O Brasil se mantém invicto na segunda semana de competições da Liga das Nações Feminina de vôlei feminino, agora são oito jogos sem perder. Essa sequência estabelece um novo recorde de invencibilidade da seleção feminina de vôlei nas seis edições da competição. Na classificação geral do campeonato, a equipe segue na segunda colocação com 22 pontos, atrás somente da Polônia que tem 24 pontos, a mesma quantidade de vitórias e perdeu menos sets.
Na abertura da segunda semana de competições, na terça-feira (28), o Brasil enfrentou o time do Japão e precisou de paciência para vencer. As asiáticas começaram bem o jogo, demonstrando que não seria um jogo fácil, fizeram diversas defesas importantes e venceram a primeira parcial. O Brasil voltou melhor na segunda parcial, mas novamente foi dominado pelas japonesas no terceiro set. No quarto set, Thaissa fez a sua estreia na competição e mudou a dinâmica do jogo, o Brasil forçou um tie-break. No quinto e decisivo set, o Brasil foi mais eficiente e deu os números finais da partida de 3 sets a 2. A capitã Gabi foi o destaque da seleção, anotando 25 pontos importantes na partida.
Na quinta-feira (30), o Brasil voltou à quadra para enfrentar a Holanda e venceu por 3 sets a 1. As brasileiras fizeram um primeiro set tranquilo, mas o segundo set o cenário foi completamente diferente. Na segunda parcial foi a vez das europeias dominarem, abrindo uma vantagem no placar que não conseguiu ser revertida. Mas o Brasil voltou a dominar a partida e fechou os dois sets seguintes. A maior pontuadora da partida foi Ana Cristina, com 19 pontos.
Contra a Itália, no sábado (1), o Brasil venceu mais uma vez no tie-break por 3 sets a 2. A partida foi equilibrada, no primeiro set as equipes chegaram a ficar empatadas, mas por conta do erro das adversárias o Brasil acabou vencendo. O segundo set continuou equilibrado, mas quem levou a melhor dessa vez foram as italianas. Na terceira parcial, a Itália foi superior, Paola Egonu deu trabalho para seleção brasileira. Precisando reverter a situação, o Brasil iniciou bem o quarto set e ganhou confiança para a virada, fechando set e vencendo o confronto no tie-break. Ana Cristina foi essencial para a vitória, somando 22 pontos. Mas a maior pontuadora foi a carrasca Paola Egonu que somou 29 pontos.
Para encerrar esse ciclo da segunda semana, o Brasil jogou contra a Tailândia no domingo (2), mantendo a invencibilidade ao vencer por 3 sets a 0. No início do jogo, o Brasil tomou um susto ao ver as adversárias ganharem vantagem no placar, mas se recuperaram a tempo de fechar o primeiro set. No segundo set o time já estava mais ajustado e venceu com facilidade. Na terceira parcial as adversárias tentaram uma reação, chegaram a ficar a frente no placar novamente, mas mais uma vez o Brasil conseguiu virar as bolas e se colocar na frente do placar. A Gabi foi a maior pontuadora do lado brasileiro com 13 pontos, mas a tailandesa M. Chatchu-On destacou com os seus 14 pontos.
Agora o Brasil se prepara para a última semana da etapa classificatória da Liga das Nações, que será sediada em Hong Kong, na China, entre os dias 12 e 16 de junho. O primeiro desafio da seleção feminina de vôlei é contra as atuais líderes do campeonato, a Polônia, o duelo que coloca em cheque a invencibilidade das duas equipes nesta fase. Ainda enfrenta Alemanha, Bulgária e Turquia na etapa classificatória.
Foto de capa: Divulgação/Volleyball World
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Seleção masculina de vôlei tem oscilações na primeira semana da Liga das Nações
LEIA TAMBÉM: Conheça a trajetória de Kamilla Cardoso, estreante na WNBA

0 comentário em “Seleção feminina de vôlei segue invicta na Liga das Nações”