas. Assim, aumentando sua vantagem que era de quatro para seis pontos. Na saída de bola, o Flamengo fez uma falta proposital, cedendo mais dois lances livres para Scala. Com isso, o resultado final foi a vitória dos donos da casa por 81 a 73.

O próximo confronto entre as equipes será válido pelo jogo 4 da série e acontecerá no Maracanãzinho, na próxima quinta-feira (13), às 18 horas. A partida terá transmissão do Sportv, ESPN e TV Cultura, além do YouTube do NBB e do NBB Basquetepass. Em caso de vitória do Franca, o time paulista conquistará o título do NBB.

Foto de capa: Marcos Limonti/Sesi Franca

Reportagem de Wilson Maia e João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Flamengo se recupera, bate Franca e garante jogo 4 no Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM: Flamengo sofre a primeira derrota nos playoffs do NBB

1 comentário em “Em jogo polêmico e disputado, Franca vence o Flamengo e abre 2 a 1 na série

  1. Pingback: Franca vence o Flamengo e é campeão do NBB | Agência UVA

Deixe um comentário