Esporte

Seleção masculina de vôlei tem oscilações na primeira semana da Liga das Nações

Com duas vitórias e duas derrotas, Bernardinho reestreia no comando da seleção brasileira

A semana de estreia da seleção masculina na Liga das Nações foi marcada por altos e baixos. Foram duas vitórias e duas derrotas nos quatro jogos disputados no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 26 de maio. Com esse resultado, o Brasil soma apenas seis pontos na classificação, ocupando a oitava colocação. Após três semanas da fase preliminar, apenas oito equipes seguem para o mata a mata. Se acabasse esta semana o Brasil ficaria com a última vaga. 

Os duelos da primeira semana tiveram uma coisa em comum, os quatro adversários (Cuba, Argentina, Sérvia e Itália) ainda buscam as suas vagas olímpicas e com isso precisavam dos pontos da vitória para somar no ranking mundial. Enquanto o Brasil está mais tranquilo na competição com a sua vaga já garantida em Paris. O torneio está sendo como uma preparação para as Olimpíadas, dando oportunidade para o time de evoluir nesse início de trabalho com Bernardinho de volta à frente da seleção. 

Bernardinho reestreia no comando da seleção brasileira contra Cuba.
(Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

No jogo de abertura, terça-feira (21), o Brasil não superou os cubanos e perdeu por 3 sets a 1. Cuba já começou melhor levando a primeira parcial. A segunda etapa foi a mais equilibrada do jogo e a única vencida pelo Brasil, que precisou salvar quatro set points antes de fechar o placar em 29 a 27. Depois, os cubanos voltaram a dominar a partida e fecharam os dois últimos sets na frente, garantindo a vitória. Apesar do domínio do ataque cubano, foi o jogador Leal que terminou como o maior pontuador do jogo, totalizando 19 pontos. 

Leal é cubano e naturalizado brasileiro, já veste a camisa verde e amarela há 5 anos.
(Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

A primeira vitória aconteceu na quinta-feira (23) diante da Argentina, de virada, por 3 sets a 2. O Brasil dominou o primeiro set, mas os argentinos melhoraram e venceram as duas etapas seguintes. Impulsionados pela torcida brasileira que lotava o Maracanãzinho e jogava junto com o time, o Brasil reagiu no quarto set e forçou o tie-break, último set da partida, que foi vencido pelos brasileiros e garantiu o triunfo da seleção. O destaque da partida foi o oposto Darlan, com 20 pontos. 

Na sexta-feira (24), o Brasil enfrentou a Sérvia e venceu por 3 sets a 1. A partida começou equilibrada entre as duas equipes, o time da casa venceu as duas primeiras parciais. No terceiro set, porém, a equipe brasileira que estava a frente do placar teve o emocional abalado quando o juiz marcou duas conduções de bola da equipe, o que gerou muita reclamação. Com isso, a Sérvia aproveitou e venceu a terceira parcial. A equipe visitante começou melhor o quarto set, mas o Brasil passou a frente do placar e permaneceu para fechar a segunda vitória. Mais uma vez o destaque da equipe ficou por conta de Darlan que anotou 22 pontos. 

Darlan vibrando com as vitórias da seleção brasileira.
(Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

O último compromisso da semana foi no domingo (26), quando o Brasil sofreu uma virada da Itália de 3 sets a 2. O Brasil controlou o jogo na primeira parcial, na segunda o cenário já era diferente, porque os italianos passaram a frente e administraram o placar. No terceiro set, as coisas voltaram a funcionar e o Brasil venceu. Novamente, no quarto set, os brasileiros voltaram a ter uma sequência de erros e os adversários conseguiram o empate. No tie-break, o placar estava equilibrado, mas um erro da arbitragem acabou favorecendo a Itália que venceu a última parcial por 15 a 13. O destaque do jogo foi o italiano Michieletto, que marcou 22 pontos, e do lado brasileiro, Leal foi quem teve o melhor aproveitamento, com 17 pontos. 

A partida foi uma revanche da Itália, com os dois times se reencontrando no palco da final da Rio2016. Na ocasião o jogo foi a despedida de Bernardinho da seleção no último ciclo.
(Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

Agora, a seleção tem uma semana dedicada aos treinos. O Brasil retorna às quadras no dia 04 de junho para disputar a segunda semana da fase classificatória da Liga das Nações. As próximas quatro partidas acontecem em Fukuoka, no Japão, onde a equipe enfrentará Alemanha, República Islâmica do Irã, Eslovênia e Polônia, respectivamente.

Foto de capa: Maurício Val/FV Imagens/CBV

Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: A seleção feminina de vôlei termina a primeira semana na Liga das Nações invicta

LEIA TAMBÉM: Com novos nomes, Seleção Brasileira fecha a lista de convocados para a Copa América

1 comentário em “Seleção masculina de vôlei tem oscilações na primeira semana da Liga das Nações

  1. Pingback: Seleção feminina de vôlei segue invicta na Liga das Nações | Agência UVA

Deixe um comentário