Esporte

Copa do Mundo de 2030 terá abertura na América do Sul

Após acordo entre as entidades, Argentina, Paraguai e Uruguai receberão os primeiros jogos da competição

Nesta quarta-feira (4), o presidente da Conmebol anunciou, por meio do Instagram, que Argentina, Paraguai e Uruguai receberão as primeiras partidas da Copa do Mundo de 2030. O jogo de abertura será em Montevidéu, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Essa decisão fará com que a competição se expanda para três continentes diferentes, já que Portugal, Espanha e Marrocos serão as sedes.

A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião realizada entre as federações da Conmebol e Fifa, que a princípio tinha o objetivo de anunciar a decisão somente em outubro de 2024. A informação veio em virtude de uma entrevista coletiva pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que não escondeu a satisfação da realização desse novo formato na América do Sul.

“Acreditamos sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial Centenário”, disse o presidente.

A expectativa da Conmebol era trazer a Copa do Mundo de 2026 para a América do Sul, fazendo com que Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai sediassem a competição. Porém, segundo a Fifa, somente a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos foram oficializadas.

O presidente da Associação Paraguaia de Futebol, Robert Harrison, que esteve presente na entrevista coletiva, informou também que os países que sediarem os jogos já estariam classificados para o Mundial de 2030.

O Mundial de 2030, assim como o de 2026, inaugurará o novo formato da competição, que será disputada por 48 seleções e terá 104 partidas. Assim, divergindo das últimas edições, que contavam com 32 seleções e 64 partidas.

Foto de capa: Divulgação/Fifa

Reportagem de Rodrigo Inácio, com edição de texto de Anne Rocha

LEIA TAMBÉM: Brasil garante vagas para o individual masculino e para a equipe feminina de Ginástica Artística em Paris 2024

LEIA TAMBÉM: Vasco perde para o Santos e encerra sequência de vitórias