Sem surpresas, a primeira escolha do draft de 2023, Victor Wembanyama, venceu o prêmio de calouro do ano de forma unânime. A jovem estrela francesa, de 20 anos, liderou os novatos em pontos, rebotes e tocos em sua primeira temporada. Com restrições de minutos em boa parte da temporada, o atleta superou as expectativas e terminou a temporada com médias de 21,4 pontos; 10,6 rebotes; 3,9 assistências e incríveis 3,6 tocos por jogo, sendo a maior marca de tocos de um novato desde 1986.
Wembanyama também esteve presente em 71 dos 82 jogos de sua equipe, o San Antonio Spurs, apesar de apenas 22 vitórias da equipe. O prêmio celebra o brilhantismo individual do atleta. Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, e Brandon Miller, do Charlotte Hornets, completaram o pódio do prêmio.
O francês, em sua primeira temporada na NBA, quebrou alguns recordes. O atleta tornou-se o jogador mais jovem a alcançar um triplo-duplo com tocos e o novato com o maior número de stocks (roubos de bola + tocos) na história da NBA, superando os números de 1993 da lenda do basquete Shaquille O’Neal. Victor também liderou a liga inteira em tocos por jogo e tocos totais, sendo o primeiro novato desde 1986 a conseguir este feito.
O jovem francês ainda aguarda o resultado do prêmio de Defensor do Ano da NBA, onde ele é um dos três finalistas junto com Bam Adebayo, do Miami Heat, e seu compatriota Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves.
Agora, Wembanyama, segue rumo à sua segunda temporada na NBA com expectativas ainda mais altas. Com 2,24 metros de altura e uma mobilidade impressionante, além de uma capacidade de arremessar de longa distância incomum para a posição de pivô, Victor tem a missão de levar a equipe de San Antonio aos playoffs após 5 anos de ausência.
Foto de capa: Divulgação/NBA
Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre a primeira semana de playoffs da NBA
LEIA TAMBÉM: Entenda como funcionam os playoffs da NBA

Pingback: Rudy Gobert vence pela quarta vez na carreira o prêmio de defensor do ano da NBA | Agência UVA
Pingback: Nikola Jokic é eleito pela terceira vez em sua carreira o MVP da temporada | Agência UVA
Pingback: Finais de Conferência da NBA definidas: veja os confrontos | Agência UVA