A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na terça-feira (7) que os clubes do Rio Grande do Sul (RS) não entrarão em campo até 27 de maio. A medida vale para todos os torneios pelos quais são organizados pela entidade.
A determinação ocorreu depois que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) solicitou à CBF na última sexta-feira (3) o adiamento de todas as partidas envolvendo times rio-sul-grandenses por 20 dias. Houve ainda pressão pela paralisação imediata das competições nacionais, mas a entidade decidiu manter a programação dos torneios sem os gaúchos durante esse período.
A decisão atinge equipes da Série A do Brasileirão como por exemplo Grêmio, Internacional e Juventude. A medida ainda afeta outros times gaúchos que disputam as séries C e D do Brasileirão, as três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20. Por outro lado, a Série B do Brasileirão não foi impactada porque não há clubes do estado jogando neste campeonato.
O Rio Grande do Sul sofre com as consequências das fortes chuvas desde o início deste mês de maio. Segundo dados da Defesa Civil, até a tarde da última terça-feira haviam os registros de 95 cidadãos mortos, 131 desaparecidos e 372 feridos em razão dos temporais. No total, 401 dos 497 municípios do estado relataram algum problema devido à situação que provocou enchentes em diversas regiões. Até o Aeroporto Salgado Filho teve que ser interditado por ao menos um mês em virtude do alagamento da área.
Foto de capa: Divulgação / CBF
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado, diz Lula
LEIA TAMBÉM: Rio envia corpo de bombeiros para apoio às vítimas de desastre das chuvas no Rio Grande do Sul

Pingback: Dorival Jr. anuncia os convocados para a Copa América | Agência UVA
Pingback: Botafogo e Fluminense vencem, mas Flamengo amarga outra derrota na Libertadores | Agência UVA
Pingback: Efeito Romário: como o retorno do ídolo ao futebol influencia o America Football Club | Agência UVA
Pingback: CBF anuncia paralisação do Brasileirão por duas rodadas | Agência UVA