O Flamengo venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 durante a tarde de domingo (22), no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. O clássico dos milhões, como é popularmente chamado, foi válido pela 28ª rodada do Brasileirão 2023 e apresentou um duelo movimentado entre os times.
Com esse cenário, o rubro-negro alcançou os 50 pontos na tabela, nove a menos do que o líder Botafogo, e segue na terceira posição. Enquanto isso, o cruzmaltino permanece com 30 pontos após mais uma derrota e caiu para o 17º lugar voltando a zona de rebaixamento.
No começo da partida, o time com sede na Gávea teve dificuldades na saída de bola. Diante dessa situação, o Gigante da Colina criou chances reais de gol que pararam nas mãos do goleiro argentino Rossi. Apesar disso, em momento de perigo do clube mandante, Arrascaeta quase abriu o placar em cobrança de falta, aos 21 minutos.
O meia uruguaio teve uma atuação de destaque na etapa inicial do jogo. Ele contribuiu para que o Flamengo assumisse o controle da disputa e conseguiu outras duas oportunidades que ofereceram perigo.
Ainda no final do primeiro tempo, o zagueiro Fabricio Bruno acertou a trave depois de cabecear em jogada de escanteio e no rebote viu o goleiro Léo Jardim aplicar uma boa defesa. O Vasco, por sua vez, partiu para o ataque e chegou próximo de fazer o primeiro gol em finalização de Gabriel Pec, que desviou na defesa adversária e foi para fora.

(Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)
Após a volta do intervalo, a equipe da cruz de malta passou a controlar a partida. Praxedes logo realizou chute perigoso, mas que foi bloqueado por Wesley. A partir daí, com as alterações promovidas por Tite, seus jogadores adotaram o contra-ataque como estilo de jogo.
Com 21 minutos, Rossi salvou o alvo rubro-negro depois de Vegetti cabecear. Instantes depois, a equipe desperdiçou outra chance perigosa. Entretanto, aos 30 minutos, Gerson anotou o gol da partida ao aproveitar uma bola livre na entrada da área adversária.
A equipe comandada por Ramón Díaz ainda tentou dar um contragolpe para empatar o duelo. Em jogada aérea, Jair cabeceou a bola, que passou próxima à rede. Na outra chegada ao ataque, o time viu mais uma chance ser perdida ao parar nas mãos do goleiro argentino. Com isso, o jogo foi encerrado aos 51 minutos do segundo tempo, com um placar de 1 a 0.

(Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (25), às 21h30, para enfrentar o Grêmio pelo Brasileirão, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Já o Vasco receberá o Internacional na quinta-feira (26), às 19 horas, em São Januário.
Escalações
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Gerson (Cebolinha) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Bruno Henrique Luiz Araújo) e Pedro (Gabigol). Técnico: Tite
Vasco da Gama
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Medel, Léo e Piton; Zé Gabriel, Paulinho, Praxedes (Ferreira) e Payet (Orellano); Gabriel Pec (Erick Marcus) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Ficha técnica
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 22 de outubro de 2023 (domingo) às 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Árbitro de Vídeo (VAR): Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Fabrício Bruno (Flamengo); Paulo Henrique e Paulinho (Vasco)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Gerson (30’/1ºT)
Foto de capa: Marcelo Cortes/Flamengo
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Comitê Olímpico Internacional anuncia inclusão de cinco novos esportes para Los Angeles 2028
LEIA TAMBÉM: Putin culpa COI por decisão que envolve os Jogos Olímpicos

Pingback: Botafogo e Athetico-PR empatam em partida de dois dias | Agência UVA
Pingback: Flamengo visita o Grêmio em Porto Alegre para se consolidar no G-4 | Agência UVA
Pingback: Vasco perde para o Inter e segue na zona do rebaixamento | Agência UVA