Vasco e Botafogo se enfrentaram nesta segunda (7), em São Januário pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol do lateral-direito Paulo Henrique aos 26 minutos do primeiro tempo, o Gigante da Colina venceu o líder por 1×0.
Com a vitória, o Vasco chega a 37 pontos na tabela e sai da zona de rebaixamento, faltando apenas seis rodadas para o fim do campeonato. O Botafogo, com a derrota, se mantém líder mas com o mesmo número de pontos do vice-líder Palmeiras. A pressão sob uma equipe que tinha uma vantagem boa de pontos desaparece, no entanto, o Botafogo ainda tem uma partida a menos a cumprir.
O JOGO
PRIMEIRO TEMPO
O Botafogo iniciou o jogo com controle do ritmo, dominando o campo de ataque e mantendo a posse de bola, no entanto, encontrou dificuldades para superar a sólida linha defensiva adversária. Enquanto isso, o Vasco foi menos eficaz no aspecto ofensivo, lutando para fazer a transição e resistindo às investidas de seu oponente. Ambas as equipes dependiam de jogadas aéreas e lances de bola parada como estratégia.
A reviravolta aconteceu aos 28 minutos, quando Paulo Henrique brilhou com uma jogada individual, driblando dois defensores antes de disparar um chute forte e certeiro no canto de Lucas Perri, abrindo o placar. A equipe do Botafogo se viu obrigada a se expor mais, o que cedeu contra-ataques mais frequentes do Vasco. Paulinho teve a oportunidade de ampliar a vantagem em uma cabeçada que passou muito perto da meta do goleiro alvinegro.
SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo o Botafogo voltou com a intenção de pressionar, avançando todos os jogadores para o campo de ataque enquanto a equipe da casa se retraía, aguardando o momento ideal para atacar. No entanto, a noite dos atacantes do Botafogo não foi das melhores diante da sólida defesa do Vasco, liderada por Maicon, que teve uma atuação impecável. As substituições de Segovinha, Diego Costa e Carlos Alberto não alteraram o ritmo da equipe no ataque.
No final do jogo, o Vasco tentou contra-ataques, criando perigo com uma cabeçada de Paulinho e, após isso, segurou o jogo, mesmo evidenciando sinais de cansaço, conseguiu administrar a vitória.
ESCALAÇÕES FINAIS
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Medel, Lucas Piton, Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho (Jair); Gabriel Pec (Léo), Erick Marcus (Alex Teixeira) e Vegetti.
Técnico: Ramón Diaz
Botafogo: Lucas Perri, Di Placido (Carlos Alberto), Philipe Sampaio, Bastos (Diego Costa), Marçal (Hugo), Danilo Barbosa, Tchê Tchê, Eduardo; Júnior Santos, (Segovinha), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique).
Técnico: Lúcio Flávio
CALENDÁRIO DAS EQUIPES
O Vasco enfrenta o América Mineiro, no domingo (12), às 18h30, em São Januário. Já o Botafogo, entra em campo na quinta-feira (9), às 20h, no mesmo estádio.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Vasco
Data: 07 de novembro de 2023
Gol: Paulo Henrique
Cartões Amarelos: Medel e Paulinho (VAS); Diego Costa, Danilo Barbosa e Tiquinho Soares (BOT).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Foto de Capa: Matheus Lima/Vasco
Reportagem de Jonatha Crispim, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Flamengo vence o Fortaleza em tarde de desempenho eficiente
LEIA TAMBÉM: O dia 02 de julho de 2008 ainda vive em mim

Pingback: Em momento conturbado, Botafogo encara Red Bull Bragantino | Agência UVA
Pingback: Vasco enfrenta o América-MG e segue na luta para se manter fora do Z4 | Agência UVA