Esporte

Com belo gol do uruguaio Leo Fernández, Fluminense vence e dorme no G4

Para entrar de vez na zona da Libertadores, o tricolor carioca depende de um tropeço do Grêmio contra o Palmeiras

Na noite desta quarta-feira (20), jogando com o apoio de sua torcida, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 1 a 0 em seu retorno ao Maracanã, após o fechamento do estádio para recuperação do gramado. O gol da vitória foi marcado pelo meia Leo Fernández em uma linda cobrança de falta.

Primeiro tempo com chances isoladas do tricolor

O jogo começou estudado pelos dois times, com o Fluminense mais com a bola, rodando, tentando encontrar espaços diante de um sistema defensivo bem montado pelo técnico Zé Ricardo.

As primeiras chances da equipe carioca foram aos 10 minutos, em movimentações de Keno e Cano, porém em ambas as jogadas o artilheiro tricolor estava impedido. Aos 17 minutos, em nova tentativa da dupla, o ponta encontra Cano na entrada da área, que bate de canhota e acerta o travessão. Aos 25 minutos, o Fluminense teve nova chance em grande jogada de Alexsander pela esquerda, que tabelou com o lateral Diogo Barbosa e bateu cruzado tirando tinta da trave. Depois disso, nenhuma oportunidade concreta foi criada e o jogo esfriou até o final da primeira etapa.

O Cruzeiro não conseguia ficar com a posse, mas até tentava chegar com algumas bolas esticadas pela esquerda, sem levar perigo a meta de Fábio. O primeiro chute a gol do time mineiro só aconteceu aos 48 minutos, já nos acréscimos.

Equipes começam bem o segundo tempo e jogo melhora

Na volta para a segunda etapa, como de costume, o técnico Fernando Diniz tirou Felipe Melo para dar lugar a Martinelli, recuando o volante André e tornado assim seu time ainda mais ofensivo. Já Zé Ricardo colocou Arthur Gomes no lugar de Wesley e sacou o atacante Gilberto para dar lugar a Bruno Rodrigues, buscando ter mais mobilidade de seus homens de frente e mais velocidade nos contra-ataques.

Logo no primeiro minuto da etapa final, Keno tem uma chance clara de abrir o placar, mas para em Rafael Cabral. Logo em seguida, foi a vez do Cruzeiro de tentar sair na frente, mas o gol de Mateus Vital foi evitado por André, que salvou o Fluminense cortando em cima da linha.

Aos 20 minutos do segundo tempo, Diniz faz mais duas mudanças, colocando Marcelo e Leo Fernández nos lugares de Alexsander e Lima. Dois minutos depois a estrela do treinador brilhou e o meia uruguaio, que entrou bem no jogo, sofreu uma falta que ele mesmo cobrou de forma magistral e marcou um belo gol para festa da torcida tricolor.

Depois do gol, o time do Fluminense buscou jogar de forma inteligente, tinha a bola e atacava quando os espaços surgiam. Dessa forma, a equipe foi concretizando o resultado positivo, cedendo poucas chances ao adversário.

Nos minutos finais, a equipe mineira até tentou chegar, mas de maneira pouco ordenada, jogando no tudo ou nada. Não obtiveram sucesso em suas investidas e ficou por isso mesmo. Fim de jogo e o tricolor das laranjeiras vence o Cruzeiro por 1 a 0, na 24ª rodada do Brasileirão 2023.

Após essa partida, o Fluminense chega a 41 pontos e ocupa a 4ª colocação, seu próximo adversário no campeonato Brasileiro é o Cuiabá, fora de casa, no dia 30 de setembro. Já o Cruzeiro estagna nos 29 pontos, ocupando a 11ª colocação e na próxima rodada tem pela frente o clássico regional contra o América-MG, no dia 01 de outubro.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO
CAMPEONATO BRASILEIRO – 24ª RODADA

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 20 de setembro de 2023, quarta-feira, às 21:30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Bruno Raphael Pires, Daniel Paulo Ziolli e Rafael Martins de Sá 
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral
Cartões amarelos: FLUMINENSE – Nino (32min 1ºT), Felipe Melo (38min 1ºT), Keno (37min 2ºT), André (39min 2ºT), Fábio (42min 2ºT), Marcelo (44min 2ºT) / CRUZEIRO – Wesley (29min 1ºT)
Gol: Leo Fernández 

Escalações finais:

FLUMINENSE:
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli), Diogo Barbosa, André, Alexsander (Marcelo), Lima (Leo Fernández), Keno (Marlon), John Kennedy e Germán Cano (Yony González). Técnico: Fernando Diniz. 

CRUZEIRO:
Rafael Cabral; William, Neris, Oliveira, Marlon, Matheus Jussa, Lucas Silva (Machado), Mateus Vital (Stênio), Nikão (Paulo Vitor), Wesley (Arthur Gomes), Gilberto (Bruno Rodrigues). Técnico: Zé Ricardo.

Foto de capa: Divulgação/Fluminense

Reportagem de Raphael Molinaro, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Fora de casa, Flamengo busca recuperação contra o Goiás

LEIA TAMBÉM: Tecnologia nos estádios: MP pretende ampliar sistema de biometria facial para estádios do Rio

4 comentários em “Com belo gol do uruguaio Leo Fernández, Fluminense vence e dorme no G4