Críquete, Flag Football, Squash, Beisebol/Softball e Lacrosse farão parte da programação a partir dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. A decisão foi tomada após o Comitê Olímpico Internacional (COI) se reunir em Mumbai, nesta segunda-feira (16), onde foi aprovado a inclusão dessas cinco novas modalidades.
Durante a conferência, o presidente do COI, Thomas Bach, explicou o que levou a inclusão dessas modalidades nas Olimpíadas de 2028.
“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, conta Thomas Bach.
Flag Football é a grande novidade da lista. O esporte é numa variação do futebol americano com menos contato físico, na qual consiste em o atleta retirar uma fita (a flag) que está presa a um cinto na cintura do rival. Já o Squash, que vinha tentando entrar no programa há pelo menos 20 anos, foi incluído.
Lacrosse é uma modalidade muito conhecida nas universidades dos EUA e terá uma versão especial para as Olimpíadas, com apenas seis jogadores de cada lado. Outro esporte que teve pequena mudança para se adaptar ao programa olímpico foi o Críquete, que será realizado na versão chamada “Twenty”. Ambos já estiveram nas Olimpíadas, no início do século passado.
E o Beisebol, que tem sua versão feminina chamada de Softbol, está de volta ao programa após sair da Paris 2024. As modalidades voltarão a compor a programação olímpica após sua última aparição em 2020.
Foto de capa: Divulgação/COI
Reportagem por Rodrigo Inácio, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Vasco vence Fortaleza com gol de Payet
LEIA TAMBÉM: “Ó Paí,Ó 2” chega em novembro aos cinemas celebrando o mês da Consciência Negra

Pingback: Putin culpa COI por decisão que envolve os Jogos Olímpicos | Agência UVA
Pingback: Fluminense encara Bragantino visando vaga na Libertadores | Agência UVA
Pingback: Flamengo vence Vasco em clássico disputado | Agência UVA
Pingback: RB Bragantino bate o Fluminense e vai à caça ao líder Botafogo | Agência UVA
Pingback: Fluminense recebe Goiás em busca de reabilitação no Brasileirão | Agência UVA
Pingback: Fluminense enfrenta Atlético-MG antes da final da Libertadores | Agência UVA