O Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo São Paulo durante a noite da última quarta-feira (6), no Morumbi. O duelo foi válido pela 38ª rodada do Brasileirão, ou seja, a última rodada da atual edição da competição nacional e marca o fim da temporada do futebol masculino no país.
Inicialmente, a partida começou sem empolgação. Como se estivesse sem concentração, o time comandado por Tite errou diversas vezes perto da entrada de sua área defensiva mas o tricolor paulista não soube aproveitar as oportunidades cedidas. Entretanto, a equipe mandante tinha a posse de bola e aos 26 minutos em jogada bem trabalhada, Luciano fez o único gol do jogo. Após o golpe, o clube do Rio de Janeiro teve dificuldades para reagir.
Na volta do intervalo, o rubro-negro até melhorou, mas as mudanças não surtiram tanto efeito. Nenhuma chance perigosa foi formada e goleiro tricolor não trabalhou muito. A equipe paulistana também deixou cair o ritmo em relação a primeira etapa do confronto. Ao final do confronto, foi preciso contar com a derrota do Botafogo para o clube rubro-negro conquistar o objetivo de estar no G-4.
Com esse resultado, o Flamengo encerrou sua participação no torneio em quarto lugar, com 66 pontos, e garantiu vaga na fase de grupos da Copa CONMEBOL Libertadores 2024. Por outro lado, ficou quatro pontos atrás do líder Palmeiras, que conquistou o bicampeonato. O São Paulo, por sua vez, alcançou a 11ª posição, com 53 pontos.
Escalações
São Paulo
Rafael; Nathan Mendes, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Patryck) e Caio Paulista (William); Juan (Erison) e Luciano (Talles Costa). Técnico: Dorival Jr
Flamengo
Rossi; Varela (Wesley), Pablo (Allan), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson (Bruno Henrique) e Arrascaeta; Luiz Araújo (Victor Hugo), Everton Cebolinha (Everton Ribeiro) e Pedro. Técnico: Tite
Ficha técnica
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e hora: 06 de dezembro de 2023 (quarta-feira), às 21 horas e 30 minutos
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Quarto árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Árbitro de vídeo (VAR): Diego Pombo Lopez (BA)
Cartões amarelos: Pablo, Victor Hugo e Allan (Flamengo)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Luciano (26’/1ºT)
Foto de capa: Marcelo Cortes/Flamengo
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: No va a bajar! Vasco permanece na série A com vitória sobre RB Bragantino
LEIA TAMBÉM: Fluminense perde em noite de show de Suárez

Pingback: Brasileirão 2023: Palmeiras se torna bicampeão e Santos é rebaixado pela primeira vez | Agência UVA