Esporte

Brasileirão 2023: Palmeiras se torna bicampeão e Santos é rebaixado pela primeira vez

Veja o panorama da Agência UVA após sua primeira cobertura sobre a principal competição do futebol brasileiro

A série A do Brasileirão 2023 foi encerrada na noite da última quarta-feira (6) depois da conclusão das 10 partidas da 38ª rodada da competição. Ao todo, foram 380 jogos disputados no intervalo de abril a dezembro deste ano ao redor de todo o país.

Esta foi a primeira vez na qual a Agência UVA realizou a cobertura de um torneio esportivo de longo período. Em celebração a todas as reportagens produzidas, um panorama foi preparado e retrata os principais acontecimentos que marcaram a edição da disputa por pontos corridos.

A tabela da edição que se encerrou nessa semana mostra a posição dos 20 times que disputaram a competição.

Palmeiras bicampeão

Sendo apontado como um dos favoritos ao título desde o começo, o clube oscilou ao longo do ano e na reta final emendou uma sequência de resultados positivos alcançando a primeira posição da tabela. A equipe começou o ano pressionada por ser a campeã em vigência, mas soube lidar com os obstáculos e novamente conseguiu vencer a taça.

Depois de assumir a liderança na 34ª rodada, o Alviverde apenas administrou a vantagem que possuía na tabela até o término do campeonato. Com uma campanha de 70 pontos, 20 vitórias e 31 gols de saldo, a equipe comandada por Abel Ferreira se sagrou bicampeã. Esse foi o 12º título brasileiro da história do time, o maior campeão do torneio.

A ascensão e a queda do Botafogo

A trajetória do alvinegro carioca marca a história dessa edição. 28 anos depois de seu último título brasileiro, o time de General Severiano esteve na liderança durante 31 rodadas, chegando a fazer a maior pontuação da história do primeiro turno (47 pontos) e abrir 14 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. No entanto, depois de uma sequência de resultados negativos no segundo turno, o clube encerrou o campeonato como o 5º colocado com 64 pontos.

Os clubes que vão para a Copa CONMEBOL Libertadores 2024

Seis times conquistaram a vaga na principal competição do futebol sul-americano por meio do Brasileirão. Além deles, Fluminense também assegurou vaga por ser o atual campeão da Libertadores, apesar do 7º lugar no Brasileirão, e o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, embora a 11ª posição na tabela.

Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo formaram o grupo dos quatro melhores colocados e estrearão no torneio sul-americano na fase de grupos. Enquanto isso, Botafogo e Red Bull Bragantino ficaram com as vagas restantes do G-6 e vão disputar uma fase preliminar antes de poder ser inserido em algum grupo.

Os times rebaixados para a Série B

Por outro lado, nem só de alegria se vive o futebol. Quatro times não reagiram na luta pela permanência na Série A e foram rebaixados para a segunda divisão do próximo ano. América-MG, Coritiba, Goiás e Santos terão um longo trabalho em 2024 com o objetivo de retornar à elite do futebol brasileiro. Além disso, essa é a primeira vez que o alvinegro da Vila Belmiro passa por esse tipo de situação.

Foto de capa: Divulgação/Palmeiras

Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Flamengo perde para o São Paulo e termina o Brasileirão em quarto lugar

LEIA TAMBÉM: No va a bajar! Vasco permanece na série A com vitória sobre RB Bragantino

Avatar de Desconhecido

Olá! Me chamo Gustavo e tenho 23 anos. Nasci e cresci na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sou criativo, leal e apaixonado tanto pela escrita quanto por esportes. Atualmente estudo Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pretendo evoluir cada vez mais.

0 comentário em “Brasileirão 2023: Palmeiras se torna bicampeão e Santos é rebaixado pela primeira vez

Deixe um comentário