O Flamengo conheceu na manhã do último sábado (1) sua primeira derrota nos playoffs do NBB. Em um jogo pouco inspirado das duas equipes, o rubro-negro foi derrotado pelo Franca por 69 a 56. O rubro-negro agora viaja para São Paulo em busca de seguir vivo nas finais do NBB ao disputar dois jogos na casa do adversário.
Aproximadamente 7 500 pessoas estiveram presentes no ginásio do Maracanãzinho para o primeira partida da final do NBB entre Flamengo e Franca. Apesar de contar com o apoio da torcida, o time mandante teve uma manhã pouco inspirada, acertando apenas 34% de seus arremessos. O duelo também marcou a pior pontuação da história de uma final do NBB, com apenas 125 pontos combinados entre as equipes.
(Vídeo: Wilson Maia / Agência UVA)
O primeiro quarto da partida foi bem equilibrado, apesar do baixo placar de 13 a 12 para o Flamengo. A partir do segundo quarto, a estratégia defensiva do Franca mudou, o time passou a permitir as trocas de marcação e experimentou uma marcação por zona durante alguns momentos do jogo. Essa estratégia estagnou o ataque da equipe carioca, que se mostrou extremamente dependente das bolas de três pontos. O placar do segundo quarto ficou em 18 a 9 para o Franca, que foi para o vestiário liderando o intervalo por 30 a 22.
(Vídeo: Wilson Maia / Agência UVA)
No segundo tempo, o foco defensivo do Franca não mudou e o Flamengo voltou a ter dificuldades em pontuar, apesar de ter equilíbrio na defesa. A partir do terceiro quarto, a estrela do Franca, Lucas Dias, de 28 anos, passou a tomar mais ações ofensivas na partida. O jogador foi o cestinha da partida com 16 pontos, além de nove rebotes e um toco. O terceiro quarto terminou com o placar de 21 a 13 para o Franca, que liderava o jogo por 51 a 35.
(Vídeo: João Gabriel Lopes / Agência UVA)
O último quarto foi um misto de reações por parte do Flamengo, que chegou a reduzir a desvantagem para apenas 8 pontos, mas o Franca sempre entregava uma resposta a cada reação da equipe carioca. A pressa fez com que time carioca abusasse das tentativas para três pontos. Em uma determinada posse de bola, o Flamengo tentou cinco arremessos para três pontos e errou todos. O Franca aproveitou a superioridade de altura de Lucas Dias e Márcio, ambos com 2,08 metros, para dominar os rebotes ofensivos, resultando em faltas da equipe carioca, que culminaram em 10 lances livres a mais para a equipe paulista.
Após o fim do jogo, em entrevista coletiva, o técnico Gustavo de Conti analisou a atuação de sua equipe.
“Entramos extremamente ansiosos na partida, essa ansiedade fez com que, na prática, nos encontrássemos fora de posição, querendo improvisar, saindo do planejado e acabando em arremessos forçados”, afirmou o técnico.
(Vídeo: João Gabriel Lopes / Agência UVA)
O segundo e o terceiro duelo serão em Franca, no estado de São Paulo. O Flamengo precisa vencer no mínimo um desses confrontos para retornar ao Maracanãzinho para a quarta partida. Caso a série necessite de cinco jogos, o mando também é do rubro-negro.
Foto de capa: Gilvan de Souza / CRF
Reportagem de Wilson Maia e João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Flamengo atropela Bauru e avança para a final do NBB
LEIA TAMBÉM: Sorteio define os confrontos das oitavas da Libertadores

Pingback: Flamengo se recupera, bate Franca e garante jogo 4 no Rio de Janeiro | Agência UVA
Pingback: Em jogo polêmico e disputado, Franca vence o Flamengo e abre 2 a 1 na série | Agência UVA