A Unidos do Viradouro foi coroada campeã do Grupo Especial do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. Em apuração realizada na tarde desta quarta-feira (14) na Cidade do Samba Joãozinho Trinta, na Gambôa, integrantes e torcedores da Escola puderam comemorar o terceiro título da vermelho e branco de Niterói. Com seu enredo “Arroboboi, Dangbé”, que explora a mítica serpente cultuada no Noroeste da África, a agremiação conquistou 100% de aproveitamento nos nove quesitos analisados pelos jurados, totalizando 270 pontos. A Imperatriz Leopoldinense garantiu o posto de vice-campeã, enquanto a Acadêmicos do Grande Rio alcançou a terceira posição. Última colocada, a Porto da Pedra foi rebaixada e irá desfilar pela Série Ouro em 2025.

Idealizado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo da Viradouro traçou uma jornada pela História, transmitindo uma mensagem em prol da liberdade religiosa e do respeito entre crenças. Com um conjunto de alegorias e fantasias impecáveis, a Escola brilhou na apresentação plástica, enquanto nos aspectos técnicos, como Evolução e Harmonia, também se destacou. O samba-enredo, interpretado por Wander Pires, cativou os componentes já na sua disputa para dar voz ao enredo na avenida. A bateria comandada por mestre Ciça foi outro ponto alto do desfile, quando, em sua representação da Revolta dos Malês, incorporou o ritmo dos atabaques em suas batidas. A comissão de frente, concebida por Priscilla Mota e Rodrigo Negri, encantou pela beleza e recebeu aplausos do público ao trazer uma grandiosa serpente que surgiu deslizando pela Sapucaí, representando a conexão simbólica do réptil com temas de renovação e recomeço presentes em diversas crenças, como na nação jeje.
O terceiro carro alegórico, simbolizando proteção mística e lealdade, foi inteiramente construído com materiais reciclados, como ferros do barracão. Trazendo o lúdico para a avenida, a Escola, enquanto iniciava seu desfile na madrugada, utilizou alegorias que brilhavam no escuro, em contraste com a segunda metade da apresentação, realizada ao amanhecer, simbolizando uma transição da escuridão para a luz e reforçando os temas de renovação e recomeço defendidos pela agremiação.

Escola de Niterói gabaritou os nove quesitos
A escola do Barreto, em Niterói, dominou a apuração de ponta a ponta e alcançou a nota máxima em todos os quesitos válidos, totalizando 270 pontos, ou seja, um aproveitamento de 100%. A Imperatriz Leopoldinense, segunda colocada, ficou apenas sete décimos atrás, com 269,3 pontos. Curiosamente, apenas três notas diferentes de 10 foram registradas pela Viradouro, todas elas descartadas: 9.9 em alegorias, 9.9 em mestre-sala e porta-bandeira, e a última, 9.9 em enredo.

A Acadêmicos do Grande Rio esteve próxima da Viradouro durante boa parte da apuração, chegando a dividir a liderança até a metade dos quesitos, porém, começou a perder décimos consecutivos. Confira o resultado completo aqui.
Última colocada na apuração, a Unidos do Porto da Pedra acabou rebaixada e disputará a Série Ouro em 2025.
Escola conquista o tricampeonato
Este foi o terceiro título conquistado pela Viradouro na Sapucaí, o primeiro veio em 1997, com o enredo “Trevas! Luz! A Explosão do Universo”; e o segundo, com “Viradouro de alma lavada”, em 2020.

Desfile das campeãs
Sete escolas voltam à Sapucaí neste sábado (17) para comemorar o desfile das campeãs:
Unidos de Padre Miguel (campeã da Série Ouro)
Unidos de Vila Isabel (6º lugar)
Portela (5º lugar)
Acadêmicos do Salgueiro (4º lugar)
Acadêmicos do Grande Rio (3º lugar)
Imperatriz Leopoldinense (vice)
Unidos do Viradouro (campeã)
Confusão antes da apuração deixa clima tenso
Poucas horas antes do anúncio oficial dos resultados, a Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor tomaram uma medida em parceria ao enviarem um ofício à Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), solicitando uma investigação sobre uma suposta irregularidade na apresentação da Unidos do Viradouro. As quatro agremiações alegaram que a Escola teria desfilado com um número superior a 15 integrantes em sua comissão de frente, o que, segundo as regras, resultaria em uma penalização de 0,5 ponto.
No entanto, mesmo que o recurso seja aceito, não alteraria o título conquistado pela Escola de Niterói, já que a diferença para a Imperatriz Leopoldinense foi de 0,7 ponto. Mesmo com a possível perda desses décimos, o placar final indicaria uma pontuação de 269,5 para a Unidos do Viradouro contra 269,3 da vice-campeã.
Foto de capa: Vítor Melo/RioCarnaval
Reportagem de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: [Carnaval Rio 2024] Segundo e último dia de desfiles é marcado por grande disputa pelo título
LEIA TAMBÉM: [Carnaval Rio 2024] Veja como foi a primeira noite de desfiles da Sapucaí, Grande Rio e Imperatriz se destacam

0 comentário em “Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2024 com enredo sobre serpente mítica”