Cultura Séries

Documentário “Quiet on Set” expõe o lado obscuro de ser uma estrela teen da Nickelodeon

O programa tem chocado o público, trazendo a tona o lado podre do famoso canal de Televisão

No dia 7 de março, estreou nos Estados Unidos, pelo canal Investigação Discovery, o documentário “Quiet on set”. A produção observa o canal Nickelodeon, e o objetivo é trazer a tona os horrores que algumas das jovens estrelas da emissora passaram nos bastidores, em especial aquelas envolvidas nas principais séries da década de 2000 criadas por Dan Schneider, acusado de assédio por diversos nomes do canal.

Piadas adultas em programas infantis

As diversas piadas de teor adultas e sexual, nos programas direcionados para o público infantil, são um dos tópicos abordados pelo documentário. Um caso de destaque ocorreu na série “Brilhante Victória”, onde a personagem Cat Valentine (Ariana Grande) aparece em um vídeo tentando “tirar suco de uma batata”. Para isso, a personagem aperta a batata de forma sugestiva e emite gemidos durante o processo. Outro caso, também relatado no documentário, são as diversas piadas de esguicho, como em uma cena presente da série ” Zoey 101″ onde é espirrada uma gosma no rosto da protagonista Zoey (Jaime Lynn Spears, com 14 anos na época). A atriz Alexa Nikolas, intérprete da melhor amiga de Zoe, relatou no documentário ter ouvido dois produtores comentando: “Foi uma gozada”, eles teriam dito após a gravação da cena.

Atriz Alexa Nikolas disse que se sentiu muito desconfortável ao gravar sugestiva (Imagem: Reprodução/Investigação Discovery)

Fixação em pés

O exposed do produtor Dan Schneider começou a tomar forma em 2018, durante o movimento #MeToo. Naquela época, diversos fãs começaram a notar a recorrência de pés descalços em cena, principalmente femininos.

Amanda Bynes

Amanda Bynes foi a protagonista de um dos grandes sucessos do canal, o programa “O Show da Amanda”. Mesmo a atriz não tendo participado do documentário, o seu caso não deixou de ser citado, já que ela considerada por muitos a primeira vítima de Dan Schneider. Ex- funcionários do programa relataram que Dan e a Amanda (na época, com 13 anos) eram muito próximos no set, e os pais de Amanda eram muito presentes durante as gravações. Anos mais tarde, aos 16 anos Amanda tentou se emancipar dos pais com a ajuda de Dan, mas não conseguiu, o que causou uma grande rachadura entre sua família e Dan Schneider. Algum tempo depois, a atriz passou por surtos psicóticos, problemas com drogas e viveu por bastante tempo sobre tutela dos pais. Existiram rumores sobre uma possível gravidez da atriz aos 13 anos, após postagens de uma suposta conta da atriz no site X, antigo Twitter, ressurgirem. Nelas, ela dizia ter realizado um aborto aos 13 anos de uma gravidez de seu produtor.

“O Show da Amanda” foi o primeiro programa que Dan Schneider assinou como criador (Foto : Reprodução/Nickelondeon)

Drake Bell

Uma das maiores estrelas do canal, Drake Bell estrelou séries de sucesso como “O show da Amanda” e “Drake e Josh”. O ator e cantor revelou no documentário que sofreu abuso sexual quando tinha apenas 15 anos, do treinador de dialogo Brian Peck, enquanto fazia parte de “O Show da Amanda”. Bell contou que seu pai era muito presente nos sets e achava estranha a relação de Brian com o filho. Segundo o ator, Brian fez com que ele se afastasse de seu pai, dizendo para o jovem que seu pai estaria roubando o seu dinheiro. Com o afastamento, Drake foi morar com a mãe, que não era tão presente quanto seu pai. Como o ator morava longe dos estúdios, Brian convidou Drake Bell para dormir em sua casa.

Bell revelou, então, que abriu os olhos enquanto dormia e viu Peck o abusando sexualmente. O ator também disse que o abuso aconteceu mais de uma vez, e que tinha medo de falar sobre o assunto. Um tempo depois, Bell contou a sua mãe, que chamou a polícia imediatamente. Brian foi preso e condenado em 2003, e após 16 meses saiu da prisão. Após sua saída, Brian foi contratado pela Disney para trabalhar na série “Zack e Cody: Gêmeos em ação”.

O ator Drake Bell contou a sua mãe sobre os abusos sexuais que sofria (Foto: Reprodução/Investigação Discovery)

No Brasil, “Quiet on Set – O Lado Sombrio da TV Infantil” chega ao streaming Max no dia 16 de abril.

Foto de capa: Divulgação/Investigação Discovery

Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM : Conheça o Letterboxd, aplicativo de sucesso entre os cinéfilos

LEIA TAMBÉM : “Instinto Materno” traz um suspense eletrizante para as telas de cinema

1 comentário em “Documentário “Quiet on Set” expõe o lado obscuro de ser uma estrela teen da Nickelodeon

  1. Pingback: “O Fabricante de Lágrimas”, nova aposta da Netflix, não é fiel à obra literária | Agência UVA

Deixe um comentário