Em decorrência da tragédia motivada pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul desde 25 de abril, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na quarta-feira (15) o adiamento das próximas duas rodadas do Brasileirão. Agora, a sétima e a oitava rodada da competição que iriam acontecer nos dois próximos fins de semana, só serão disputadas em outra data. A medida atende aos pedidos de 15 dos 20 times que disputam a Série A.
Os clubes gaúchos que fazem parte da primeira divisão nacional, como Grêmio, Internacional e Juventude, não disputam partidas desde a última semana de abril, quando diversos pontos e municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pela condição climática e calamitosa da região. A decisão ocorre após o posicionamento a favor da paralisação dos clubes que fazem parte da Liga Forte União, que ainda receberam apoio de Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. As equipes que foram contra a ideia ou não se manifestaram foram Corinthians, Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino e Flamengo.

(Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert)
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou na última sexta-feira (10) que iria respeitar a decisão dos clubes, mas alertá-los sobre o calendário do futebol brasileiro. Assim, marcou uma reunião para decidir a paralisação ou não das partidas para o dia 27 de maio, o que ocasionou em duras críticas a ele e à entidade.
Apesar de o anúncio das rodadas suspensas ter acontecido, a medida se restringe aos jogos da Série A do Brasileirão. Os demais campeonatos a nível de território nacional terão seus confrontos mantidos até o momento, como é o caso da Copa do Brasil, que por sua vez, recebe os jogos de volta da terceira fase a partir da próxima semana. Há ainda, a ressalva de que os jogos de Grêmio e Internacional pelas competições da Conmebol também serão adiados, o que vem acontecendo desde a quarta rodada da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana.

(Foto: Diego Baldi / Grêmio FBPA)

(Foto: Reprodução / Sport Club Internacional)
Dessa forma, caso não haja alterações na paralisação, os jogos do Brasileirão irão voltar a ser disputados no dia 1° de junho, na 9ª rodada. Os clubes gaúchos já começam a se movimentar para o reinício de treinamentos em locais alternados. Internacional e Juventude, por exemplo, já voltaram às atividades. O colorado teve seu primeiro treino na terça-feira (14) realizado no complexo de uma universidade, enquanto o clube alviverde voltou a treinar no seu próprio CT na mesma data. O Grêmio deve retomar as atividades na próxima sexta-feira (17) no centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo.
Foto de capa: Lucas Figueiredo / CBF
Reportagem de Leonardo Pires de Carvalho, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: CBF adia jogos envolvendo times gaúchos até 27 de maio
LEIA TAMBÉM: Efeito Romário: como o retorno do ídolo ao futebol influencia o America Football Club

Pingback: Justiça do Rio aceita pedido e SAF do Vasco é suspensa | Agência UVA
Pingback: Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027 | Agência UVA
Pingback: Com novos nomes, Seleção Brasileira fecha a lista de convocados para a Copa América | Agência UVA
Pingback: Saiba como os clubes cariocas se mobilizaram para ajudar o Rio Grande do Sul | Agência UVA