Começou a final da Copa do Brasil! Flamengo e São Paulo iniciaram o confronto que vale a taça mais democrática do país, e o tricolor paulista venceu a primeira partida por 1 a 0, gol de Calleri.
No primeiro tempo da partida de ida da final da Copa do Brasil, o São Paulo se sentiu em casa no Maracanã. Apesar da bela festa da torcida rubro-negra, a pressão foi toda do tricolor paulista. O placar de 1 a 0 , com gol marcado por Jonathan Calleri, não demonstrou o que foi a etapa inicial e a vantagem poderia ter sido ainda maior.
Bem postado e melhor em campo, o São Paulo teve três chances claras — além do gol marcado, para marcar. Mas parou no goleiro Matheus Cunha e na falta de capricho de seus atacantes. Alisson dominou o meio-campo e Lucas Moura esteve muito bem nas arrancadas.
Já o Flamengo esteve totalmente desorganizado. A única chance de perigo foi numa boa jogada entre Gerson e Bruno Henrique, que sequer terminou em finalização. Aliás, o rubro-negro sequer chutou a gol nos primeiros 45 minutos. De quebra, Jorge Sampaoli foi para o vestiário antes mesmo do término da primeira etapa.
Para a etapa final, o Flamengo adotou uma postura mais ofensiva. Everton Ribeiro entrou no lugar de Victor Hugo e o Rubro-Negro marcou em cima desde o primeiro minuto da etapa complementar. Apesar da pressão, o time mandante não conseguiu criar chances de gol e esbarrava na ótima postura defensiva do tricolor paulista.
O São Paulo de Dorival Júnior teve sua defesa consagrada pelo baixo poder de criatividade do Flamengo, e fez uma partida impecável, como disse o lateral Rafinha na saída de campo, nesta tarde de domingo, diante de mais de 67 mil pessoas, entendendo todos os momentos do jogo e mandando no confronto. O tricolor paulista leva vantagem para o jogo de volta, e um empate basta para conquistar o título que falta no Morumbi.
As equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 24, às 16h, no estádio Morumbi. O jogo irá definir quem será o grande campeão da Copa do Brasil 2023.
Foto de Capa: Divulgação/São Paulo
Reportagem por Mateus Matias, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Botafogo perde mais uma, agora para o Atlético-MG e vê Palmeiras encostar no Brasileirão
LEIA TAMBÉM: Em tarde de Gabriel Pec no Engenhão, Vasco vence o Fluminense e soma pontos importantes

Pingback: Fora de casa, Flamengo busca recuperação contra o Goiás | Agência UVA
Pingback: Tecnologia nos estádios: MP pretende ampliar sistema de biometria facial para estádios do Rio | Agência UVA