Neste domingo (10) acontece a 96ª cerimônia de premiação do Oscar, a maior premiação da indústria cinematográfica. O evento reúne estrelas de Hollywood no clássico Teatro Dolby, em Los Angeles, para celebrar e premiar as melhores produções do ano. A cerimônia começa às 20h (horário de Brasília) e terá a apresentação do humorista Jimmy Kimmel.
No Brasil, a cerimônia de premiação pode ser assistida pelo canal por assinatura TNT, na televisão, e pelo serviço de streaming Max, antigo HBO Max. O evento tem previsão de durar três horas, com performances musicais dos indicados a “Melhor Canção Original” e a entrega da estatueta aos vencedores de cada categoria, desde as categorias técnicas até as principais da noite.
Liderando a lista de indicações, aparece “Oppenheimer”, com 13 indicações ao todo, seguido de “Pobres Criaturas”, com 11 indicações, “Assassino da Lua das Flores”, com 10 indicações, e “Barbie” somando 8 indicações.
Confira os indicados que concorrem ao principal prêmio da noite, o de “Melhor Filme”, e onde assistir cada um deles.
“Ficção Americana”
Na trama, Thelonious “Monk” Ellison, interpretado por Jeffrey Wright, é um autor negro que se recusa a retratar os negros de forma esteriotipada em suas obras. Pressionado pelo seu editor a criar uma obra mais comercial, Monk, utilizando um pseudônimo, escreve um romance sátiro carregado de preconceito em forma de piada, com a intenção de expor a hipocrisia do mundo editorial. O que ele não contava é que o livro se tornaria um best-seller e ganharia muito dinheiro com isso.
Onde assistir: Prime Video
“Anatomia de uma Queda”
Um casal de escritores, Sandra (Sandra Hüller) e Samuel (Samuel Theis), e o seu filho de onze anos Daniel (Milo Machado-Graner) com deficiência visual, vivem juntos em uma pequena e isolada cidade no alto do Alpes. Um dia, Samuel é encontrado morto na frente do chalé que morava com a sua família. Aparentemente, parecia que ele tinha caído de uma janela, fazendo a polícia acreditar que tinha sido suícidio. Mas surgem dúvidas quanto ao caso, levando às autoridades a cogitarem um homicídio. A viúva se torna a principal suspeita, e o filho a única testemunha. O julgamento deixa então de ser apenas uma investigação e se torna um drama familiar, trazendo à tona a relação conturbada do casal e colocando em cheque a relação mãe e filho.
Onde assistir: nos cinemas
“Barbie”
No live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia das diversas versões da boneca na Barbieland. Até que um dia a Barbie, interpretada por Margot Robbie, começa a ter pensamentos estranhos afetando a sua aparência. Ela decide sair do mundo cor de rosa em direção ao mundo real para encontrar uma solução e voltar a ser a boneca perfeita. Quem a acompanha nessa aventura, é o seu fiel e amado Ken, interpretado por Ryan Goslin. Enquanto Barbie tem dificuldade para se adaptar, ele parece cada vez mais fascinado com o novo mundo.
Onde assistir: Max, antigo HBO Max
“Os Rejeitados”
Durante as festas de final do ano, os alunos e professores de uma prestigiada escola de internato americano, voltam para as suas casas para passar as férias com a família e os amigos. Mas um grupo, sem lugar para ir, permanece na escola, e ficam conhecidos como ‘Os Rejeitados’. O professor mal-humorado, Paul Hunham (Paul Giamatti), é forçado a ficar no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem onde passar as férias. Durante a tarefa, ele acaba criando um vínculo com o adolescente rebelde Angus (Dominic Sessa), que está aprendendo a lidar com a morte do pai, e com a cozinheira-chefe, que acaba de perder o seu filho no Vietnã.
