O Boston Celtics derrotou na noite da última quinta-feira (6) o Dallas Mavericks pelo placar de 107 a 89 e abriu 1 a 0 na série melhor de sete jogos. Kristaps Porzingis retornou às quadras com 20 pontos, após ficar 38 dias afastado por uma lesão.
Uma avalanche ofensiva no primeiro tempo ditou o ritmo da partida entre Celtics e Mavericks, válida pela abertura das finais da NBA. Os Celtics começaram o jogo de forma agressiva, convertendo sete bolas triplas em 15 tentativas no primeiro quarto. Porzingis veio do banco com 11 pontos somente no primeiro quarto, e viria a terminar o jogo com 20.
Dallas não obteve respostas para o volume ofensivo do adversário. O primeiro quarto terminou com o placar de 37 a 20 para Boston, a maior diferença de pontos em um primeiro quarto na história das finais da NBA. No segundo quarto, Luka Doncic marcou 10 dos seus 30 pontos na partida, equilibrando um pouco as ações do confronto. Apesar disso, o ataque de Boston continuou agressivo e venceu novamente o quarto, dessa vez pelo placar de 26 a 22, indo para o intervalo com uma vantagem de 21 pontos, 63 a 42.
O terceiro quarto começou melhor para os visitantes, que chegaram a reduzir a larga vantagem de Boston, que havia chegado a 29 para apenas oito pontos. Faltando quatro minutos e 30 segundos para o fim do quarto, os Mavericks perdiam por dígitos simples pela primeira vez desde o início da partida. Boston pediu tempo, e na volta emplacou uma corrida de 14 a 0 para retomar sua liderança de mais de 20 pontos de diferença. A equipe de Dallas ainda venceria o terceiro quarto por 24 a 23, porém a diferença continuava na casa dos 20 pontos.
O quarto período começou com uma troca de pontos entre as equipes. A fraca partida de Kyrie Irving tornou impossível uma reação para os Mavericks. O astro terminou o jogo com apenas 12 pontos, convertendo apenas 6 de 19 arremessos tentados. A cinco minutos do fim, a vantagem celta estava em 25 pontos. Dallas então retirou seus titulares do jogo, assumindo a derrota no primeiro jogo da série. Jaylen Brown terminou a partida com 22 pontos, seguido dos 20 de Porzingis vindo do banco. A grande estrela do time, Jayson Tatum, terminou o jogo com um duplo-duplo, 16 pontos e 11 rebotes, além de cinco assistências. Jrue Holiday e Derrick White combinaram para 27 pontos na noite, 12 de Holiday e 15 de White, além de grande defesa em cima do astro Kyrie Irving.
Dallas agora se vê pressionado a evitar um 2 a 0 na série. O próximo jogo será no domingo (9) às 21 horas e 30 minutos, também em Boston. A bola sobe na Band pela TV aberta e na ESPN pela TV fechada, ambas com narração e comentários em português.
Foto de capa: Divulgação/Boston Celtics
Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre a final da NBA entre Boston Celtics e Dallas Mavericks
LEIA TAMBÉM: Boston Celtics conquista o Leste e avança para a final da NBA

Pingback: Celtics superam triplo duplo de Luka Doncic e abrem 2 a 0 na série | Agência UVA
Pingback: Celtics abrem 3 a 0 na série e ficam a uma vitória de serem campeões da NBA | Agência UVA