Na noite desta quarta-feira (25), o Flamengo visitou o Grêmio em Porto Alegre pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro e se distanciou da briga pelo título da competição. Apesar de sair na frente com gol de Everton Cebolinha, o Rubro-Negro sofreu apagão durante o segundo tempo e viu o Tricolor Gaúcho fazer três gols em dez minutos, virando o placar. No final, Luiz Araújo ainda diminuiu, mas não deu tempo para uma reação e o resultado acabou 3×2 para a equipe da casa.
Primeiro tempo
O começo do jogo foi favorável para o Flamengo. Já no primeiro minuto, Cebolinha brigou pela bola na linha de fundo e tocou para Arrascaeta no meio da área, o uruguaio tentou a finalização, mas pegou mal na bola, que sobrou para Gerson chutar por cima do gol. Aos 14′, Arrascaeta chutou rasteiro no canto de Gabriel Grando, que deu rebote mas o Rubro-Negro não aproveitou a chance. Após isso, o Grêmio conseguiu o domínio da partida e fez os visitantes encontrarem dificuldades. Aos 27′, Bruno Alves cruzou na área, JP Galvão desviou e a bola sobrou para Galdino bater cruzado com desvio da zaga para fora.
Lento e sem criatividade, o time carioca estava em momento difícil quando, no fim da primeira etapa, Cebolinha apareceu em ótima jogada individual. Aos 41′, o atacante arrancou pela esquerda, superou Geromel e dividida com Villasanti e, já na grande área, driblou Kannemann mandando para o fundo do gol, abrindo o placar para o Rubro-Negro. Aos 46′ o Tricolor Gaúcho respondeu. Reinaldo levantou na área, Geromel não alcançou e Rossi fez a defesa.

Segundo tempo
O Flamengo começou bem e assustou já aos 11′ minutos com Pablo aproveitando escanteio cobrado por Arrascaeta. O zagueiro subiu mais que os adversários e cabeceou com força, mas Grando espalmou fazendo grande defesa. O Grêmio esbarrava nos seus atacantes que não acertavam as sequências dos lances. Aos 23′ Renato Portaluppi fez três alterações no Tricolor de uma só vez, mudando as peças de seu ataque. Tite respondeu colocando Gabigol e Bruno Henrique em campo.
A estrela do treinador do Grêmio brilhou. A equipe gaúcha cresceu no jogo e, após vacilos de Bruno Henrique, o ataque gremista desta vez não perdeu as oportunidades, virando o jogo em dez minutos. Aos 30′, Bruno Henrique errou em um contra-ataque Rubrp-Negro e Ferreira abriu o placar para o Tricolor após tabelar com Villasanti. Aos 35′, André Henrique recebeu na direita e, na sequência do lance, Nathan Fernandes bateu no canto de Rossi e virou a partida. Aos 40′, após lateral batido por Reinaldo, Villasanti chutou para o meio da área e André chutou forte marcando o terceiro do Grêmio. Já no fim, o Flamengo ensaiou reação e diminuiu com Luiz Araújo aos 43′ minutos após linda cabeçada em cobrança de falta de Everton Ribeiro. Sem tempo para mais nada, final de partida: Grêmio 3×2 Flamengo.
Com o resultado, o Grêmio é sexto colocado com 47 pontos. Já o Flamengo caiu para o quarto lugar, com 50 pontos, nove atrás do líder Botafogo.
O Flamengo volta a campo no dia 1º de novembro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, contra o Santos. O Grêmio encara o América-MG em Belo Horizonte, no sábado (28).
FICHA TÉCNICA
Grêmio 3 x 2 Flamengo — Campeonato Brasileiro 29ª rodada
Data e Hora: 25 de outubro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Cartões amarelos: Kannemann, Ferreira, Geromel (GRE), Erick Pulgar, Léo Pereira, Luiz Araújo, Everton Ribeiro (FLA)
Cartões vermelhos: –
Gols: Everton Cebolinha (41’/1ºT), Ferreira (30’/2ºT), Nathan Fernandes (35’/2ºT), André (40’/2ºT), Luiz Araújo (43’/2ºT)
Público: 22.325 pessoas/R$ 1.203.794,00
Escalações finais:
GRÊMIO
Gabriel Grando; Geromel, Bruno Alves e Kannemann (Cristaldo (Bruno Uvini)); João Pedro, Villasanti, Pepê, Reinaldo; Lucas Besozzi (Ferreira), Galdino (Nathan Fernandes) e João Pedro Galvão (André). Técnico: Renato Portaluppi
FLAMENGO
Rossi; Wesley, Pablo (Matheuzinho), Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Everton Ribeiro), Thiago Maia; Gerson, Arrascaeta (Luiz Araújo), Everton Cebolinha (Bruno Henrique); Pedro (Gabigol). Técnico: Tite
Foto de capa: Marcelo Cortes / CRF
Reportagem de Jorge Barbosa, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Flamengo visita o Grêmio em Porto Alegre para se consolidar no G-4
LEIA TAMBÉM: Fluminense recebe Goiás em busca de reabilitação no Brasileirão

Pingback: Vasco recebe Internacional e conta com o apoio da torcida para conquistar pontos em casa | Agência UVA
Pingback: Vasco perde para o Inter e segue na zona do rebaixamento | Agência UVA
Pingback: Em meio a vaias e aplausos, Fluminense vence Goiás por 5 a 3 | Agência UVA