Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou as empresas vencedoras do Caderno de Encargos para o Réveillon 2024 e para a gestão dos desfiles de blocos de rua pelos próximos três anos. A festa de Ano Novo trará inovações, incluindo queima de fogos com acompanhamento de uma orquestra ao vivo no palco em frente ao hotel Copacabana Palace, além de mais dois palcos inéditos em locais estratégicos da cidade: Praça Mauá e Bangu. Para o Carnaval, a preparação para a coordenação dos desfiles dos blocos de rua foi adiantada, e aproximadamente 90% deles já receberam aprovação preliminar da Prefeitura.
A coletiva simbolizou a comemoração da parceria inédita entre a Prefeitura e o Governo do Estado, unindo esforços pela primeira vez para apoiar os três principais eventos na cidade do Rio.
“Esse é um tema muito importante para nós, sabemos da importância dessa cidade, o que ela representa. E quero destacar a parceria com o Governo do Estado no Réveillon, Carnaval e Carnaval de Rua. São festas especiais, num período especial”, celebrou o prefeito Eduardo Paes.

Na Praia de Copacabana, uma grande exibição de fogos de artifício está planejada. Dez balsas estarão posicionadas ao longo da orla, prometendo um show com duração de 12 minutos. Além disso, a queima de fogos também se estenderá à Igreja da Penha e à Praia do Flamengo, onde o público desfrutará de um show de luzes mais tecnológico e sustentável.
Festa de Réveillon em mais pontos da cidade
Pela primeira vez, as comemorações estarão conectadas por toda a cidade. Serão instalados 12 palcos distribuídos por dez bairros diferentes: Copacabana (três palcos), Flamengo, Sepetiba, Ilha do Governador, Paquetá, Ramos, Penha e Parque Madureira. A novidade inclui a presença de dois locais inéditos: Praça Mauá, no Centro, e Praça das Juras, em Bangu.
Na Praça Mauá, a diversidade será o destaque da virada de ano. O público poderá desfrutar de três shows com encontros musicais, onde artistas cariocas convidam outros artistas ou bandas brasileiras para demonstrar a importância da mistura de estilos. A programação terá uma ampla variedade, do pagode ao samba, passando por rock e funk, na energia que une artistas pretos, mulheres e LGBTQIAP+.
Já na Praça das Juras, em Bangu, o cenário não será diferente. O palco celebrará a essência carioca, em um bairro que é um dos símbolos da cidade. A atmosfera estará repleta de brasilidade, com uma infraestrutura projetada para acomodar um número maior de moradores com conforto e segurança.
O Carnaval de rua em 2024
A Prefeitura do Rio, a Riotur e o Governo do Estado, em parceria com a Dream Factory, empresa vencedora do Caderno de Encargos, planejam um Carnaval de Rua ainda mais vibrante. Os trabalhos de preparação tiveram início em junho deste ano, quando a Riotur, de maneira inédita, antecipou o processo de licitação para selecionar o projeto ideal para 2024 e para os dois anos seguintes.
Novamente encarregada de operacionalizar a colaboração com as autoridades públicas, a Dream Factory fornecerá todo o suporte necessário para atender a população que estará presente em mais de 400 desfiles durante a celebração. Isso inclui a disponibilização de banheiros químicos, postos médicos, ambulâncias, coleta seletiva, gestão do tráfego, sinalização e informações turísticas sobre a cidade, além do registro de promotores de venda.

O diretor de Operações da Riotur, Gustavo Mostof, esclareceu que a Prefeitura unificou o processo de emissão do documento preliminar de autorização para os blocos, atendendo a uma solicitação feita pelos próprios blocos ao município. Mostof explica que os responsáveis agora não precisam se dirigir a diversos órgãos da prefeitura, basta apenas procurar a Riotur. Porém, de acordo com a legislação estadual, posteriormente é necessário ir aos órgãos do Governo do Estado.
“Nós já estamos com quase 90% das autorizações de documentos preliminares que envolvem o município entregues para cada bloco. Quase todo o Carnaval já está com seu documento na Prefeitura. A antecipação do cronograma foi primordial não somente para as questões estruturais como também para a preparação dos blocos”, destaca o diretor de Operações da Riotur.
Outra novidade será o processo de venda da totalidade dos ingressos via internet do Rio Carnaval 2024, que será feita pela empresa Ticketmaster. Pela primeira vez, todas as entradas para o Sambódromo durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial serão feitas por uma única empresa. Isso inclui camarotes, arquibancadas e frisas. Gabriel David, diretor de marketing da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), informa que 100% dos camarotes já foram vendidos e que a data de venda dos demais ingressos será anunciada em breve.
“Esse novo formato da venda de ingressos é fundamental para criar uma nova linha de receita para o Carnaval, uma linha direta para as escolas de samba”, explica Gabriel David.
Os ingressos digitais poderão ser baixados através do aplicativo Rio Carnaval, disponível para Android e IOS.
Festa distribuída por toda a cidade
Para os foliões que estiverem na cidade do Rio não faltarão alternativas para curtir o período de Pré-Carnaval e os dias oficiais do evento. Na festa mais democrática da cidade, a Riotur apresenta opções como o Terreirão do Samba, os Blocos de Embalo, os Bailes e os tradicionais desfiles no Sambódromo.
No Terreirão do Samba, serão nove dias de programação agitando o espaço que promove encontros de artistas de diferentes gerações e gêneros. Os blocos de Embalo e Enredo na Avenida Chile, no Centro, serão atração por quatro dias. Na Cinelândia, haverá cinco dias de bailes e os tradicionais Concursos de Fantasias. Ponto consagrado do Carnaval carioca, a Estrada Intendente Magalhães contará com seis dias de desfiles numa estrutura unindo conforto e possibilidade de um número maior de pessoas presentes.
Os bailes populares serão ampliados pela cidade. Neste ano, foram 16 palcos, com quatro dias de shows. Para 2024, a Riotur anuncia que o número de palcos terá um crescimento para gerar mais opções gratuitas de Carnaval em diferentes regiões do Rio, como as zonas norte, oeste e centro.
Foto de capa: Gabriel Monteiro/SECOM/Divulgação
Reportagem de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Riotur promove concurso para eleger a Corte LGBTQIAP+ do Carnaval carioca de 2024
LEIA TAMBÉM: Rio terá maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina

Pingback: Primeira edição da Oktoberfest em Nova Iguaçu e outros eventos para o fim de semana | Agência UVA
Pingback: Estação de trem de Marechal Hermes sofre abandono e moradores reclamam | Agência UVA
Pingback: [Censo 2022] População de 65 anos ou mais cresceu 57,4% em 12 anos | Agência UVA
Pingback: Riotur abre inscrições para eleger Musos e Pessoa Cidadã LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024 | Agência UVA
Pingback: Após registro da maior sensação térmica desde 2014 no Rio com 58,5°C, temperaturas devem continuar em alta nos próximos dias | Agência UVA
Pingback: Bangu terá Marvvila e Grupo Clareou como atrações no Réveillon 2024 | Agência UVA
Pingback: Riotur elege Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQUIAPN+ do Carnaval 2024 para Celebrar o Dia Nacional do Samba | Agência UVA
Pingback: RioTur apresenta esquema operacional para desfile de 453 blocos no Carnaval de Rua 2024 | Agência UVA