Cidade

Riotur elege Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024 para Celebrar o Dia Nacional do Samba

Cada ganhador receberá, além dos títulos, um prêmio de R$12 mil, e a oportunidade de representar a comunidade em eventos relacionados ao Carnaval

Celebrando o Dia Nacional do Samba neste sábado (02), a Gamboa foi transformada no palco da competição para eleger os representantes LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024. O evento na Cidade do Samba consagrou Alexander Mota Rodrigues como Muso, Camila da Silva Carvalho como Musa, e Marcelo Mattos como Cidadão Não-Binário. Foi a primeira vez que o concurso foi organizado pela Riotur.

Os vencedores receberão um prêmio de R$12 mil cada, juntamente com a faixa que ostenta o título de Muso, Musa e Cidadão LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024. Até o dia 19 de fevereiro de 2024, terão a responsabilidade de representar a comunidade em diversas atividades promovidas pela Riotur.

“Foi com muito orgulho, que a Riotur promoveu o concurso Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQIAPN+. Reconhecemos o concurso como um grande passo para a inclusão, e para a pluralização da festa, que é a mais democrática do mundo”, comemora Ronnie Costa, presidente da Riotur.

A competição foi acirrada. Uma comissão de jurados nomeada pela Riotur avaliou cada categoria com notas de 05 a 10. Os critérios incluiam facilidade de expressão e desenvoltura, espírito carnavalesco, simpatia e habilidade na arte de sambar. Tudo aconteceu diante de uma plateia que teve acesso gratuito até às 16h, celebrando o evento que enalteceu o ritmo que representa a essência do Rio e do Brasil.

O evento teve presença de torcida animada para os candidatos. (Foto: Divulgação/Riotur)

Dentre os integrantes da Comissão Julgadora, estiveram presentes o presidente da Riotur, Ronnie Costa; Carlos Tufvesson, Coordenador Executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio; Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher; os jornalistas Gilberto Scofield e Yuri Fernandes; Barbara Sheldon, Superintendente da Diversidade Sexual de Nilópolis; e Wallace da Paz, representante do Concurso nas edições anteriores; além de Cláudia Silva, coordenadora de Comunicação Social da Riotur; Maria Paula Nunes, cenógrafa da Riotur e Tatiane Araújo, coordenadora de marketing da Riotur.

Por um período de dois dias, a sede do Carnaval abrigou performances de escolas de samba do Grupo Especial, espetáculos com Diogo Nogueira e a tradicional Roda de Samba do Beco do Rato. Além disso, a celebração contou com uma exposição cultural e diversas opções gastronômicas.

Foto de capa: Divulgação/Riotur

Reportagem de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Riotur promove concurso para eleger a Corte LGBTQIAP+ do Carnaval carioca de 2024

LEIA TAMBÉM: Prefeitura do Rio anuncia planos para Réveillon e Carnaval de 2024

1 comentário em “Riotur elege Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024 para Celebrar o Dia Nacional do Samba

  1. Pingback: RioTur apresenta esquema operacional para desfile de 453 blocos no Carnaval de Rua 2024 | Agência UVA

Deixe um comentário