Política

Cinco documentários e podcasts para entender o poder paralelo no Rio de Janeiro

Mandantes do caso Marielle negociaram com milicianos

No último domingo (24), foram presos os mandantes do asassinato de Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes. Chiquinho e Domingos Brazão foram apontados pelo relatório da Polícia Federal (PF) como os responsáveis por encomendar a morte da vereadora. Rivaldo Barbosa, ex-delegado da Polícia Civil do Rio, também foi preso, acusado de estar envolvido no planejamento da ação. O crime estava sendo organizado desde 2017. 

O mesmo relatório aponta que além da vereadora e a família Brazão terem posicionamentos políticos opostos, a principal motivação do crime teria sido a atuação de Marielle contra grilagem de terras em áreas de milícias, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os trabalhos que ela estava desenvolvendo na região e as suas posições contrárias aos interesses dos irmãos, teriam sido decisivos para o cometimento do crime. 

Além disso, foi oferecido a Ronnie Lessa, ex-policial responsável por assassinar a vereadora, uma extensa área territorial, onde ele atuaria como miliciano. Essa seria uma oportunidade de Lessa deixar de ser matador de aluguel para virar chefe de milícia, tendo um espaço do território demarcado. 

As investigações revelam que o caso de assassinato da veradora Marielle Franco está relacionado não só a política institucional, mas também ao poder paralelo e as milícias presentes em todo o estado do Rio de Janeiro, em especial na capital. Pensando nisso, a Agência UVA preparou uma lista com recomendações de séries documentais e podcasts que vão te ajudar a entender o caso Marielle e o poder paralelo no Rio. 

1 – Marielle: O Documentário 

A série documental do Globoplay, lançada em 2020, narra em seis episódios o que aconteceu na noite do dia 14 de março de 2018, quando Marielle e Anderson foram assassinados, e segue os avanços que as investigações tinham conseguido alcançar até aquele momento. Com entrevistas importantes, os jornalistas do grupo Globo, dirigidos por Caio Cavechini, destacam a repercussão internacional que o caso ganhou rapidamente, além de mencionar a força que a pergunta “Quem mandou matar Marielle?” tinha conquistado. 

2 – República das Milícias 

O podcast original Globoplay, produzido pela Rádio Novelo e disponível nas plataformas de áudio digital, é baseado no livro de mesmo nome, do autor Bruno Paes Manso. Em oito episódios a série tenta entender e explicar aos seus ouvintes o papel que as milícias desempenham na realidade cotidiana do Rio de Janeiro. O podcast evidencia como o território carioca está em disputa por esses grupos relacionados ao poder paralelo, além de destacar o papel de ex-agentes de forças do estado. 

3 – Pistoleiros 

Assinado pelo jornalista Rafael Soares, o podcast original Globoplay, produzido em parceria com o jornal O Globo, disponível nas plataformas de áudio digital, busca traçar um panorama sobre o cenário da pistolagem no Rio de Janeiro. O primeiro episódio da série leva o nome de Ronnie Lessa, ex-policial militar que já atuou no Bope e na Patamo 500, desenvolveu trabalhos na polícia civil e foi segurança do bicheiro Rogério de Andrade. Depois de perder a perna, em um atentado do mundo da contravenção, se especializou em matar pessoas estando dentro de carros em movimento. Foi assim que ele assassinou a vereadora Marielle Franco, em 2018. O podcast destaca ainda outras figuras do mundo do poder paralelo, em cinco episódios. 

4 – Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho 

A série original Globoplay, lançada em 2023, traz em sete episódios a história das famílias que controlam o jogo do bicho no Rio de Janeiro a muitos anos. A produção destaca como o mundo da contravenção se encontra com o universo das escolas de samba e com a demarcação dos territórios na cidade. Com autoria de Fellipe Awi, a série detalha o “modus operandi” das famílias de contraventores e como essa realidade é marcada por sangrentas guerras de sucessão. 

5 – Doutor Castor 

Lançada em 2021, a série original Globoplay, foca em destacar a realidade da influente família Andrade, na cidade do Rio de Janeiro. Centrada na figura de Castor de Andrade, poderoso chefão do jogo do bicho, a produção destaca como ele usou o futebol e o carnaval para legitimar sua imagem. Sedutor, carismático e violento, ele construiu um império de crimes no Rio. Dirigida por Marco Antonio Araujo, a série também elucida como a questão da divisão territorial é central para o debate em torno do poder paralelo na capital fluminense. 

Foto de Capa: Alerj

Reportagem de Gabriel Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Entenda o que pode acontecer com os acusados de planejar a morte de Marielle

LEIA TAMBÉM: PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle

4 comentários em “Cinco documentários e podcasts para entender o poder paralelo no Rio de Janeiro