Esporte

Libertadores 2024: Brasileiros se recuperam na segunda rodada após tropeços

Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG vencem em casa, enquanto Botafogo e Grêmio estão na lanterna de seus grupos

Depois de tropeços na estreia da fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores 2024, os times brasileiros conseguiram reagir na segunda rodada da competição. Os jogos ocorreram nesta semana, de terça-feira (09) a quinta (11). Flamengo e Fluminense, que haviam empatado na primeira rodada, venceram seus jogos contra Palestino e Colo-Colo, respectivamente. Porém, a mesma recuperação não aconteceu com o Botafogo, que perdeu seu segundo jogo em duas partidas disputadas. O alvinegro, desta vez, foi superado pela LDU, na altitude de Quito, no Equador. A rodada ainda teve vitórias de paulistas, Atlético-MG se mantendo 100% na competição e Grêmio perdendo dentro de casa.

Dos 32 clubes presentes na fase de grupos, só 16 avançam para as oitavas de final.

Fluminense e Flamengo entraram em campo nas noites de terça (09) e quarta-feira (10) para a disputa de seus jogos no Maracanã. Após empate fora de casa na estreia, o tricolor das Laranjeiras se impôs e venceu o Colo-Colo, do Chile, por 2 a 1. Marquinhos abriu o placar para os cariocas no início do jogo, que viram os equatorianos empatarem o jogo pouco tempo depois. No segundo tempo, Cano, que voltava de lesão, apareceu para colocar o atual campeão do torneio na frente mais uma vez e fechar o placar. O Colo-Colo ainda teve um jogador expulso próximo ao fim da partida.

Em paralelo a isso, o Flamengo, que também estreou com empate fora de casa, venceu o Palestino, do Chile, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Pedro e pelo estreante Léo Ortiz. No primeiro tempo, o rubro-negro se impôs e atacou diversas vezes o adversário. Porém, após a volta do intervalo, o rendimento dos cariocas caiu, fazendo com que os chilenos começassem a gostar do jogo e atacar algumas vezes o gol defendido por Rossi. Nos meados da segunda etapa, o Flamengo se recompôs e voltou a liderar as ações no campo, conseguindo o segundo gol com Léo Ortiz após cobrança de escanteio e decretando o resultado.

Derrota e amargura na lantera do grupo

Se por um lado, os dois últimos vencedores da competição se recuperaram dos empates na estreia, o mesmo não aconteceu com o Botafogo. O clube da estrela solitária perdeu sua segunda partida em dois jogos no torneio. A equipe viajou para o Equador para encarar a altitude de mais de 2 500 metros de Quito, onde fica localizado o estádio da LDU, adversária da rodada e atual campeã da Copa Sul-Americana. Na estreia de Artur Jorge, que surpreendeu na escalação adotando um esquema com quatro atacantes, o alvinegro não levou muita sorte e tomou o gol logo aos quatro minutos de jogo, marcado por Lisandro Alzugaray.

A partir disso, o que se viu foi uma certa pressão por parte dos equatorianos na busca pelo segundo gol, que veio a acontecer. No entanto, foi anulado pela revisão do árbitro de vídeo (VAR), pela qual marcou impedimento no início da jogada. Os cariocas até tentaram criar jogadas e levar perigo ao gol da LDU, mas esbarraram muitas vezes nas condições físicas e na dificuldade diante da diferença de nível do mar, o que ficou exposto no fim do jogo, quando os jogadores perdiam jogadas pela falta de fôlego e exaustão. O Botafogo, agora, está na última colocação do grupo D.

Brasileiros na segunda rodada

O Palmeiras, que havia empatado na primeira rodada atuando com time misto fora de casa, somou três pontos em casa ao superar o Liverpool, do Uruguai, de virada, por 3 a 1. Os gols marcados por Aníbal Moreno, Flaco López e Estevão consagraram a vitória do atual bicampeão brasileiro. Já o São Paulo, se recuperou da derrota na estreia e ganhou em casa do Cobresal, do Chile, por 2 a 0. Os gols de André Silva e Calleri marcados na reta final da partida asseguraram o resultado positivo do tricolor paulista.

O Galo superou o Rosário Central, da Argentina, e se manteve 100% na competição.
(Foto: Reprodução/X/Atlético)

A surpresa da rodada ficou por conta do Grêmio, que foi derrotado pelo Huachipato, do Chile, por 2 a 0, na Arena do Grêmio. O time de Porto Alegre já havia perdido na estreia da competição atuando fora de casa e, agora, amargaa a lanterna do grupo C. Já o Atlético-MG, se manteve com 100% de aproveitamento ao vencer sua segunda partida em dois jogos disputados. O Galo superou o Rosário Central, da Argentina, por 2 a 1, com gols marcados por Gustavo Scarpa e Paulinho.

Foto de capa: Reprodução/X/Flamengo

Reportagem de Leonardo Pires de Carvalho, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Libertadores 2024: Equipes cariocas tropeçam e só Atlético vence em primeira rodada

LEIA TAMBÉM: Do céu ao Inferno, como a saúde mental importa na vida de um atleta

2 comentários em “Libertadores 2024: Brasileiros se recuperam na segunda rodada após tropeços

  1. Pingback: Início do Brasileirão 2024 é marcado por novidade no VAR | Agência UVA

  2. Pingback: Sorteio da terceira fase da Copa do Brasil complica a agenda dos clubes | Agência UVA

Deixe um comentário