O sorteio dos jogos e dos mandos de campo da terceira fase da Copa Betano do Brasil 2024 aconteceu na última quarta-feira (17), com os times do Pote 2, ou seja, os classificados da segunda fase da competição, enfrentando as equipes do Pote 1, os demais clubes que vão estrear no torneio.
Conforme o regulamento, além dos times que passaram da primeira e segunda rodada, na terceira fase ingressam os clubes que se classificaram para a Copa Conmebol Libertadores deste ano (Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG e Red Bull Bragantino), o classificado pelo Brasileirão Série A do ano passado (Athletico-PR) e os atuais campeões do Brasileirão Série B (Vitória), da Copa Verde (Goiás) e da Copa do Nordeste (Ceará).
No entanto, após a cerimônia que definiu os confrontos, o calendário dos clubes que disputarão a fase chamou a atenção. Com as partidas de ida ocorrendo na semana do dia 1° de maio e as de volta na semana do dia 22 do mesmo mês, os dias detalhados dos duelos ainda não foram definidos. Porém, o que se sabe é que, paralelo à competição que mais rende financeiramente aos clubes brasileiros, outros campeonatos estarão sendo realizados como é o caso da Libertadores, Copa Sul-Americana, do Brasileirão e Copa Verde.
Os jogos do Campeonato Brasileiro vão ser disputados em todos os fins de semana, enquanto os da Libertadores e Sul-Americana acontecerão nas semanas do dia 23 de abril, 7 e 14 de maio. A Copa Verde é a única competição que não comprometerá tanto no calendário, já que só haverá uma partida, disputada no dia 11 de maio. Esse conjunto de partidas alerta os times sobre a possibilidade de desgaste e cansaço de seus jogadores, com a probabilidade de que alguns tenham que ser poupados, especialmente os atletas considerados fundamentais no plantel do clube.
Além da quantidade de jogos, outro fator que chama atenção é a distância e número de viagens que certos times terão de realizar. O caso dos 13 clubes que estão disputando competições internacionais é ainda mais preocupante. Com ênfase ainda maior para aqueles como Flamengo, Palmeiras e Cuiabá, que por sua vez, terão de enfrentar adversários cujo seus mandos de campo ficam em longa altitude.
Como o calendário do futebol brasileiro é extenso e cheio de jogos a serem disputados a nível nacional e internacional, a tendência natural é que alguns jogadores sintam a quantidade de partidas. Em especial, certos jogadores estrangeiros não estão acostumados com essa intensidade. Por isso, diversos clubes optam por poupar seus atletas titulares a fim de preservá-los, atuando com times mistos ou reservas, geralmente, nos confrontos do Campeonato Brasileiro. Nas partidas da terceira fase da Copa do Brasil, esse fator deve ser presenciado mais uma vez.
Foto de capa: Reprodução/X
Reportagem por Leonardo Pires de Carvalho, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Início do Brasileirão 2024 é marcado por novidade no VAR
LEIA TAMBÉM: Libertadores 2024: Brasileiros se recuperam na segunda rodada após tropeços

0 comentário em “Sorteio da terceira fase da Copa do Brasil complica a agenda dos clubes”