Esporte Internacional

Conheça a trajetória de Kamilla Cardoso, estreante na WNBA

Agência UVA ainda traz entrevista exclusiva com o agente da atleta, Fábio Jardine

Após seis jogos afastada por uma lesão, a jogadora Kamilla Cardoso, escolha mais alta da história do Brasil em um draft tanto de NBA quanto WNBA, finalmente estreou pelo seu novo clube, o Chicago Sky, neste último sábado (1). Em 18 minutos de ação, a pivô brasileira marcou 11 pontos e pegou seis rebotes na derrota de sua equipe para o Indiana Fever pelo placar de 71 a 70.

Os primeiros pontos da carreira de Kamilla na WNBA aconteceram na partida contra o Indiana Fever.

Kamilla foi a terceira escolha do draft da WNBA, a liga profissional de basquete feminino nos Estados Unidos, realizado no dia 15 de abril. A atleta de 23 anos se tornou a décima quinta brasileira da história da liga, enquadrando-se numa lista de atletas que contém grandes nomes como Janeth Arcain, Damiris Dantas, Érika dos Santos e Helen Luz.

A jovem foi escolhida após o título universitário da última temporada. A Universidade de South Carolina, pela qual jogava, sagrou-se campeã do Final Four batendo, na final, a equipe de Iowa pelo placar de 87 a 75. Kamilla teve 15 pontos, 17 rebotes e três tocos na partida. A brasileira também levou o prêmio de jogadora com maior destaque do torneio, em reconhecimento às atuações que levaram à conquista do campeonato nacional. Ela também havia sido campeã em 2022 pela mesma universidade.

Kamilla foi escolhida pela equipe do Chicago Sky no dia do draft.

Pela seleção brasileira, a jovem estreou no ano de 2021 e participou da Copa América feminina, liderando o Brasil a uma medalha de bronze na competição. A pivô teve médias de 10 pontos e oito rebotes por jogo. Em 2022, Kamilla foi medalha de ouro com o Brasil no Campeonato Sul-Americano, batendo a Argentina na final.  Em 2023 veio o ápice da carreira até o momento com o título da Copa América feminina. Após a conquista do bronze dois anos antes, o Brasil finalmente levou a medalha de ouro, batendo a equipe dos Estados Unidos na final pelo placar de 68 a 59. Kamilla foi nomeada a MVP do torneio e teve uma atuação de gala na final, com 20 pontos e 11 rebotes.

Pela Seleção Brasileira, a atleta conquistou o troféu da Copa América feminina de 2023.

A trajetória inspiradora da jogadora começa em Montes Claros, no estado de Minas Gerais (MG). Nascida no dia 30 de abril de 2001, Kamilla saiu de sua cidade natal rumo ao sonho do basquete internacional com apenas 15 anos de idade. Seu agente, Fábio Jardine, de 46 anos, em entrevista exclusiva, fala sobre sua relação de mais de oito anos com a atleta.

“Eu conheço a Kamilla há oito anos. Fiz uma visita à casa dela em Montes Claros e a levei para os Estados Unidos em busca do sonho dela. Foi assim que começou nossa saga” conta Fábio.

No dia do draft, as expectativas de Fábio e Kamilla eram as melhores possíveis. O agente conta que as duas equipes mais interessadas na jovem ocupavam as escolhas número 2 e 3 do draft, o Los Angeles Sparks e o Chicago Sky, respectivamente. Representando a atleta, ele conta como foi seu contato com as equipes antes da decisão final delas.

“A gente sabia que ela seria escolhida por uma dessas equipes. Ambas conversaram comigo sobre o lado fora da quadra de Kamilla, sua personalidade, o que eu achava dela, o que eles achavam dela. Foram duas conversas muito boas, mas a decisão final era deles” comenta Fábio.

Fábio estava presente com Kamilla no dia do draft.

Fábio também conta que a equipe do Chicago Sky deixou mais explícita sua preferência por Kamilla do que a equipe do Los Angeles Sparks, que, apesar do interesse nela, preferiu ir na americana Cameron Brink. Assim, deixando as portas abertas para a franquia de Chicago escolher a brasileira.

“O diretor do Chicago Sky é uma pessoa de extrema confiança minha. Não tivemos o que discutir. Um respeito mútuo entre nós e a preferência da equipe pela Kamilla facilitaram o processo do draft. Estávamos apenas aguardando a decisão do Sparks para ter certeza de que a Kamilla jogaria em Chicago” disse o agente que representa a jogadora brasileira.

A brasileira conquistou o troféu de campeã nacional do basquete universitário.

Fábio ainda conta o lado humano da sensação do basquete nacional ao longo desses oito anos de relacionamento profissional entre agente e atleta.

“A característica mais marcante dela é sua força, tanto mental quanto emocional. Sempre consegui ver isso nela. Ela sabe o que quer, é decidida. Nada foi fácil para ela, foram altos e baixos, e eu tenho certeza de que ela vai brilhar pela forma como ela é. Ela sabe seu valor e corre atrás” afirma Fábio.

Kamilla Cardoso e sua mãe apareceram em campanha publicitária para a State Farm.

Kamilla agora segue a temporada regular com a sua equipe. A pivô brasileira de 2,01 metros de altura perdeu seis jogos por lesão, mas já retornou às quadras. No momento, a equipe do Chicago Sky tem três vitórias e quatro derrotas na temporada regular. Seu próximo compromisso é contra a equipe do New York Liberty nesta terça-feira (4), às 21 horas, conforme o horário de Brasília. A transmissão da partida será feita ao vivo e com imagens pelo canal NBA Brasil no Youtube.

Foto de capa: Divulgação/WNBA

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Dallas Mavericks conquista o Oeste e avança para a final da NBA

LEIA TAMBÉM: Boston Celtics conquista o Leste e avança para a final da NBA

1 comentário em “Conheça a trajetória de Kamilla Cardoso, estreante na WNBA

  1. Pingback: Seleção feminina de vôlei segue invicta na Liga das Nações | Agência UVA

Deixe um comentário