Na manhã desta quinta-feira (04), a Riotur apresentou, em coletiva na Marina da Glória, o esquema operacional que irá atuar no Carnaval de Rua 2024. Com público estimado de cinco milhões de foliões pela cidade, a realização tem parceria da empresa Dream Factory, responsável pela produção do evento este ano.
Com previsão inicial de 453 desfiles, de acordo com cadastros preliminares, esse valor pode ser alterado devido às autorizações dos órgãos públicos e à confirmação dos blocos participantes. Em 2023, houve 456 desfiles. Neste ano, um total de 698 blocos solicitaram permissão para desfilar, ultrapassando os 613 pedidos registrados em 2023.
A Prefeitura do Rio fez ajustes na logística da festa para 2024, incluindo um acréscimo nos desfiles no Centro da cidade, passando de 119 em 2023 para 128 neste ano. Na Zona Sul, haverá 98 desfiles, e Barra da Tijuca, Recreio e Vargens terão um total de 12.
“Nosso planejamento acontece sempre com muita antecedência. Os órgãos da Prefeitura vêm se reunindo semanalmente há quatro meses para que possamos entregar um carnaval de rua organizado e com segurança. Temos muito orgulho de fazer essa que é a maior festa do planeta, o Carnaval do Rio de Janeiro”, declarou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.
Recorde no número de megablocos
Mantendo a logística estabelecida para os blocos com mais de 100 mil pessoas, a organização seguirá o mesmo padrão para os dez megablocos deste ano, número recorde na festa. Entre eles estão: Carrossel de Emoções, Chá da Alice, Bloco da Gold, Bloco da Lexa, Chora Me Liga, Cordão da Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta e Monobloco.

A novidade de 2024 é o retorno de Preta Gil às multidões, onde será homenageada no desfile do Bloco da Favorita.
Novo aplicativo Carnaval de Rua 2024
Para este ano, a Riotur anunciou um aplicativo em todas as plataformas digitais a partir de 12 de janeiro, visando facilitar a experiência dos foliões cariocas e dos visitantes que pretendem aproveitar o Carnaval. Esta ferramenta utiliza a geolocalização para ajudar a localizar os blocos. Além disso, os interessados poderão consultar informações sobre os blocos, desfiles e atualizações do Carnaval de Rua 2024 no site oficial disponibilizado para o evento.
“Todos os anos temos o aplicativo oficial do carnaval de rua. E este ano teremos a novidade do site, com toda a programação dos blocos”, afirma o vice-presidente da Riotur, Gustavo Mostof.
Também serão distribuídos 450 galhardetes pela cidade, promovendo conscientização e fornecendo informações sobre os desfiles em diversas mídias digitais. Essas informações também estarão presentes em painéis em bancas de jornais, empenas, sistemas de TV em ônibus e edifícios.
Integração com outros órgãos
A área de saúde contará com nove postos médicos distribuídos pela cidade, todos equipados com a infraestrutura adequada para o atendimento ao público. Além de 250 diárias de UTIs e 1.200 diárias de maqueiros. A responsabilidade será compartilhada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa selecionada através do Caderno de Encargos. O objetivo é evitar sobrecarregar o sistema público com casos médicos de menor complexidade.
Os foliões terão à disposição 34 mil banheiros químicos distribuídos ao longo dos percursos dos blocos, sendo 10% destinados às pessoas com deficiência (PCDs). Para auxiliar na manutenção da limpeza urbana, a Comlurb terá uma estrutura composta por 15 postos móveis de abastecimento autorizados; 200 contêineres de 240 litros; seis tendas; 40 pulverizadores costais e mil litros de essência de eucalipto.

Para a segurança pública, a Polícia Militar implantará dez torres de observação para um período de atuação de 30 dias. Também serão instalados cercamentos para controle de acesso, com fornecimento adequado de grades para gerir a entrada do público nos circuitos dos megablocos no Centro da cidade. Além disso, serão estabelecidos pontos com detectores de metais, totalizando 250 unidades.
A CET-Rio contará com 2.500 diárias de operadores de trânsito terceirizados, com jornadas de trabalho de dez horas, além de 400 galhardetes, 400 cones e 300 grades, incluindo equipes para entrega e e remanejamento desses materiais. Para apoiar a operação, serão fornecidos frascos de protetor solar de 120ml, pontos de hidratação diária, sacos de gelo, caixas térmicas, adesivos publicitários, tendas e caminhões baús.
Infraestrutura pela cidade e vendedores ambulantes
Desde 2010, a Dream Factory é responsável pela produção e infraestrutura do Carnaval de Rua do Rio. A empresa gerencia a instalação de banheiros químicos; torres de monitoramento; o suporte ao trânsito com agentes e painéis de sinalização; coordena a venda de bebidas, incluindo o credenciamento de vendedores autônomos; a coleta de resíduos recicláveis; a preservação de áreas verdes e monumentos; além da disposição de ambulâncias. Todas as ações são realizadas em conformidade com as diretrizes e planejamentos estabelecidos pela Riotur e pelos órgãos municipais.
A empresa também gerencia o processo de credenciamento dos vendedores ambulantes, que atingiu um recorde em 2024 com 15 mil inscrições. Esses vendedores recebem um kit composto por colete, credencial com foto, cordão e um isopor com capacidade para 44 litros. Além disso, participam de um treinamento específico, que inclui palestras obrigatórias sobre normas municipais, legislação básica, procedimentos de fiscalização e responsabilidades e restrições dos promotores de vendas.

Conforme o planejamento definido em parceria com a Riotur, a Dream Factory deu início nessa quarta-feira (03) à instalação de cercas de proteção em jardins, monumentos e áreas verdes em praças e locais que integram os percursos dos blocos autorizados pela Prefeitura. Está previsto o uso de 20 mil metros lineares de cercas, e a meta é concluir todas as instalações nos pontos designados até o dia 7 de fevereiro.
Entre os locais protegidos estão as orlas de Ipanema, Leblon, Recreio e Barra da Tijuca. Além de pontos de grande concentração de público, como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro, a Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, e o Aterro do Flamengo.
Entre os monumentos, 26 terão cercamento, como o Palácio Tiradentes, Paço Imperial, Obelisco, o monumento de Tiradentes, Chafariz Marechal Âncora, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Chafariz da Praça São Salvador, Monumento a Noel Rosa, Praça Barão de Drummond, entre outros.
Foto de capa: Fernando Maia/Riotur
Reportagem de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Prefeitura do Rio anuncia planos para Réveillon e Carnaval de 2024
LEIA TAMBÉM: Riotur elege Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024 para Celebrar o Dia Nacional do Samba

Pingback: “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo” tenta seguir legado, porém com um roteiro fraco | Agência UVA
Pingback: Terreirão 2024: Com abertura de Belo, local tem temporada inédita de dez dias de shows | Agência UVA
Pingback: [Carnaval 2024] Conheça os enredos e a ordem dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial na Sapucaí | Agência UVA
Pingback: [Carnaval Rio 2024] Veja como foi a primeira noite de desfiles da Sapucaí, Grande Rio e Imperatriz se destacam | Agência UVA