Esporte

A seleção feminina de vôlei termina a primeira semana na Liga das Nações invicta

Com quatro vitórias, o Brasil conquista resultados importantes para a sequência do campeonato e quebra jejum de cinco anos diante dos Estados Unidos

A seleção feminina de vôlei não perdeu nenhuma partida nesta primeira semana de Liga das Nações de Vôlei (VNL). Foram quatros jogos iniciais, disputados no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 19 de maio. Com 100% de aproveitamento, as brasileiras venceram as seleções do Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos e Sérvia. Esse resultado coloca o Brasil na liderança da competição junto com a Polônia, que também terminou a semana invicta, sem perder nenhum set. 

Com essa sequência, a seleção feminina tem o melhor início de competição na Liga das Nações. Nas cinco edições anteriores, o Brasil havia perdido uma das quatro primeiras partidas. O resultado inédito da invencibilidade é importante para a sequência dos jogos. Com essas vitórias o Brasil assumiu o segundo lugar do ranking mundial e se continuar na vice-liderança será cabeça de chave na divisão dos grupos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Durante a estreia, na terça-feira (14), o Brasil enfrentou o Canadá e venceu por 3 sets a 1. Foi um jogo mais duro, disputado ponto a ponto. O Canadá chegou a levar a melhor na segunda parcial, mas no quarto set o Brasil conseguiu se destacar e abrir a maior vantagem do jogo, o que garantiu a vitória. O destaque em quadra foi Ana Cristina, uma vez que a ponteira marcou 21 pontos.

Dos pontos marcados por Ana Cristian, 17 foram de ataques.
(Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

Em um jogo mais tranquilo, na quinta-feira (16), o Brasil venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0. As sul-coreanas não apresentaram muita resistência contra as brasileiras que venceram com uma larga vantagem. Apenas no início do terceiro set que as jogadoras asiáticas ficaram a frente no placar quando marcaram os dois primeiros pontos. A partida ainda ficou marcada pela estreia de Helena e Luzia, que não tinham entrado em quadra no primeiro jogo. O destaque mais uma vez foi Ana Cristina, que anotou 18 pontos na partida.

As estreantes em quadra junto com as companheiras de equipe.
(Foto: Maurício Val/FV Imagem/CBV)

O terceiro jogo aconteceu na sexta-feira (17), na qual o Brasil venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1, quebrando um jejum de cinco anos. As brasileiras começaram melhor a partida, vencendo as primeiras parciais. O técnico americano decidiu mexer no time, com isso as jogadoras norte-americanas venceram o terceiro set. Na última parcial, o Brasil voltou a ser superior e incendiou a torcida, vencendo a partida. A capitã Gabi foi o destaque dentro de quadra, marcando 24 pontos, e chamando o apoio da torcida.

Gabi vibrou a cada ponto marcado.
(Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

Para encerrar as partidas da primeira semana, o último jogo foi contra a Sérvia no domingo (19). Da última vez que os times se enfrentaram, a Sérvia havia derrotado o Brasil na final do Mundial de 2022. Mas desta vez, em casa, o resultado foi diferente. A vitória brasileira foi por 3 sets a 0. A capitã Gabi e aniversariante de domingo, novamente foi a maior pontuadora do jogo, com 15 pontos. 

Assim, o Brasil encerrou a sua passagem em território nacional com invencibilidade na primeira semana de Liga das Nações. A felicidade só não foi completa, pois diante da Sérvia, a Julia Kudiess sofreu uma lesão no joelho. A jogadora saiu ainda no primeiro set e chorou muito ao deixar a quadra. Após a partida, ela passou por exames e foi diagnosticada com lesão ligamentar do joelho e microfratura do platô tibial. Com essa condição, a central de apenas 21 anos volta para o seu clube, Minas, para iniciar o tratamento fisioterápico, ficando de fora do restante da competição e dos Jogos Olímpicos.

Julia Kudiess sendo aparada pelas amigas da seleção.
(Foto: Reprodução/FIVB Divulgação)

Sem Julia, o Brasil embarca até a China para disputar a segunda rodada da fase classificatória da Liga das Nações. Em Macau, a seleção entra em quadra na próxima terça-feira (28) contra o Japão. Na sequência enfrenta Países Baixos, Itália e Tailândia.

Foto de capa: Maurício Val/FV Imagens/CBV

Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Vôlei brasileiro tem um último compromisso antes de Paris 2024

LEIA TAMBÉM: Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

1 comentário em “A seleção feminina de vôlei termina a primeira semana na Liga das Nações invicta

  1. Pingback: A seleção masculina de vôlei tem oscilações na primeira semana da Liga das Nações | Agência UVA

Deixe um comentário