Onde assistir: nos cinemas
“Assassino da Lua das Flores”
Dirigido por Martin Scorsese, o filme é baseado na história da tribo íngena Osage, onde membros da tribo, no início dos anos, começaram a aparecer mortos após a descoberta de petróleo em suas terras. A série de assassinatos aconteceu de forma misteriosa na região norte-americana de Oklahoma, arruinando a comunidade dos Osages. O caso desencadeou uma grande investigação que envolveu o FBI, que tinha acabado de ser criado na época, com o poderoso “J. Edgar Hoover”, considerado o primeiro diretor da agência à frente das investigações. Durante as investigações é descoberto um grande esquema do William Hale (Robert De Niro), onde convence o seu sobrinho Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio) a se casar com uma índigena (Lily Gladstone) só para melhorar as condições de reivindicar as terras.
Onde assistir: Apple Tv e disponível para valuguel na Amazon Prime
“Maestro”
Estrelado e dirigido por Bradley Cooper, “Maestro”, é a cinebiografia do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein, responsável pela trilha sonora de diversos musicais da Broadway como Peter Pan, Candice e West Side Story. O filme conta a história da vida e da carreira do músico. A narrativa acompanha a relação complexa entre ele e a atriz de TV e teatro Felicia Montealegre (Carey Mulligan), desde que se conheceram em uma festa, em 1946, até o casamento dos dois que durou 25 anos.
Onde assistir: Netflix
“Oppenheimer”
O longa dirigido por Christopher Nolan conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, vivido pelo Cillian Murphy, que teve a missão de projetar e construir a primeira bomba atômica. A trama acontece durante a Segunda Guerra Mundial, e acompanha a trajetória do físico à frente do ‘Projeto Manhattan’, onde ele junto com um grupo de cientistas, desenvolveram uma arma nuclear que culminou as tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Onde assistir: disponível para aluguel na Amazon Prime, Apple Tv e Youtube.
“Vidas Passadas”
Um drama que conta a história de duas amigas de infância, Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), que possuem uma conexão profunda, mas inevitavelmente têm que se separar quando a família de Nora se muda para a Coreia do Sul. Duas décadas depois, elas se reencontram em Nova York e vivenciam uma semana fatídica. As duas confrontam ações do destino, amor e suas escolhas.
Onde assistir: nos cinemas
“Pobres Criaturas”
Uma referência ao clássico “Frankenstein”, a trama acompanha a jovem Bella Baxter, interpretada por Emma Stone, trazida de volta à vida, após ter o seu cérebro substituído pelo do seu filho que ainda não tinha nascido. O experimento é uma obra do cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Agora, ela deseja descobrir o mundo e foge junto com o advogado, Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), para viajar mundo afora. Bella embarca numa jornada de autodescoberta, livre de qualquer preconceito.
Onde assistir: nos cinemas
“Zona de Interesse”
O longa britânico “Zona de Interesse”, concorre também na categoria de “Melhor Filme Estranjeiro”. O filme se passa durante a Segunda Grande Guerra e acompanha o comandante Rudolf Höss (Christian Friedel) e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller). Apesar de aparentarem estar vivendo uma vida feliz e tranquila, em uma casa bonita, agradável e com jardins, há um detalhe insano: eles são vizinhos de um campo de concentração famoso pelos atos de crueldade contra os judeus. O casal precisa conviver diariamente com os gritos abafados do genocício em curso, se tornando diretamente responsáveis.
Onde assistir: nos cinemas
Ainda dá tempo de assistir algum dos indicados e se preparar para a torcida na hora da cerimônia.
Foto de capa: Divulga/AMPAS
Reportagem de Nathalia Bittencourt com edição de texto de Mariana Motta
LEIA TAMBÉM: “Oppenheimer” reconta uma assustadora história real
LEIA TAMBÉM: “Barbie” emociona e faz rir com roteiro cheio de críticas sociais

Pingback: Oscar 2024: “Oppenheimer” se consagra o grande vencedor do ano | Agência UVA