A terceira rodada da Libertadores de 2024 terminou e, entre terça (23) e quinta (25), situações importantes aconteceram na vida dos clubes cariocas. O Botafogo respirou na competição ao conquistar a primeira vitória. Já o Fluminense, deixou escapar a chance de se isolar no grupo com direito a polêmica na concentração. O Flamengo, por sua vez, poupou meio time e viu a derrota acontecer na altitude de La Paz, na Bolívia.
A começar pelo único que venceu, o Botafogo recebeu a equipe do Universitário, do Peru, no Estádio Nilton Santos. Houve uma certa dúvida quanto ao desempenho ofensivo porque, logo aos dez minutos, o atacante Tiquinho Soares se machucou e teve que ser substituído. Quem ficou com a vaga foi o meia Eduardo, e justamente dos pés dele que saiu o primeiro do Glorioso. Após chute cruzado de Júnior Santos, o instinto matador do camisa 33 surgiu para escorar, logo no início do segundo tempo.
Depois de Eduardo, Luiz Henrique ampliou o placar, ao marcar o primeiro gol dele com a camisa do Botafogo. O camisa 33 ainda fez mais um para a conta. Por outro lado, o peruano Christopher Olivares, no fim da partida, chegou a diminuir para os visitantes.
O segundo time do Rio de Janeiro que entrou em campo foi o rubro-negro. Numa altitude de 3.637 metros, o Flamengo foi a campo sem sete dos 11 titulares para enfrentar o Bolívar, da Bolívia. O clube viu o placar ser aberto aos dois minutos pelo atacante Francisco Da Costa e reagiu ao empatar com o lateral uruguaio Matias Viña três minutos depois. Só que, com pouco brilho, tomou o gol derradeiro na etapa final anotado por outro brasileiro, dessa vez Bruno Sávio. O atacante bateu colocado quase no meio do gol e Rossi não conseguiu defender. 2 a 1 para os mandantes, resultado esse que não impediu o Mais Querido de continuar em segundo lugar no grupo, porém fez a equipe boliviana disparar na primeira colocação.

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O Fluminense jogou na quinta-feira, mas com uma polêmica nos bastidores visto que Jhon Kennedy, Alexsander, Kauã Elias e Arthur foram afastados do confronto por conta de uma festa feita na Barra da Tijuca, considerada muito fora do tom. De acordo com informações do GE e do Canal do Lessa, uma consulta às câmeras de segurança mostrou como tudo ocorreu. O ato chegou até mesmo a incomodar as lideranças do time de Laranjeiras.
Dentro de campo, um 0 a 0 contra o Cerro Porteño, do Paraguai, que incomodou os torcedores nas redes sociais.
Outros brasileiros garantiram bons resultados
Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio e São Paulo fizeram a parte ao ganhar as partidas. A equipe comandada por Abel Ferreira virou contra o Independiente del Valle, do Equador, depois de estar perdendo por 2 a 0. Endrick, Lázaro e Luís Guilherme marcaram na partida que terminou com a vitória do time brasileiro por 3 a 2 fora de casa. O Galo continuou com o 100% na competição ao vencer em seu próprio estádio a equipe do Peñarol, do Uruguai, também por 3 a 2. Paulinho e Gustavo Scarpa, por duas vezes, marcaram no duelo.
O tricolor gaúcho foi econômico e ganhou do Estudiantes, da Argentina, pelo placar de 1 a 0, na cidade de La Plata, com gol do garoto Nathan Fernandes. Já o tricolor paulista, fez 2 a 0 contra o Barcelona, do Equador, na estreia do técnico argentino Luis Zubeldia. Calleri e Alisson marcaram no confronto que ocorreu em Guayaquil.
Foto de capa: Vítor Silva/BFR
Reportagem de Victor Ferreira Santos, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: CBLOL 2024: final do primeiro Split bate recorde de audiência
LEIA TAMBÉM: Retorno de Bernardinho em meio à crise marca o caminho do Brasil para Paris 2024

Pingback: Botafogo e Fluminense vencem, mas Flamengo amarga outra derrota na Libertadores | Agência UVA