Esporte

Efeito Romário: como o retorno do ídolo ao futebol influencia o America Football Club

Com Romário na presidência e inscrito como jogador, o clube vive a expectativa de uma temporada diferente

O America Football Club é um dos clubes mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro e voltou a ser destaque nos jornais depois de anos. No fim de 2023, Romário, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial e atualmente Senador da República, foi eleito presidente da agremiação, que desde então, tem obtido mais espaço nos noticiários.

Romário foi eleito presidente do clube no dia 8 de novembro de 2023.
(Foto: Arthur Lyrio / AFC)

O time é uma das instituições mais relevantes da história do futebol carioca. Durante décadas foi uma das grandes potências do esporte no Rio de Janeiro e até hoje em dia é a quinta equipe com mais títulos estaduais no local, ficando atrás somente dos quatro clubes com maior destaque e que atualmente disputam a Série A do Brasileirão. Enquanto o America tem sete conquistas, o Botafogo venceu 21 edições, o Vasco ganhou em 24 oportunidades, o Fluminense faturou o torneio em 33 ocasiões e o Flamengo foi campeão por 38 vezes.

Entretanto, a agremiação com sede na Rua Campos Sales, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, perdeu força e visibilidade com o passar dos anos. A última participação da equipe na elite do futebol nacional foi em 1988, por exemplo.

O Mequinha atualmente está na Série A2 do Campeonato Carioca e tem gerado muita expectativa para os jogos que disputará, afinal de contas, Romário, aos 58 anos, está inscrito como jogador. Quinze anos após a aposentadoria, ele decidiu voltar a jogar futebol pelo clube e vai combinar com o treinador como será utilizado nas partidas.

Essa estratégia fez com que o America voltasse a ter a atenção que não recebia há muitos anos, pois no primeiro treino de Romário, diversos veículos de imprensa foram realizar a cobertura. As imagens do retorno aos gramados do Baixinho, como também é conhecido o ídolo no esporte, repercutiram por todo o mundo.

No final do primeiro treino que realizou, Romário deu entrevista e comentou em tom de brincadeira sobre seus poderes como presidente e jogador do clube.

“A vantagem de ser presidente e jogador é que eu jogo a hora que eu quiser, saio na hora que eu quiser, se o treinador não gostar eu demito, e se não tocarem a bola pra mim eu multo”, declarou o também político brasileiro.

O efeito Romário também fez com que as redes sociais do America crescessem exponencialmente. O perfil do clube ganhou mais de 60 mil seguidores no Instagram entre janeiro e maio, praticamente duplicando o número de seguidores.

Com o ex-atacante na presidência, o time carioca também conseguiu contratar jogadores mais renomados, como o atacante André Felipe, que tem passagens por grandes clubes do cenário nacional e até já vestiu a camisa da seleção brasileira.

Lucas Lima, cientista político de 27 anos, é torcedor do America e comentou suas impressões sobre o efeito Romário e suas expectativas para a temporada.

“O aumento de seguidores e engajamento foi nítido. Atraiu muitos torcedores e simpatizantes. Isso pode ser muito importante para resultar no aumento do público nos jogos em Edson Passos, nas vendas de camisa e outras ações. A minha expectativa para a A2 é a mesma de todos os anos. Acho que o time vai subir de sivisão. O America tem que estar na elite do futebol carioca e também no cenário nacional”, disse o cientista político e torcedor da equipe.

A estreia do clube na Série A2 acontece no próximo sábado (18), no estádio Giulite Coutinho, contra o Petrópolis e a expectativa é de um bom público.

Foto de capa: Reprodução / X

Reportagem de Wilson Maia, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Finalista inédito! Conheça o Nova Iguaçu, a Laranja Mecânica da Baixada

LEIA TAMBÉM: CBF adia jogos envolvendo times gaúchos até 27 de maio

2 comentários em “Efeito Romário: como o retorno do ídolo ao futebol influencia o America Football Club

  1. Pingback: CBF anuncia paralisação do Brasileirão por duas rodadas | Agência UVA

  2. Pingback: Bayer Leverkusen entra para a seleta lista de campeões invictos | Agência UVA

Deixe um comentário